terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Inconsciente Coletivo

Diário da Astróloga: 17/Jan/23 | Há algum tempo desejo compartilhar com vocês um pouco do meu conhecimento em psicologia analítica de maneia mais aprofundada. Acredito que os estudos de Carl Gustav Jung, associados à astrologia, à mitologia e às atualidades sejam de grande valia para compreendermos melhor o nosso tempo, os nossos comportamentos e o que se passa no mundo atual. Por isso, à partir de hoje, trago alguns conceitos básicos e referencias teóricos junguianos, de maneira simplificada. A primeira dessas contribuições é sobre o INCONSCIENTE COLETIVO. Um tema de grande importância na pós modernidade, diante da polarização do mundo, eventos envolvendo extremistas ideológicos com possessões coletivas e epidemias psíquicas; frente aos desafios coletivos das Mudanças Climáticas e até mesmo da chegada a Plutão em Aquário em 2023, iniciando um ciclo de 21 anos de tremendas transformações em sociedade. Que todos possamos aprender, ampliar nosso olhar e compartilhar conhecimento!

CARL JUNG E A ASTROLOGIA

Para o psiquiatra suíço Carl Jung, a astrologia era a psicologia dos povos antigos. Jung estudou a fundo tecnologias antigas de autoconhecimento alma como as Runas, o Tarô e I Ching. Mas, na Astrologia ele foi tão fundo que em várias ocasiões ele encomendava a um astrólogo o mapa astral dos seus pacientes. Segundo Jung, a partir da mandala astrológica era possível ver sua psique profunda do sujeito projetada naquele desenho. O que tornava o diagnóstico e o processo analítico terapêutico muito mais rico, profundo e produtivo.

No mapa, Jung identificava aspectos da CONSCIÊNCIA e da INCONSCIÊNCIA; Arquétipos e Complexos; qualidades Sombrias e Luminosas; instâncias da Persona, da Sombra; do Ego e do Si-mesmo; aspectos da Anima e do Animus e maneiras de trabalhar todas essas instâncias psíquicas para um dos objetivos finais da psicologia analítica: a INDIVIDUAÇÃO, que é a ação de tornar-se a si mesmo, o próprio indivíduo, de maneira integral, vivendo suas facetas de modo lúcido, inteiro e em equilíbrio.

CONSCIENTE

Para Jung, CONSCIÊNCIA é tudo aquilo o que achamos que sabemos sobre nós e o mundo. É toda a realidade apreendida pelos 5 sentidos. E isso sobre realidades externa a nós, como o que acontece ao meu redor, na minha casa, na rua, no trabalho, no mundo. E sobre as minhas realidades internas, desde como está o funcionamento do meu corpo, minhas memórias, afetos e subjetividade. Para Jung, a CONSCIÊNCIA deriva do INSCONSCIENTE. O que se prova observando os bebês, que nascem totalmente INCONSCIENTES e que aos poucos vão se tornando CONSCIENTES.

INCONSCIENTE

INCONSCIENTE é tudo o que não vejo, não sei ou não percebo sobre mim e o mundo, mas que existe em outras instâncias, além do meu saber. A noção de INCONSCIENTE foi criada pelo pai da psicanálise, Sigmund Freud. Para explicá-la ao mundo, Freud usou a imagem de iceberg, onde a ponta de cima seria a CONSCIÊNCIA e toda a parte de baixo, maior e submersa, ou seja que não vemos e não acessamos, seria o INCONSCIENTE. A questão é que se o INCONSCIENTE é maior que o CONSCIENTE e é da CONSCIÊNCIA que brota o nosso saber, somos basicamente conduzidos por questões INCONSCIENTES. Por isso sabemos tão pouco sobre nós, nossos comportamentos e o mundo.

Ter acesso ao INCONSCIENTE é algo muito difícil. Isso acontece durante os sonhos e alguns estados alterados de consciência; em raros momentos meditativos muitíssimo específicos; em sofrimento psíquico como quando o sujeito experimenta episódios esquizofrênicos ou situações de possessão arquetípica e epifania religiosa.

INCONSCIENTE COLETIVO

Todos nós temos a CONSCIÊNCIA e a INCONSCIÊNCIA. Entretanto, para Jung, além do nosso INCONSCIENTE PESSOAL, também temos o nosso INCONCIENTE familiar, social e planetário. É o chamado INCONSCIENTE COLETIVO. Jung explica esse desenho da mente tal qual o iceberg de Freud. Mas, para ele, o INCONSCIETE tem mais camadas que se sobrepõe umas as outras e vão formando esse imenso caldeirão cultural, sem começo e sem fim, sem tempo e sem espaço, arcaico e futuro, que une a todos nós!

1ª) INCONSCIENTE PESSOAL: Nesta primeira camada mora tudo o que esquecemos ou o que ainda não sabemos sobre nós mesmos. Nossas gafes, desejos incontroláveis, pensamentos invasivos, sonhos, tensões, "doenças" e talentos. É o nosso caldeirão pessoal de tudo o que fomos e de tudo aquilo o que podemos vir a ser. É a nossa potência e o nosso destino. Mas é único e exclusivamente do sujeito! 

2ª) INCONSCIENTE FAMILIAR: Esta camada inconsciente fala da nossa cultura familiar, nossos hábitos, manias, celebrações e punições, forças e fraquezas, traumas, vícios e virtudes, lembranças e memórias e todo o repertório dos nossos pais e antepassados. Num país de múltipla formação cultural, de onde vem os seus pais, avós e bisavós?

