terça-feira, 27 de dezembro de 2022

PREVISÕES 2023: Saturno em Peixes - Onde estará o nosso desafio?

Diário da Astróloga: 27/Dez/22 Uma das grandes marcas astrológicas de 2023 é o ingresso de Saturno no signo de Peixes. Um trânsito que irá transformar tremendamente as nossas vidas durante um longo período de 3 anos, de 2023 a 2026. Como os planetas lentos são os mais impactantes, se faz necessário fazer uma análise aprofundada para sabermos o que nos espera em nível pessoal e coletivo. E quem sabe compreendendo seus efeitos, consigamos ser e estar de uma melhor maneira aqui no planetinha. Para isso se faz necessário voltar à mitologia do planeta, à simbologia do signo e aos acontecimentos históricos que marcaram os ciclos anteriores de Saturno em Peixes.


SATURNO: O SENHOR DO TEMPO


Saturno é o nome grego de Chronos, o implacável SENHOR DO TEMPO, na Grécia antiga. E simboliza tudo o que se possa aprender e amadurecer com o passar dos meses e anos. Saturno com seus anéis é sinônimo de limitação, restrição, desafio, castração e escassez. É o arquétipo de um pai severo que ensina de maneira rígida, às vezes penosa, mas sempre impecável. Em nossos mapas, onde ele está, por signo ou casa, nos mostra em que área da vida é preciso construir estruturas e ao mesmo tempo romper limites. Por isso ele é a estabilidade, a durabilidade, a rigidez, a solidez, a perseverança, a organização, a segurança, a fortaleza. De ação lenta, fria e calculista, ele irá nos testar até saber se aprendemos, se nos aperfeiçoamos e se finalmente somos merecedores de sua glória. Saturno é a reputação de uma pessoa séria e comprometida, mas por outro lado isolada e melancólica. Ele pode ser a face temida de Deus e a posição em que se encontra nos mostra como cumprir exigências divinas. Ali portanto estarão os deveres, as lições, em muitos momentos o amargo da vida, mas também os nossos talentos mais profundos a serem desenvolvidos. 


Todas as vezes que Saturno passa por um signo, ele atua sobre seus temas principais. De maneira geral Saturno ensina, cobra, pede resultados, demanda sobriedade, disciplina e compromisso. Geralmente os ciclos de Saturno são os mais temidos, pois suas exigências são muitas, mas suas lições são norteadoras e seus benefícios edificantes e duradouros. Conhecido pelos antigos como um PLANETA MALÉFICO, Saturno carrega esta pecha pois é o velho que leva a foice e  tem uma estreita relação com a sabedoria, a autoridade, o envelhecimento e a morte, real ou simbólica. Seu ciclo ao redor do Sol leva aproximadamente 29 anos e meio. Por isso se fala tanto do Retorno de Saturno, que acontece quando estamos próximos dos 30, 60 e 90 anos.


PEIXES: A ÚLTIMA ETAPA DA JORNADA


Peixes é a última etapa de experiência da evolução espiritual. O 12º signo da roda zodiacal representa aquele momento da vida em que nos aproximamos do final da jornada e nos unimos ao TODO. Mutável, ele está prestes a tocar o sentido último da vida. É por isso que muitos piscianos estão entre lá e cá, entre o encontrar-se e o perder-se. Nesse limite entre a vida e a morte, real e simbólica, estão em contato máximo com o amor maior, a criatividade, a arte, a cura e o sublime. E justamente porque estão tão próximos do mistério da vida são de uma sensibilidade impressionante. Uma qualidade que pode lhes ajudar a seguir no caminho da luz ou levá-los a destinos sombrios. Pois assustados diante do TODO, eles podem preferir fugir da realidade, por meio de drogas, medicamentos ou vícios que podem levá-los a experiências dolorosas e degradantes. É esse leque tão amplo de expressões que faz nascer no pisciano a introspecção, a sensibilidade, a mediunidade, a timidez, a intuição, a caridade, a compaixão, a solidariedade, o sacrifício, a imaginação, a arte e a iluminação. De maneira simplificada, pessoas com aspectos importantes neste signo poderão sentir um forte entusiasmo, fé na vida e sorte em suas empreitadas. Por outro lado, a melancolia, o medo e a vulnerabilidade podem se manifestar como aspectos sombrios e a insensibilidade pode se tornar sua autodefesa.


Pessoas com aspectos importantes em Peixes, como Sol, Ascendente ou Lua, tendem a realizar algum tipo de trabalho isolado, solitário, invisível ou inconsciente. E podem atuar em instituições psiquiátricas, penitenciárias, hospitais, laboratórios, campos de refugiados, ambientes de guerra, instituições religiosas, agências de turismo, sets de filmagens ou festivais de música. 

