quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Persona e Sombra

Diário da Astróloga: 26/Jan/23 | No conteúdo de hoje eu dou sequência a alguns CONCEITOS BÁSICOS DA PSICOLOGIA JUNGUIANA. Na semana passada falei de INCONSCIENTE COLETIVO. Nesta quinta, pretendo explicar de maneira simplificada o conceito de SOMBRA, que para o senso comum tem um significado e para a psicologia analítica tem outro nível de abrangência. Além disso, é por saber que estamos vivendo um tempo muito sombrio, em nossas vidas pessoais e coletivas, que acredito ser importantíssimo tratar deste tema tão fundamental para o autoconhecimento.
O psicanalista Carl Jung era um estudioso da astrologia. E muitos dos conceitos da Psicologia Analítica associados à astrologia, podem nos ajudar a compreender o comportamento, a sociedade e o mundo atual de maneira mais aprofundada. 

Para Jung, a dualidade está presente na vida, na natureza da psique humana e muitos de seus princípios são ainda melhor compreendidos se forem estudados aos pares. Por isso, para compreendermos o que é SOMBRA, se faz necessário antes entendermos o seu par, a PERSONA.

1) PERSONA
PERSONA é uma funcionalidade psíquica adaptada à vida social e às necessidades externas. São as máscaras sociais que usamos para nos adaptarmos aos vários papéis que vivemos em sociedade. Criada entre a infância e a adolescência, a PERSONA é em vários momentos um MECANISMO DE DEFESA que nos permite encenar no palco da vida os nossos mais variados papéis, com grande versatilidade. A maioria de nós tem uma máscara para lidar com o chefe, outras para lidar com os vizinhos e outras ainda para falar em público. Elas são formadas à partir daquilo o que achamos que os outros esperam de nós, gostam ou desgostam em nós, da maneira como nos estimulam ou nos criticam. Algumas mulheres usam a máscara da MULHER MARAVILHA na vida social porque precisam mostrar ao mundo o quanto são fortes, embora estejam quase sempre exaustas e sobrecarregadas com jornadas triplas de trabalho. 

Alguns jovens podem usar a máscara do COITADINHO para fugirem a responsabilidades no período da escola, da universidade ou até do início da vida profissional e adulta. Alguns homens usam a máscara do DON JUAN para mostrarem o quanto são viris, no mundo da masculinidade tóxica que não permite vulnerabilidades ou sexualidades fora da heteronormatividade. Muitas pessoas de origem humilde ou que enfrentam preconceitos na sociedade, usam a máscara do BEM SUCEDIDO, às vezes até mesmo à partir de uma vestimenta mais cara, para se protegerem dos abusos emocionais, sociais e capitalistas que um dia enfrentaram ou ainda enfrentam.

1.2) NOSSAS MÁSCARAS
A PERSONA é portanto, um processo de formação do comportamento humano, que nasce do EGO, à partir dos processos da cultura, da educação, da adaptação, do estímulo ou da castração. Uma estratégia que nos ajuda a sobreviver na "selva" da vida. Por outro lado, PERSONAS que são altamente estimuladas e identificadas com o EGO, como a da CELEBRIDADE, à partir do sucesso a qualquer custo, podem acabar se tornando fonte de grande angústia e sofrimento psíquico. Afinal, quem somos nós quando algumas máscaras caem "em cena"?

A título de autoconhecimento, aproveite para fazer um exercício se perguntando: "quais máscaras sociais eu utilizo?" ou "quais as máscaras que o fulano e o beltrano usam comigo?" E você irá descobrir as PERSONAS que habitam a pele humana.

1.3) NA ASTROLOGIA
Jung afirma que na astrologia, é possível identificar grande parte da PERSONA do sujeito à partir do signo Ascendente e seus aspectos. Mas não apenas neste local do mapa. Em toda a mandala astrológica há vestígios das nossas PERSONAS, que podem ser muitas. 

2) SOMBRA
Para Jung, a SOMBRA é a "irmã gêmea" da PERSONA, o seu oposto complementar tal qual Eva e Lilith, Ruth e Raquel (da novela...), Deus e o Diabo, capitalismo e socialismo, EUA e Rússia. Geralmente a SOMBRA quer ser e viver o que a PERSONA não permite!
Para o senso comum, a SOMBRA é conhecido como alto negativo, mal, nefasto ou condenável. Mas, para a psicologia junguiana este conceito é muito mais complexo. A SOMBRA é algo que está no nosso INCONSCIENTE e por isso temos pouco acesso. Ela aparece em sonhos, quando estamos alcoolizados, sob efeito de drogas ou medicamentos específicos, sob fortíssima pressão psicológica, diante acidentes ou notícias trágicas, geralmente impelidos a extremos. Como nem sempre percebemos os nossos comportamentos inconscientes, são as pessoas mais próximas a nós que pescam alguns detalhes deste ser oculto que sempre encontra um jeito de "vazar". Por isso nossos pais, companheiros(as) e filhos é que percebem esses lampejos com mais facilidade e nos alertam sobre eles.

