quinta-feira, 7 de maio de 2020

A morte da morte: do carnaval ao funeral

Diário da Astróloga: 07.05.20 | Eis que ela se faz plena no céu. Na LUA CHEIA em Escorpião colhemos o que plantamos dias atrás. É de fato quando a Lua mais brilha que se vê o resultado da semeadura.
E nesta Lua de Morte vivemos o óbvio, advertido por muitos, há tempos, de cientistas a astrólogos. Segundo números oficiais já são cerca de 8.500 mortos no país. Se imaginarmos os casos de sub notificação, que advertidos por alguns pesquisadores podem ser multiplicados por cinco ou seis, façamos as contas e saberemos em média quantos já se foram. Nesta lógica, até o final de semana devemos chegar à marca oficial histórica de "10.000" (ou serão 60 mil?) pessoas que morrerão desde pais, mães, maridos, esposas, primos, amigos... tornando o Brasil o novo epicentro de mortes por Covid no mundo. Isso não tem outro nome senão catástrofe. Mas porque exatamente no Brasil, Hades decidiu fazer morada? Há inúmeras razões para isso, muitas desconhecidas, outras bem óbvias. No mapa astral do Brasil, a Lua Cheia em Escorpião ganha lugar de destaque transitando pelo ponto mais alto do céu. É pois, também, uma catástrofe astral.
Os sábios já diziam "a vida é didática" e portanto são os contrastes que nos ensinam. Para astrologia esta é a dinâmica principal de PLUTÃO, planeta regente de Escorpião. E então, do país do CARNAVAL, nos tornamos o país do FUNERAL. Curiosamente, as mesmas pessoas aguerridas, humildes, muitas daquelas que ajudam a produzir "o maior show da Terra" em várias cidades do país é que são hoje alvo deste contraste amargo.
A questão é que nem a um funeral digno as famílias têm direito. Muitos nem se despedem de seus entes queridos, a grande maioria não pode ir aos seus sepultamentos, não pode reunir parentes e amigos para o adeus que pede seus rituais.
Os RITUAIS são "encenações públicas" que têm um papel fundamental na psique humana. O carnaval é ritual da vida. O funeral é o ritual de morte. Ambos têm como objetivo criar uma situação cênica que conduz a psique para um determinado fim, sentimento ou ação. No carnaval é para o deleite da vida, no funeral para a despedida dela. E sem essa "trajetória psíquica", sem seus tempos, objetos, narrativas e emoções, um número imenso de familiares será tragicamente conduzido a um sofrimento ainda pior: o de nem poder sofrer. Na psique, essa conta não fecha, ela precisa de uma cerimônia para manter-se em equilíbrio. E se não há funeral, certamente também não haverá luto para os familiares que ficaram. E então nos deparamos com a situação mais trágica de todas: A MORTE DA MORTE.
A contrastante lição que os brasileiros têm aprendido neste momento é brutal. E por isso mesmo não pode ser apagada da nossa memória coletiva. Até porque a memória pessoal não deixa. Guardemos essa dilacerante dor no lugar sagrado e silencioso dos nossos corações para darmos direção e sentido a ela quando pudermos. E sigamos lutando pela vida que é o que nós brasileiros sempre fizemos de melhor. Meus sentimentos mais profundos e respeitosos às vitimas da Covid no Brasil!
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
CRÉDITOS: Arte da Astróloga. Lua Cheia em meio a uma rosácea cromática, vitral típico das catedrais góticas.

Entre 6 e 8 de Maio viveremos a Lua Cheia em Escorpião. Hoje, no ápice deste movimento astrológico, anunciado e aguardado pela ciência e pelos astros há tanto tempo, nos deparamos com o esperado. Na Lua de Morte há número tão grande de óbitos no Brasil por Coronavírus que alguns especialistas já dizem que somos o novo epicentro da doença no mundo. Uma tragédia nacional! Para além deste drama há ainda o drama da "morte da morte", dos parentes que sequer podem velar o seus mortos. No vídeo de hoje eu tento explicar porque o Brasil foi do "país do carnaval" para o "país do funeral" e como a falta de um ritual apropriado pode trazer um sofrimento ainda mais esmagador para as famílias das vítimas. Aline Maccari  @A Astróloga  Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana

Nos vemos no canal da Astróloga no Youtube. 
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa

CRÉDITOS: Arte da Astróloga. 
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #mensagem #coronavírus #covid19  #pandemia #quarentena #plutãoretrógrado #luacheia #luacheiaemescorpião #iluminação #luadebuda #luadailuminação  #paz #pazinterior #carnaval #funeral #mortesbrasil #epicentro #tragédianacional 

*Assim na Terra como no Céu! A astrologia faz todo o sentido por que microcosmos e macrocosmos tem uma relação íntima entre si. O que acontece entre os astros, repercute simbolicamente em nossas vidas, todos os dias. Essa "psicologia antiga" funciona como uma verdadeira bússola nos orientando na nossa jornada. Para entender melhor a si mesmo entre em contato com A Astróloga pelo e-mail aastrologa@gmail.com  

Postagens mais visitadas