quinta-feira, 22 de outubro de 2020

O signo de Escoprião

Diário da Astróloga: 22.10.20 | O mês escorpiano
, na Europa onde foi desenvolvido o sistema astrológico, é um período outonal. Nesses dias, as folhas caem e nos preparamos para o tenebroso inverno. É tempo de transformação. Nas antigas religiões era nesse período em que deuses e deusas transitavam entre os mundos superior e inferior. O Halloween, dia 31 de outubro, é uma repaginação do Samhain, o antigo festival do povo celta. O Dia de Los Muertos e o Dia de Finados também. Nestas ocasiões as portas entre os "mundos" estão abertas possibilitando a comunicação, o intercâmbio e a revelação dos segredos mais escondidos. Em nível simbólico este tempo representa uma viagem às nossas próprias profundezas, aos nossos subterrâneos, ao nosso inconsciente, aos nossos aspectos sombrios, que não estão na luz e por isso são invisíveis. É por isso, como nenhum outro signo, que Escorpião encara demônios, sombras e fantasmas. Por outro lado também é sinônimo de ressurreição, do retorno à luz, à consciência, signo de profunda transformação. Escorpião é por isso o signo do oculto. E por isso são também penetrantes, misteriosos e super sedutores.

UM SIGNO, VÁRIOS SÍMBOLOS
Os astrólogos antigos o representam a partir de outros símbolos, como se fossem estágios evolutivos do mesmo ser. Enquanto "bicho escorpião" ele habita o mundo subterrâneo; como águia ele já alcançou o renascimento (com o olho da águia que tudo enxerga). Mas nenhuma outra imagem é mais reverenciada a respeito do signo que a serpente, uma vez que a Constelação da Serpente está de fato entrelaçada a de Escorpião nos céus. O animal, para os antigos, representava os mistérios profundos, aqueles não revelados, referentes às profundezas da Terra (do ser), relativos à vida, a morte, as drogas (vida e morte), o poder (Deus ou o Diabo) e o sexo (como origem da vida).

Nos rituais sagrados, a serpente ocupava local de destaque, desde as catacumbas do curador Asclépios, que as usava em rituais de cura por meio de sonhos (como depois se inspirou Freud para desenvolver a análise dos sonhos), até os xamãs da Amazônia em suas cerimonias reveladoras. Eles alegam que um tipo específico de veneno de cobra é capaz de alterar psiquicamente o cérebro, produzindo efeitos similares às drogas levando o sujeito a estados alterados de consciência, podendo ter visões em estado de transe. A substância seria capaz de facilitar a comunicação entre os mundos. Nesse estado o "curandeiro" entraria nas sombras do outro e o libertaria. Assim como a serpente, o Escorpião é símbolo da vida, da morte e do renascimento, similar ainda à história da Fênix que renasce das cinzas. Na vida real muitos escorpianos se tornam psicólogos, cirurgiões, curandeiros, cuidadores, enfermeiros, religiosos, investigadores, astrólogos, cientistas, juristas e políticos, sabendo que este é um dos signos mais poderosos do zodíaco, pois está intimamente ligado às esferas do poder. O ex-presidente Lula é do signo de Escorpião, assim como Ciro Gomes, Hillary Clinton e Joe Biden não importando se direita, ou esquerda. Os escorpianos, que ainda são inconscientes de seu poder, podem habitar as trevas durante longos períodos da vida, apegados ao sexo, os pequenos poderes, a vingança e a morbidez. Alguns escorpianos em nossas vidas pode ser tóxicos como um veneno letal. Podem fazer dos outros sua "lata de lixo" ou podem ser a "lata de lixo" dos outros. Eles podem atuar assim na família, na relação a dois, no trabalho, como dirigente de uma empresa ou de uma nação. São eles que podem nos levar à verdade mais crua ou à mentira mais torpe. Seu movimento é profundo e intenso, seja para cima  (a consciência) ou para baixo (a inconsciência). Ninguém passa incólume a uma experiência com eles. Depois de muito apanhar nas relações ao seu lado, vamos descobrir que eles aparecem em nossas vidas para nos dizer algo de grande importância, nos preparando até mesmo para algum nível de despertar. 

No fundo, ninguém passa ileso pela vida de um escorpiano. Por meio de dinâmicas psicológicas, eles nos envolvem e apontam o melhor e o pior de nós. Por isso é importante pararmos de falar mal dos escorpianos. Pois na maioria das vezes o problema não está necessariamente neles, mas em nós. E é sempre muito fácil apontar no outro coisas feias que descobrimos em nós mesmos. Ser o próprio Escorpião não é nada fácil, pois é um desafio profundo. As reviravoltas da vida fazem deles uma verdadeira Fênix, pois vão precisar a morrer e renascer inúmeras vezes. Regidos por Plutão, deus da morte e do renascimento, eles precisarão compreender que a vida é como ele, o deus que rege tudo o que há debaixo da terra: a inconsciência, a sombra, a maldade, mas também a semente, as pedras e os metais preciosos. Este é sem dúvida o signo do poder. Como na história de Orféu que desce ao reino de Hades (infernos) para resgatar sua amada Eurídice, morta por causa de uma picada de cobra, os escorpianos também irão aos seus infernos íntimos com os outros e pelos outros. E acima de tudo, movidos por um amor profundo. Pois os afetos, serão o grande pivô das transmutações deste signo. É por isso que as paixões são catalisadoras de grandes transformações.
No mês de escorpião que vai de 22.10 a 21.11, iremos todos, de alguma maneira, lidar com aspectos sombrios, seja no dia a dia, na vida amorosa, no trabalho ou mesmo na vida social. Que nessa fase sejamos guiados pela Águia, a perspectiva mais elevada deste signo, capaz de enxergar os sentimentos, fatos, realidades, de um ponto de vista mais alto, podendo de alguma maneira inclusive ver suas repercussões no futuro.
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
CRÉDITOS:  A imagem do Escorpião com um rabo de escavadeira mostra a sua capacidade de cavar fundo até encontrar algo que julgue valioso. Foto de autor desconhecido até o momento desta publicação. Se você o identificar por favor nos avise para que possamos creditá-lo.




Diário da Astróloga: 22.10.20 | Chegou a temporada do signo mais misterioso, sedutor e transformador: ESCORPIÃO. Neste vídeo eu falo sobre algumas características do signo e suas relações simbólicas com a natureza e a psicologia. E também sobre o quê podemos esperar para este período que vai de 22.10.20 a 21.11.20. Feliz aniversário aos nativos do signo mais poderoso do zodíaco! Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝


CRÉDITOS:  A Astróloga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #céudasemana | #escorpiano #escorpião #escorpiana  #cinema #buda #asclépios #freud #xamã #psicólogo #detetive #cura #transformação #vacina #outono #orfeu #hades #vício #obsessão #transmutação #sexo

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário