quarta-feira, 20 de julho de 2022

As 10 qualidades sombrias do signo de Câncer

Diário da Astróloga: 20.07.22 | 
Estamos na Temporada Canceriana! E sempre que posso gosto de falar sobre as qualidades sombrias dos signos. Não são "defeitos" como o senso comum insistiria em dizer, mas aspectos inconscientes e que por isso se manifestam sem o controle ou a percepção do sujeito, diria Carl Jung. 

E justamente porque são qualidades que estão à sombra que se faz necessário não apenas citá-las, mas explicá-las. E quem sabe, compreendendo os motivos desconhecidos desses roteiros mentais e comportamentais, consigamos tomar consciência desses mecanismos, para enfim, não sermos controlados por eles.

O SIGNO DE CÂNCER
Câncer é o 1ª do elemento Água. Os signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) são aqueles que navegam pelas emoções, sentimentos, afetos, impressões, artes e inconsciência. Câncer, o início dessa jornada aquática e regido pela Lua, é o signo do feminino, da maternidade, dos filhos, da infância, da família, da nutrição, da casa, do passado e da ancestralidade. E muitas das suas qualidades sombrias também giram ao redor dessas temáticas. Veja abaixo uma lista com a sugestão de 10 qualidades que merecem a nossa atenção, sejamos cancerianos, cancerianas ou vítimas deles.

ASPECTOS SOMBRIOS

1) DRAMA QUEEN: O 1º signo de Água pode ser emocional. E regidos pela Lua, eles podem viver as 4 fases num único dia. O que torna alguns deles muuuuuuuuuuuito emocionais, deixando a racionalidade em 2º lugar. É fundamental que haja um equilíbrio entre razão e emoção. É por isso que é conhecido como a "Rainha ou o Rei do Drama". Para lidar com o tipo mais descontrolado, geralmente será preciso um colete salva vidas, para não nos afogarmos... embora Escorpião e Peixes possam ser ainda piores. 

2) NÃO VERBAL: O excesso de emocionalidade pode dificultar muito a convivência. Em casa, as discussões podem ser intermináveis. E no ambiente profissional pode ser ainda mais difícil, pois é justamente nesta área da vida que nos é exigido mais controle emocional. A propósito, sabendo disso, a melhor expressão de uma pessoa com aspectos desafiadores em Câncer, não é verbal. O nativo se expressa melhor de outras formas. Que tal da próxima vez tentar se comunicar com eles de outras maneiras? Filmes, música, artes de modo geral, comidinhas e afagos podem restabelecer laços amorosos.

3) COMPLEXO DE PETER PAN: A infância é um tema central em Câncer, seja na sua vida ou na vida dos seus filhos. Entretanto o adulto canceriano irá, inevitavelmente e talvez mais que os demais signos, projetar na vida adulta as suas experiências infantis. Aqui temos algumas possibilidades. Uma delas uma infância amorosa, mas que na vida adulta nega os inconvenientes do passado, preferindo falar do papai e da mamãe como verdadeiros super heróis. 

Outra experiência é a de uma infância abandonada, com a tão falada "criança ferida", que pode vir a exigir, em relacionamentos de amizade, românticos ou profissionais, as satisfações que estão além da sua capacidade real de alcançar. 

Tanto a criança que existe dentro de nós que nega as dificuldades passado, quanto aquela que não para de projetar as deficiências da infância no futuro, estão deslocadas do seu tempo. E determinadas exigências ou frustrações, sentidas por este espírito infantil, num corpo de adulto, podem ser atordoantes. Cuidado com o Complexo de Peter Pan.

4) FILHOS DA LUA: Como são regidos pela Lua, um dos princípios da inconsciência psíquica, podem ser vítimas de uma emocionalidade de difícil controle e por isso, podem viver experiências com descontroles e compulsões. Especialmente a anorexia, a obesidade e a bulimia que são desordens alimentares. Parte destes comportamentos podem ter uma profunda relação com a mãe e a família de origem. Questões mal resolvidas com o feminino familiar podem repercutir em compensações que não são nada saudáveis. 

