segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sobre Aline Maccari e o blog "A Astróloga"


Aline Maccari é jornalista, pós graduada em psicologia Junguiana e astróloga.
Olá Seja bem vindo!

Sou daquelas aquarianas que devoram o mundo! E nada melhor que fazer isso por meio de histórias. Comecei a escrever ainda criança e a velha máquina de datilografia do meu pai era a minha maior diversão. Sempre fui muito inquieta, atrás de respostas para os mistérios da vida. Sou jornalista, mas minha busca me levou a várias outras áreas do conhecimento que foram incrivelmente importantes para a minha formação como ser humano. Repórter desde 2001, trabalhei em algumas das principais emissoras de TV do país (Globo, Band, TV Brasil), especialmente nas editorias de arte, cultura e comportamento. O jornalismo é uma forma de conhecer pessoas, lugares e realidades diferentes! Mas, esse mesmo "universo" me convidou para ir ainda mais longe!

Em 2003 e 2004, morei na Nova Zelândia, onde comecei meus estudos em Astrologia e Mitologia com a minha "ex-sogra" (ex-sogra é algo que legalmente não existe), meio maori, meio british, uma mulher muito sábia. Esses estudos fizeram tanto sentido pra mim que nunca mais parei. A astrologia é minha bússola no mundo. Esse estudo, de mais de cinco mil anos, é uma tecnologia antiga que atravessa qualquer cultura, em qualquer tempo. É uma maneira de perceber as relações entre o céu (os astros) e terra (os acontecimentos) e ver lógica, harmonia e sabedoria num aparente caos!

Em 2012 fui repórter do programa Nova África, viajando por 10 países do continente africano em busca histórias originais. No Quênia, Uganda, Ruanda, Egito, Guiné Conacry, Marrocos, Argélia, Tunísia, Burundi e Etiópia vi cenas, encontrei pessoas e histórias que farão parte de mim para sempre. Foi indescritível ver in locu como as Narrativas Mitológicas se repetem de forma parecida em qualquer lugar do planeta. Fato exaustivamente estudado pelo professor Joseph Campbell, uma das minhas maiores referências. Viajar e se aventurar por outras culturas é uma forma de conhecer outras realidades muito diferentes da sua, de expandir a consciência, de praticar a inteligência e a tolerância. Mas, mais do que isso, é uma forma de perceber que somos todos um!

Em 2015 concluí minha especialização em Psicologia Analítica (ou ainda arquetípica e profunda, como é conhecida), a psicologia de Carl Gustav Jung pelo IJEP, o Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa de São Paulo. Esse grande mestre sabia como ninguém casar todos esses conhecimentos. Ele adorava a Astrologia e estudou ainda a Alquimia por 35 anos, como uma grande metáfora da vida. A psicologia é uma forma de entender a riqueza interior de cada um de nós, perceber os nossos mitos pessoais e de ajudar o outro!

E depois do jornalismo, da astrologia, da mitologia e da psicologia devo me aventurar ainda pela filosofia ou a antropologia. Para mim, estudar, viajar, ouvir, entender e contar a vida são a maior aventura. E se a ideia é ser "contadora de histórias do céu, da terra e do fundo do mar" é preciso entender os mundos das mais variadas maneiras. O próprio mestre Carl Jung dizia: "Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."

O blog "A Astróloga" é um espaço de reflexão sobre assuntos que fazem parte das experiências humanas. Desde 2011, escrevo sobre esse universo que, pelo menos para mim faz todo o sentido. Ligando os pontos de tantas realidades é possível ver o lindo desenho da teia da vida. Espero que conheça o blog e se sinta à vontade para fazer comentários, sugestões, enfim... "astrologar" junto comigo. 

Para marcação de consulta para análise do Mapa Astral, parecerias, palestras ou entrevistas, escreva para e-mail: aastrologa@gmail.com A Astróloga está também no Facebook e no Instagram (@aastrologa). Compartilhe!