3ª) INCONSCIENTE SOCIAL: Esta camada inconsciente é tudo o que nos liga a uma comunidade específica, vila, cidade ou estado. Por exemplo, dizem que os mineiros são os brasileiros que mantém mais fortes as tradições originárias de Portugal, seja nos hábitos, alimentação, arquitetura ou valores morais. Roraima, por exemplo, é um estado majoritariamente indígena. Na terra de Pacaraima e Macunaíma, come-se como os índios, e meninos e meninas são chamados de curumins e cunhatãs. Já a Bahia é majoritariamente africana. O que se manifesta claramente em sua religiosidade, gastronomia e festividades.

4ª) INCONSCIENTE NACIONAL: Num país como o Brasil, nosso Inconsciente Familiar e Social são muito diversos, pois como somos um povo muito heterogêneo, culturas diferentes se somam. Por isso, em todos nós, independentemente de aceitarmos ou não, mora a ancestralidade portuguesa, indígena, africana e toda as outras que vieram depois como a italiana, a alemã, a polonesa, a japonesa e tantas outras. O Inconsciente Social brasileiro é um dos mais ricos do mundo. O que pode ser encarado como problema, mas também como solução. 
O samba, o futebol, o carnaval, a alegria, a "malandragem" e a compaixão são alguns dos melhores valores nacionais que povoam o nosso imaginário mais consciente. A violência, a diferença social discrepante, o preconceito, o machismo, o racismo e o "complexo de vira-latas" são alguns dos valores que culturais que compartilhamos ainda de maneira bastante inconsciente.
A cada quatro anos, a COPAS DO MUNDO nos unem numa grande celebração nacional. Mas recentemente a invasão a Brasília também uniu muitos de nós. Quem somos nós? Somos muitos Brasis! Podemos ser muitos, compartilhando vários imaginário de país.
Será esta a camada que nos unirá quando formos ameaçados por ideologias extremistas, quando o país estiver por um triz ou se formos invadidos por outro país.

5ª) INCONSCIENTE PLANETÁRIO: Nesta camada nos unimos a todas as demais nações. É aqui que nos identificamos como terráqueos, moradores do planeta Terra. Aqui estão todos os nosso referenciais mais arcaicos, desde as memórias celulares mais remotas de quando ainda éramos um tipo pré histórico até chegarmos ao homo sapiens. Aqui moram os mitos, as narrativas mais antigas da história que explicam os primórdios do planeta, passando pelas filosofias, as religiões até chegar as mais modernas tecnologias. 
Todos sabemos que é a Vênus, a deusa do amor, porque cada cultura teve um tipo Vênus que nasceu em algum momento comum. E todos as veneramos, sejam nos altares para a deusa, seja hoje no Instagram das Kardashians. 
Nós pedíamos a Marte para vencermos as nossas batalhas em campo, assim como idolatramos Lionel Messi como o maior "guerreiro" de todos os tempos.

Nesta camada da psique tudo foi, tudo é e tudo será, para além do tempo, do espaço ou da cultura. E quanto mais a globalização se expande, mais unimos referenciais e valores comuns, empatias e antipatias.

Será esta a camada comum que iremos acessar quando estivermos vivendo os maiores desafios das Mudanças Climáticas, com secas ou dilúvios sem fronteiras; quando formos inaugurar uma colônia noutro planeta ou quando formos invadido por uma outra espécie planetária? 

Como tudo isso é tão atual, nunca o INCONCIENTE COLETIVO foi tão importante para compreendermos comportamentos de manada, possessões coletivas, epidemias psíquicas, guinadas históricas políticas e ideológicas ou novas visões de futuro.

PSICOLOGIA JUNGUIANA NA ASTROLOGIA

No mapa astral do sujeito, podemos ver o seu consciente e inconsciente pessoal. E em alguns momentos também é possível acessar o consciente e o inconsciente familiares. No mapa de um país, é possível ver o consciente e o inconsciente social e coletivo daquela nação e seu valores culturais. Como explicou o grande mestre da antiguidade Hermes de Trismegisto, "o que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima". Eis o princípio que explica a astrologia.

Nos próximos conteúdos explicarei outros conceitos junguianos que acredito serem fundamentais para compreendermos não apenas a astrologia mais a fundo, mas as nossas vidas pessoais, a sociedade, suas mudanças radicais e os nossos destinos.
COMPARTILHE!

Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana



Diário da Astróloga: 17/Jan/23: Acredito que os estudos de Carl Gustav Jung, associados à astrologia, à mitologia e às atualidades sejam de grande valia para compreendermos melhor o nosso tempo, os nossos comportamentos e o que se passa no mundo atual. Por isso hoje eu falo sobre INCONSCIENTE COLETIVO. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa


Referências: 
Obra Completa de C. G. Jung


CRÉDITOS / CREDITS: @aastrologa
DIREITOS AUTORAIS: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.
TAGS: #AlineMaccari #Astrologia #Astróloga #Astrology #Astrologer #NatalChart #MapaAstral #Signo #Zodíaco #Mitologia #Psicologia #CarlJung #Autoconhecimento #CéudaSemana #Previsãoastrológica | #JúpiteremÁries #SaturnoemPeixes #PlutãoemAquário #MudançasClimáticas #Extremismo #Terrorismo #Polarização #Consciência #Consciente #Inconsciência #Inconsciente #InconscienteColetivo #PossessãoColetiva #EpidemiaPsíquica #ContágioPsiquico










Postagens mais visitadas