 

AÇÃO: O QUE PEDE O CÉU?

 

O encontro de Saturno e Peixes pode soar tremendamente incompatível. Pois de um lado estamos falando de rigidez, forma, estrutura, fronteira e limite sobre um signo que torna tudo líquido, ilimitado, uno e inconsciente. Por isso, os próximos 3 anos poderão ser um tempo de duro aprendizado, exigindo dos piscianos organização, pragmatismo, resultados, realidade, verdade, responsabilidade e razão. Mas, por outro lado, poderá ser um tempo de estruturação de planos e sonhos que até então pareciam impossíveis. Na conclusão do ciclo, entre o final de 2025 e os primeiros meses de 2026, Saturno e Netuno irão se aproximar em Peixes. E este poderá ser um dos períodos mais intensos deste trânsito. O que Saturno quer de nós e AMADURECIMENTO! Que ele seja como um velho amigo sincero e não um carrasco.

 

HISTÓRICO

Nos anos anteriores em que Saturno passou por Peixes assistimos às ações dos planetas nos temas piscianos. Segue abaixo algumas referências históricas para que possamos perceber o quê nos espera.:


  • 1906 a 1908: Primeiras experiências com filmes coloridos no cinema (1906); Santos Dumont realiza o primeiro voo do 14-Bis (1906); Primeira transmissão radiofônica do mundo (1906); Nascimento da filósofa alemã Hanna Arendt (14/Out/1906, com Saturno em Peixes cravado no MC); Fundação da Cruz Vermelha no Brasil (1908)

  • 1935 a 1938: Criação Alcóolicos Anônimos (1935); Nascimento Dalai Lama (1935); Nascimento Papa Francisco (1936)

  • 1964 a 1967: Ditadura no Brasil (1964 a 1985); Festivais de Música Brasileira (1965); Inauguração TV Globo (1965)

  • 1993 a 1996: Lançamento do primeiro DVD nos EUA (1996); Chacina da Candelária (1993); Plano Real (1994)


VIDA COLETIVA

Abaixo segue uma lista com a sugestão de 10 acontecimentos possíveis para o período:


1) CRISE HÍDRICA: Devido às Mudanças Climáticas, Saturno no 3º signo de Água pode nos falar de falta de água, seca em alguns lugares do mundo e a importância da qualidade e preservação das águas.

2) ESTRUTURAÇÃO CULTURAL: Solidificação de mecanismos, projetos e leis para a cultura podem reerguer a arte no Brasil e em vários outros lugares do mundo.

3) TSUNAMIS: Terremotos e tsunamis podem ser provocados pelas placas tectônicas no fundo do mar. Além disso, acidentes marítimos expressivos poderão acontecer.

4) FALSOS PROFETAS: Os falsos gurus e instituições que surgiram em abundância com Júpiter em Peixes serão testados e punidos com Saturno em Peixes. Até mesmo o público poderá ter mais critério e discernimento para reconhecê-los.

5) CRISE RELIGIOSA: Atenção para grave adoecimento e morte de líderes como Dalai Lama e Papa Francisco que estarão próximos do 3º Retorno de Saturno. Além disso, a Igreja Católica tem Peixes como simbolismo de sua fé, inclusive porque nasceu no início da Era de Peixes. Tanto religiosos quanto religiões poderão viver tempos desafiadores. E o período mais simbólico para esses acontecimentos poderá ser entre final de 2025 e os primeiros meses de 2026, quando Saturno em Peixes estará na posição mais próxima de Netuno em Peixes.

6) SAÚDE MENTAL: A psique humana, a psicologia, a psiquiatria, a indústria farmacêutica e os psicodélicos poderão viver uma fase de grande amadurecimento, estruturação e regulamentação deste último, para uso medicinal.

7) REFUGIADOS: O ano de 2022, com o encontro entre Júpiter e Netuno em Peixes multiplicou o número de refugiados pelo mundo, especialmente devido à Guerra na Ucrânia. Com Saturno em Peixes, as fronteiras poderão ficar mais rígidas, aumentando a xenofobia e dificultando a vida dos refugiados.

8) VOLUNTARIADO: Por outro lado, a chegada de Saturno em Peixes pode ser estruturante para quem trabalha com voluntariado. Inclusive porque com os efeitos das Mudanças Climáticas, será fundamental utilizar a força de Saturno para dar solidez às práticas e projetos que darão suporte para este momento tão desafiador.

9) EXILADOS: Peixes tem relação com presídios, monastérios, hospitais, hospícios... todos estes lugares poderão passar por grandes dificuldades. O que demandará uma administração (Saturno) comprometida com uma gestão responsável.