Um abraço do tamanho do mundo
Aline Maccari


"A Astróloga" foi entrevistada pelo programa Vibe, na Rádio Cultura FM, 100,9 Brasília, em fevereiro de 2016.
Johnny Luna , Leko Bezerra e eu conversamos sobre jornalismo, cultura e astrologia. 
A Astróloga esteve no Correio Braziliense na edição de domingo, 30 de agosto de 2015. Ao lado da consulente Sabrina Ferroli falamos sobre o potencial da astrologia para o trabalho de autoconhecimento, aliado à psicologia junguiana.
Palestra do Ossobuco no CCBB Brasília: "Entre o céu e a terra": 27 de julho de 2015
Palestra sobre astrologia, comunicação, céu, terra, arquétipos, Jung, A Astróloga.... e os sentidos na vida! 

Publicado na Revista VEJA Brasília de 18 de dezembro de 2013

"Já conhecia Aline do trabalho com o jornalismo e agora com a astrologia, a psicologia analítica e o auto conhecimento. Sinto que ela uniu habilidades incríveis. Acho que ela se tornou uma jornalista melhor porque tem mais repertório sobre as histórias mais antigas do mundo e uma astróloga mensageira e habilidosa porque é uma comunicadora e tanto. Conversar com ela me fez entender tanta coisa sobre mim. Foi um encontro maravilhoso. Aline, seu trabalho é muito bonito e cheio de verdade. Continue assim! Um beijo" - Heleonora Duarte - Empresária.

"Gostei bastante das informações que recebi com a análise do meu mapa astral, ajuda a entender alguns padrões que possuímos e como lidar com eles. A Aline consegue de forma objetiva, mas ao mesmo tempo com muito carinho expor questões íntimas importantes que fazem toda a diferença quando trazidas a superfície, gerando um grande auto conhecimento. Eu adorei."
Daniel Portilho - Administrador de Empresas

"Astróloga, para mim, por um lado é a organização dos fatos do passado que me faz entender o presente, por outro, a leitura dos planetas que me orientam o futuro. Mas para isso a astróloga deve ser muito competente. Por isso escolhi Aline Maccari." 
Hermano Wrobel - Consultor.

" Só passando pra dizer que adoro o jeito que tu escreve a Astróloga, sempre com uma referência de mídia - filme, música, foto, etc. Sinto que fica tão contemporâneo, "pop" no melhor sentido (de compreensão, referenciado no que as pessoas estão vendo, ouvindo, curtindo...). Hoje, por exemplo, com outro clipe. Isso me inspira. Não sei como tu consegue tempo pra pensar e encontrar uma referência apropriada, como sempre é, mas acho muito "redondo", apropriado, fica um post breve mas íntegro e criativo". 
Nando Pereira - Editor do site www.dharmalog.com 

4 comentários :

  1. Aline, adorei o seu texto. Sou astróloga, represento a comunidade Céu do Dia - Astrologia e Comunicação no facebook e sou integrante da Escola Netuhria de Astrologia e Pensamento no Rio de Janeiro, grupo reservado também no facebook. Nosso objetivo é divulgar o que há de melhor sobre a Astrologia. Será um grande prazer tê-la como participante. Abraços fraternos. Mônica Brandão

    Acabei de divulgá-la no http://facebook.com/ceudodiaastrologia

    ResponderExcluir
  2. Olá Mônica! Tudo bem? É um prazer vê-la por aqui. Sim... vamos trocando informações, impressões e divulgando a astrologia. Um beijo grande e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Aline, gostei muito do seu site. Sou neto e sobrinho de astrólogos, mas sempre tive uma relação de distanciamento da astrologia. Quem sabe lendo seus posts eu não mude minha perspectiva? Beijo e boa sorte! Beto Seabra

    ResponderExcluir
  4. Olá Seabra,
    tudo bem? Se não me engano nos conhecemos da sala de aula e contigo aprendi muito sobre comunicação. Fico feliz em saber que parou sua vida frenética de jornalista para passar os olhos num texto sobre astrologia. Um forte abraço! Passe por aqui mais vezes quando tiver um tempinho :)

    ResponderExcluir