Tentando enxergar para além, fazendo uso do olhar simbólico da astrologia e da mitologia, atrelados à psicologia junguiana, talvez pudéssemos compreender os motivos inconscientes que levam o brasileiro a certos comportamentos, como no caso as aglomerações que proliferam a doença e matam pessoas.
Tudo o que nasce, surge sob um céu. E com os países não é diferente. O Brasil, "nascido em 7 de Setembro" tem um mapa astral que nos fala de um país cujo Sol está em Virgem conjunto a Mercúrio, a Lua e Júpiter unidos em Gêmeos, e cujo Ascendente se faz em Aquário. De modo que as informações mais básicas sobre a carta natal do Brasil nos dão elementos suficientes para traçarmos algumas perspectivas comportamentais da população. VIRGEM é o signo da saúde, mas também da falta dela. Temos o SUS, um dos maiores programas de saúde pública do mundo, um verdadeiro patrimônio nacional, ao mesmo tempo em que o sucateamento do sistema mata milhares nas filas dos hospitais todos os anos.
Na conjunção do Sol com MERCÚRIO e da Lua com Júpiter em GÊMEOS, vê-se um arquétipo que é bem típico brasileiro: o PUER AETERNUS, em latim significa "o eterno jovem", "o menino eterno", o que não deseja crescer, como um deus-criança que dispensa as responsabilidades do ser adulto, como PETER PAN. Assim, é o país dos memes, da piada pronta, dos que riem a despeito de tudo, para o bem e para o mal. O que é um dos traços mais marcantes da nossa personalidade: o bom humor. A mesma característica que fez com que a frase "O Brasil não é um país sério", atribuída ao ex-presidente francês Charles de Gaulle, ficasse marcada na história e na diplomacia.
Outro fator intrigante é o Ascendente do Brasil. Aquário é regido por Urano, o planeta conhecido como o "deus céu", que origina a vida na Terra. Urano é filho do Caos, uma entidade que ao mesmo tempo em que é o vazio primordial, o princípio de tudo, é um caldeirão de possibilidades, mas também a balbúrdia e a desordem. Portanto, somos em alguma medida NETOS DO CAOS. Em Aquário existe inteligência, empatia e forte senso de coletividade. Tanto é que o Brasil é um dos países com o maior número em voluntariado no mundo. Mas algumas das suas características sombrias são sem dúvida a rebeldia, a capacidade de burlar regras e não se permitir restringir. Sendo o último signo do elemento AR, Aquário é a própria liberdade. Sob pressão, pode explodir! Quando pego, escorrega pelos dedos! Então ninguém o segura. Aquário é da rua, é da vida, é de ninguém! E então o "PUER-REBELDE" não se rende a nada, infringindo regras a céu aberto, debaixo dos olhos do pai Urano. Aquário e sua eterna transgressão às regras paternas.
Outro fator que poderia estar em jogo é a PULSÃO DE MORTE, segundo a psicanálise. Com o Meio do Céu (MC) em Escorpião, signo de morte e renascimento, somado ao criativo Ascendente em Aquário, o Brasil canaliza e sublima, da libido à angústia, de maneira autodestrutiva. Como um "gozo mortífero", a iminência inconsciente da morte é a maneira como o sujeito busca resolver seus conflitos subjetivos. Um traço ao mesmo tempo suicida e criativo. Uma entrega ao esplendor da vida que pode ser visto no carnaval, com todo o seu EROS visível. Mas por outro lado, como num salto no precipício, como o que vemos agora.