10) RESPONSABILIDADE EMOCIONAL: Com Saturno em Aquário tivemos que aprender a importância de uma responsabilidade coletiva e racional, para a solução dos problemas atuais. Com Saturno em Peixes, devemos aprender que nossa responsabilidade deverá se basear não apenas no dever, mas na compaixão pela humanidade.

 

VIDA PESSOAL

Abaixo segue uma lista com a sugestão de 10 acontecimentos possíveis para o período:


1) PATERNIDADE / GERÊNCIA: Pessoas com aspectos importantes em Peixes podem vir a assumir  paternidade ou responsabilidade por outras pessoas ou grandes projetos, grupos, empresas ou nações.

2) COMBATE AOS VÍCIOS: Vícios, compulsões, fugas são temas obscuros em Peixes. Com a chegada de Saturno, o sujeito terá de assumir a própria responsabilidade quanto aos seus comportamentos. Do contrário, poderá sofrer graves consequências em se tratando de saúde física e mental. Com Saturno em Peixes estamos falando de batalhas silenciosas com o nosso próprio inconsciente.

3) RESPONSABILIDADE ESPIRITUAL: Saturno pedirá a estruturação da relação do sujeito com sua própria religiosidade, espiritualidade ou fé, com mais critério e compromisso. Algumas pessoas poderão fazer um retiro espiritual ou uma viagem de autoconhecimento. Outras, podem até mesmo iniciar uma vida monástica.

4) ORDEM FINANCEIRA: Alguns piscianos nem sempre dão a devida importância a coisas materiais,  dinheiro e recursos, pois são mais do mundo da essência que do mundo das aparências. Mas isso pode lhes causar muitos problemas financeiros. Por isso, a chegada de Saturno exigirá deles estruturação das contas, com quitação de dívidas, a criação de reservas para o futuro ou mesmo investir num plano de previdência.

5) SAÚDE MENTAL: O trânsito de Saturno amadurece, mas como nem sempre lidamos com o amadurecimento como deve ser, alguns se deprimem. Por isso será preciso olhar para a TRISTEZA ou a melancolia e mesmo ouvir os nossos SINTOMAS, pois eles são a CHAVE DE DIÁLOGO com o nosso eu mais profundo. Eis um período produtivo para iniciar uma terapia.

6) ABAIXO AO VITIMISMO: Alguns nativos de Peixes naturalmente se vitimizam, sentem-se excessivamente frágeis e culpam os outros por suas mazelas. Este será um momento importante para assumirem as responsabilidades por seus próprios atos.

7) DOSE DE REALIDADE: Alguns nativos de Peixes podem viver num mundo paralelo com muita idealização, histórias, sonhos, entre fantasias que iluminam ou escurecem a vida. Com o trânsito de Saturno, eles serão exigidos a enfrentar um período com os pés no chão e senso de realidade, por vezes vivido com FORTES LIMITAÇÕES de toda ordem, quase como se não fosse possível sonhar, sejam os sonhos oníricos ou os sonhos com o futuro.

8) ENVELHECIMENTO: Saturno é o deus SÊNIX, o senil, o velho. Ele é o princípio que amadurece e envelhece. Por isso também podemos falar de DOENÇAS CRÔNICAS, que são as doenças saturninas, ou seja, que possuem um lento desenvolvimento e uma longa duração. Entretanto, certos processos de amadurecimento podem ser vividos de maneira dramática ou como uma das etapas da alquimia da vida, capaz de criar um bom vinho. Cabelos brancos ou menopausas fazem parte da jornada.

9) TEMPO DE EXÍLIO: Peixes é o signo dos exilados, excluídos, invisíveis, dos que ficam à margem da sociedade. Este poderá ser um período de isolamento, seja numa prisão, num país estrangeiro como migrante ou refugiado, num monastério ou numa casa de praia para se dedicar a um processo criativo, seja escrevendo um livro ou o roteiro de um filme.

10) MATERIALIZAÇÃO DE PLANOS: Saturno materializa, concretiza, solidifica. Por isso este poderá ser um bom período para transformar sonhos em realidade, sair da idealização para a razão, traçar planos plausíveis e cumpri-los por meio do TRABALHO DURO. Não tenha medo de por a mão na massa!

 

NOS NOSSOS MAPAS

 

Todos nós temos Peixes em nosso Mapa Natal. E na casa astrológica em que ele está somos mais sonhadores e fantasiosos, escapistas e românticos. Com o trânsito de 3 anos de Saturno por Peixes, a área da vida afetada exigirá de nós RESPONSABILIDADE.