5) CHANTAGEM EMOCIONAL: Sabendo de algumas de suas fragilidades e do poder de suas emoções, alguns nativos usam de chantagem emocional para manipular os outros e conseguirem o que querem. Tenhamos cuidado com "lágrimas de crocodilo". Há pessoas que estão em verdadeiro sofrimento e não demonstram seus momentos difíceis. É preciso ter sensibilidade para perceber quem sofre realmente e quem faz cena para conseguir atenção, mobilizando as nossas energias. Além disso, como são mestres da emoção, podem guardar algumas de suas experiências difíceis para magoá-lo. E isso é golpe baixo! Não permita que suas próprias vulnerabilidades sejam usadas contra você.

6) MEMÓRIA DE ELEFANTE: Se Câncer é o signo do passado, das lembrança, obviamente é o das memórias. Por isso adoram fotografias e são os 1º em concursos públicos que exigem uma memória privilegiada. Entretanto, essa capacidade de não esquecer detalhes pode fazer com que eles guardem memórias desagradáveis nas "caixinhas de mágoas" e as usem contra você em momentos específicos. Alguns nativos são ótimos em jogar na cara dos outros "aquela lembrança específica daquela noite de 1985".

7) NOSTALGIA: Alguns nativos são uns nostálgicos de carteirinha. É por isso que gostam de filmes, músicas antigas e muitos são professores de história. São eles que ainda guardam o Aquaplay, o Genius, o Pogo Bol, as cartinhas de Pokemon e mais um monte de tralhas no baú. E parte disso é muito divertido. Entretanto, há alguns deles que não conseguem sair de 1989. É como se o passado os paralisasse. Podemos curtir o passado sem deixarmos de nos atualizarmos no presente. 
*Tem gente que simplesmente parou no tempo!!!!

8) MÃE TERRÍVEL: Como Câncer é o signo da maternidade, ser uma mãe ou filho de cancerianos pode ser uma experiência única. Alguns podem ter tido os pais mais atenciosos e carinhosos do mundo. Outros, podem viver a experiência de uma mãe terrível, manipuladora, competitiva ou narcisista, gerando traumas para toda a vida. Ser filho de uma mãe com este perfil é um desafio tremendo. Mas, com amor próprio, terapia e autoconhecimento, é possível resinificar os anos difíceis. 

9) MATERINIDADE: Muitas mulheres com aspectos importantes em Câncer desejam ser mães. Este tipo vibra fortemente no arquétipo da maternidade. Esta é uma experiência que dá sentido a suas vidas e isso precisa ser compreendido. Mas, caso isso seja uma experiência que traga sofrimento à mulher deveria se pensar: "A que custo quero ser mãe?" ou "Vale a pena fazer tantos tratamentos com hormônios e inseminações?" ou "Quanto desse esforço não está desgastando o meu relacionamento amoroso?" 
Freud dizia que ter filhos biológicos pode ser o máximo do egocentrismo, porque eles são os nossos "mini-mins". 
Com tanto amor para oferecer, não seria possível adotar uma criança? Quantas delas não estão neste momento loucas para serem amadas por uma família? Há várias maneiras de vivermos a maternagem.

10) MEDOS INCONSCIENTES: Sendo um dos signos mais sensíveis e regido pela Lua, Câncer também é signo de medos e fobias. E muitos desses sentimentos são profundamente inconscientes. Muitas das questões como relacionamentos, carreira ou maternidade travam na vida por medos inexplicáveis e fantasmas do passado. É preciso investigar a origem dessas emoções para que a vida flua de maneira mais natural.

Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana





Diário da Astróloga 20.07.22: Bora falar mal de Câncer, hoje!? Ahahaha! Nada disso!!! Neste vídeo trago uma lista com a sugestão de 10 "qualidades sombrias" de Câncer para que a gente possa lidar melhor com este signo. Autoconhecimento é tudo! Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 

CRÉDITOS / CREDITS: Arte de autoria desconhecida até o momento desta publicação. Caso identifique, por favor nos informe para que possamos creditá-la devidamente. The art that illustrates today's text is by an unknown author at the time of this publication. If you identify him/her, please let us know so we can credit him/her properly.
IMPORTANTE: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.
TAGS: #AlineMaccari #Astrologia #Astróloga #Astrology #Astrologer #NatalChart #MapaAstral #Signo #Zodíaco #Mitologia #Psicologia #CarlJung #Autoconhecimento #CéudaSemana #Previsãoastrológica | #Temporadacanceriana #SignodeCâncer #canceriano #canceriana #dramaqueen #chantagememocional #maternidade #mãe #gravidez #complexodepeterpan #mãenarcisista #distúrbioalimentar #bulimia #anorexia #obesidade

Postagens mais visitadas