2.1) ASPECTOS "NEFASTOS"
A SOMBRA é composta essencialmente por comportamentos antiéticos, não recomendados ou reprimidos pela família, a sociedade e a cultura. Por isso fala da nossa faceta selvagem, primitiva ou animalesca. É na sombra que moram os nossos medos, ódios e tudo o que seja ilegal, imoral e condenável. Portanto é aquilo que eu não gosto em mim ou que prefiro esconder dos outros. Por isso, nas nossas sombras estão todos os tipos de repressões sociais: o mal caráter, o invejoso, o incompetente, o preguiçoso, o depravado, o mesquinho, o ganancioso, o guloso, o ladrão, o extremista, o estuprador ou o assassino. 

2.2) BODE EXPIATÓRIO
Normalmente nós não vemos as nossas sombras em nós mesmos, mas projetamos nos outros à partir de uma relação de espelhamento. É o "BODE EXPIATÓRIO". Jung nos diz que quanto mais a personalidade de alguém nos incomoda, mais aquele comportamento fala sobre os aspectos que desconhecemos ou negamos na nossa própria personalidade sombria. E o fazemos para não lidarmos com as nossas próprias sombras. Entretanto, basta um pouco de bom senso e autocrítica para que possamos percebê-las. E esta é uma das etapas do autoconhecimento, segundo Jung.

Mas, é fundamental que se diga que, se SOMBRA é sinônimo de comportamento reprimido, também fazem parte dela a criatividade; a sexualidade e o sagrado; a maternidade e a infância; o amor, seja como for e todo o tipo de desejo de completude. Ou seja, tudo de maravilhoso que pensamos não sermos merecedores, também mora nas nossas SOMBRAS. E assim, uma vez enfrentada, a SOMBRA pode não ser tão nefasta quanto parece.

2.3) INDIVIDUAÇÃO
Controlado não pelo EGO, mas pelo INCONSCIENTE, a SOMBRA é o nosso PONTO CEGO. Por isso um trabalho terapêutico/psicológico pode ser tão produtivo no sentido de tomar conhecimento dos nossos aspectos sombrios. Pois quando vivemos à sombra, estamos sujeitos à "imoralidade", à não realização ou à infelicidade. Mas quando nos aproximamos dela podemos flertar com a totalidade do nosso ser. Na psicologia junguiana se diz que uma crise na vida de uma pessoa, uma família ou um país pode ser a oportunidade de uma confrontação entre PERSONA e SOMBRA. E esse episódio, apesar de às vezes muito difícil, pode finalmente nos levar à INDIVIDUAÇÃO: o ser a si mesmo, em sua totalidade e harmonia. Tal qual o desenho do yin e yang, a imagem da completude no Taoísmo, tão utilizada por Carl Jung. 


3) NA ASTROLOGIA
Carl Jung dizia que a astrologia é uma psicologia antiga ou a psicologia dos antigos. Tendo estudado esta ciência antiga a fundo, em várias ocasiões ele utilizava o mapa astral e os arquétipos na terapêutica com seus pacientes.

Na mandala astrológica, algumas configurações nos apontam aspectos sombrios, como alguns signos e casas astrológicas específicas ou alguns aspectos com Plutão. O que não significa necessariamente que nativos de um certo signo, pessoas com aglomerados planetários em casas específicas ou quaisquer relações com Plutão sejam necessariamente ruins. Como já disse, a SOMBRA tem relação com o que está INCONSCIENTE. E um dos trabalho da astrologia é revelar os aspectos ocultos do mapa, justamente para que se trabalhe a integração do sujeito.

Uma pergunta que podemos fazer para nós e para pessoas de confiança que nos cercam, como amigos e familiares é: "Quais são os comportamento que manifesto, mas não me percebo manifestando?" ou "Quais são os meus desejos mais íntimos, sinceros, reprimidos ou impróprios?" Se conseguirmos responder a algumas destas perguntas, poderemos estar começando a trilhar de um belo caminho rumo ao autoconhecimento.

COMPARTILHE!!!

Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana

Referências: 
Obra Completa de C. G. Jung





*Diário da Astróloga: 26/Jan/23* Acredito que os estudos de Carl Gustav Jung, associados à astrologia, à mitologia e às atualidades sejam de grande valia para compreendermos melhor o nosso tempo, os nossos comportamentos e o que se passa no mundo atual. Por isso hoje eu falo sobre PERSONA e SOMBRA. Você sabe quais suas personas e sombras? Bem... que tal descobrir? Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa



CRÉDITOS / CREDITS: @aastrologa
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Obra Completa de C. G. Jung
DIREITOS AUTORAIS: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.
TAGS: #AlineMaccari #Astrologia #Astróloga #Astrology #Astrologer #NatalChart #MapaAstral #Signo #Zodíaco #Mitologia #Psicologia #CarlJung #Autoconhecimento #CéudaSemana #Previsãoastrológica | #JúpiteremÁries #SaturnoemPeixes #PlutãoemAquário #Extremismo #Consciência #Consciente #Inconsciência #Inconsciente #InconscienteColetivo #PossessãoColetiva #EpidemiaPsíquica #ContágioPsiquico #Persona #Sombra #BodeExpiatório



Postagens mais visitadas