De modo geral, os piscianos e pessoas com aspectos importantes em Peixes poderão viver um novo ciclo de amadurecimento, com restrições sem dúvida, várias dificuldades, períodos de dureza emocional e envelhecimento. O que inevitavelmente irá fazer com que muitos se perguntem "O QUE VOCÊ FEZ DA SUA VIDA ATÉ AGORA?".

Por isso, muitos podem vir a tomar decisões que reestruturem suas vidas. Afinal, "O QUÊ VOCÊ QUER FAZER DA SUA VIDA DAQUI EM DIANTE, COM O TEMPO QUE AINDA LHE RESTA?" Seja com 15, 30 ou 60 anos pela frente? O "SENHOR DO TEMPO" está a lhe perguntar!

 

SIGNOS DE ÁGUA E MUTÁVEIS

 

Nativos e pessoas com planetas importantes nos signos de Água (CÂNCER, ESCORPIÃO, PEIXES) poderão sentir os chamado de Saturno de maneira mais construtiva, como quem conta com a ajuda de um amigo mais velho. Entretanto, aqueles com aspectos importantes nos signos Mutáveis (GÊMEOS, SAGITÁRIO, VIRGEM, PEIXES), poderão sentir o chamado de Saturno de maneira penosa, como quem estivesse diante de um inimigo.

 

Entretanto, de modo geral, para quem não tem medo deste que é "UM DOS DEUSES MAIS LINDOS" certamente este será um período de grande amadurecimento. "Ser com" Saturno, permitir-se caminhar com este SENHOR e não contra ele, apesar de todas as dificuldades, seria sem dúvida a melhor estratégia. Tempo! Tempo! Tempo!

 

CALENDÁRIO

SATURNO EM PEIXES:

07/Mar/23: Direto: 0º a 7º - Primeiro dia de Saturno em Peixes

18/Jun/23: Retrô: 7º a 0º

04/Nov/23: Direto: 0º a 19º

30/Jun/24: Retrô: 19º a 12º

16/Nov/24: Direto: 12º a 29º

26/Maio/25: Direto: 0º de Áries - Saturno entra em Áries

13/Jul/25: Retrô: 1º de Áries a 25º de Peixes

02/Set/25: Retrô: 29º de Peixes - Saturno de volta a Peixes

28/Nov/25: Direto: 25º Peixes 

14/Fev/26: 29º de Peixes - Último dia de Saturno em Peixes

15/Fev/26: 0º de Áries - Saturno em Áries definitivamente

 

RECADOS IMPORTANTES

Obs 1) A arte de Saturno em Peixes é um trabalho em parceria com o canal Arte @Piter101. Aproveite para visitar o canal no YouTube e assistir ao vídeo de produção com o passo a passo da arte digital.

Obs 2) Este conteúdo faz sentido pra você? Então COMPARTILHE com os seus amigos!

 Obs 3) São 3 as grandes marcas astrológicas de 2023. Já foi publicado o conteúdo sobre Júpiter em Áries, basta clicar no link para para assistir. No dia 29/Dez será publicado o último vídeo da série PREVISÕES 2023, Plutão em Aquário. Portanto, não percam!


Aline Maccari   

Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana




Diário da Astróloga: 27/Dez/22: Uma das grandes marcas astrológicas de 2023 será Saturno em Peixes. Um DESAFIO enorme que estará no céu entre 2023 e 2026. Neste vídeo completo, eu explico a mitologia de Saturno, a simbologia do signo de Peixes e falo sobre o quê podemos esperar deste trânsito para nossas vidas pessoal e coletiva. Um vídeo importante para todos nós. Mas especialmente para pessoas com aspectos importantes em Peixes, como Sol, Lua ou Ascendente. Aproveite e compartilhe com os seus amigos piscianos e piscianas. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana

O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝

YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 

 

CRÉDITOS / CREDITS: A arte de JÚPITER EM ÁRIES é de autoria do parceiro PITER 101. Nas redes: YouTube: @piter101 | Instagram: @piter101_ | Acesse o canal do YouTube e veja como foi feita digitalmente toda a arte gráfica de JÚPITER EM ÁRIES especialmente para "A Astróloga".

DIREITOS AUTORAIS: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição judicial. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

TAGS: #AlineMaccari #Astrologia #Astróloga #Astrology #Astrologer #NatalChart #MapaAstral #Signo #Zodíaco #Mitologia #Psicologia  #CarlJung #Autoconhecimento #CéudaSemana #Previsãoastrológica |  #2023 #Perspectivas2023 #Previsão2023 #Previsões2023 #Previsãosignos #AnoNovo #Reveillon #JúpiteremÁries #JúpiteremTouro #SaturnoemPeixes #PlutãoemAquário #Eclipses2023 #ArteDigital

Postagens mais visitadas