quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

O lado sombrio de Aquário: 10 características para aprendermos a lidar com este signo

Diário da Astróloga: 21.01.21 | Na astrologia como na vida, nem tudo são flores! Todos os signos têm os seus aspectos luminosos, mas também sombrios. E compreender essas facetas pode nos ajudar a lidar melhor com as pessoas e o mundo. O ano de 2021 será marcado pelo signo de Aquário, uma vez que Júpiter e Saturno estão neste signo. Ou seja, veremos a manifestação de situações e comportamentos aquarianos para o bem e para o mal. 

SOMBRA
Dentro de perspectiva da psicologia analítica de Carl Jung, sombra é tudo aquilo que é recalcado, não vivido, negado ou reprimido. O que não significa necessariamente algo ruim ou nefasto. Mas é uma faceta da nossa personalidade que sempre esteve e estará ali e que se a acessarmos, compreendermos e integrá-la podemos viver de maneira muito mais íntegra. Por isso se faz tão importante compreender todas as forças que agem dentro de nós, num processo de tomada de consciência e autoconhecimento.

1) ARROGÂNCIA INTELECTUAL
Aquário é o terceiro signo do elemento AR, conhecido como um dos mais inteligentes do zodíaco. E pode assumir esta faceta mental de maneira genial, mas também de maneira arrogante e presunçosa, desprezando as qualidades intelectuais das outras pessoas. No meio acadêmico é algo conhecido como a soberba intelectual. O que faz deles uns chatos de galocha! 

2) ABANDONO PATERNO
Aquário é um signo fixo, aquele que representa o meio do inverno no Hemisfério Norte, sendo a época mais gelada do ano. Com a ausência do SOL, considerado um pai simbólico, os aquarianos podem viver a distância, a frieza ou o abandono do pai ou da figura paterna. Uma situação que pode acontecer de forma concreta, mas também como um sentimento vago e impreciso. Um assunto que é basal e que pode ser tratado em terapia, caso o sujeito identifique este sentimento de desamparo.

3) BAIXA AUTO ESTIMA
O sentimento invernal que o atravessa, somada à experiência ou à impressão do abandono paterno, pode se transformar futuramente em um sentimento de baixa auto estima que às vezes nem o próprio aquariano é capaz de detectar. 

4) REBELDIA
O sentimento de desamparo pode suscitar no sujeito um forte desejo de se rebelar contra o pai, a família, a ordem, a autoridade, o sistema, a sociedade. A anarquia aquariana é bem vinda quando pretende reformar o mundo. Mas é desnecessária quando se manifesta como um sentimento de contrariedade gratuito. Uma pergunta que pessoas com Sol, Lua ou Ascendente neste signo podem se fazer é: contra quê ou contra quem eu estou lutando?

5) COLETIVIDADE
A ausência do pai que suscita a rebeldia, faz o sujeito aquariano encontrar forças no grupo. Sua capacidade de se colocar no lugar do outro, num forte sentimento de empatia é admirável. E sua habilidade para perceber os sentimentos do grupo e organizar ações coletivas é uma de suas melhores características. Mas a identificação constante com o grupo pode fazê-lo esquecer-se de sua essência pessoal. E as vezes em que ele precisar se colocar de maneira egóica, se sentirá perdido diante da força do grupo. Na adolescência, principalmente, pode ser um período em que o jovem se entrega às vontades dos amigos, sem medir as consequências de seus atos, o que pode acarretar em problemas. 

6) FRIEZA
A falta de um ego bem definido e sua origem invernal podem gerar um sujeito calculista e frio. Desatachado dos próprios sentimentos ele pode tomar decisões que não contemplem as suas necessidades e as dos outros. Nos relacionamentos amorosos e nas amizades, esta faceta aquariana pode provocar mágoas.

7) VOLATILIDADE
Sendo o último signo do elemento AR, Aquário pode ser impreciso e volátil. Nos relacionamentos  pode ser um amigo e tanto, mas em se tratando de companheiro(a) de vida, pode deixar a desejar, porque não se engaja com consistência nos planos a dois. Sempre em busca de liberdade, ele prefere viver várias experiências e não se apegar a nenhuma delas. Um sofrimento para o companheiro(a)  que deseja fazer planos para o futuro.

8) EXÓTICO
Ao mesmo tempo que Aquário se identifica com as massas, ele sente uma forte necessidade de não ser engolido por ela. Por isso uma necessidade de se fazer diferente e autêntico. A originalidade e sua capacidade criativa são únicas. E o exotismo é uma de suas marcas registradas. Mas essa tendência de ser "o diferentão", de chocar por chocar, às vezes de maneira gratuita e desnecessária pode gerar alguma antipatia por parte dos outros.

9) LIBERDADE
A liberdade aquariana é admirável. Mas a sua liberdade pode ceder espaço para a libertinagem e a promiscuidade pode se manifestar como faceta sombria.

10) TIRANIA
Os aquarianos são conhecidos como os mais inteligentes do zodíaco. Mas tendo Leão como signo oposto e complementar, podem inflar o próprio ego de maneira descontrolada, acreditando que são os donos da verdade. Geniais em criar sistemas de pensamento e transitar em teorias, podem se tornar ditadores, de esquerda ou de direita, não importando o espectro político, ganhando um forte tom de radicalização. 
Todos os signos tem suas "dores e delícias". E se soubermos identificar em nós e nos outros algumas das características mais desafiadoras podemos evoluir na nossa jornada. 
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
CRÉDITOS: Foto de autor desconhecido até o momento desta publicação. Se você o identificar por favor nos avise para que possamos creditá-lo.


Diário da Astróloga: 21.01.21 | Todos os signos tem sua luz e sua sombra. Mas num ano tão aquariano se faz importante descobrirmos as sombras de Aquário. No vídeo de hoje eu elenco 10 aspectos sombrios que julgo serem alguns dos mais importantes. Que a gente consiga tomar consciência dos nossos aspectos desconhecidos para que possamos nos aprimorar, conosco e com os outros, e viver uma vida mais plena. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa  --
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝  

CRÉDITOS: A Astróloga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #céudasemana | #mudança #relacionamento #transformação #manifestação  #limite #aquário #signodeaquário #aquariana #aquariano #transgressor #liberdade #tirania #sombradeaquário #sombraemaquário #aspectosombrio #desamparo #abandono #crushdeaquario #crush #contatinho

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.










Postagens mais visitadas