sexta-feira, 20 de novembro de 2020

O signo de Sagitário

Diário da Astróloga: 20.11.20 | Em Portugal começa a fazer frio. Nesta madrugada os termômetros marcaram 12° C na cidade do Porto. O inverno no hemisfério norte começa oficialmente em 21.12, mas as baixas temperaturas já chegaram e é preciso ir se preparando para a época mais gelada do ano. Quem avisa é Sagitário, aquele que enxerga mais longe. Nesse período, os povos antigos costumavam se reunir perto do fogo para contar histórias e refletir sobre a sobrevivência. Ao longe, um homem a cavalo percorria as vilas trazendo informações, trocando experiências e avisando sobre os humores climáticos e divinos. A figura em montaria era um viajante, mensageiro, sábio, conhecedor das realidades da vida de lugares diferentes e portanto conselheiro. Se ao longe se via uma figura montada a cavalo ou um centauro, não se sabia. Só temos notícia de que a imagem mítica se perdeu no tempo, mas sua simbologia se manteve. Meio humano, meio animal, Sagitário é razão e instinto reunidos numa só figura.

QUÍRON

Quíron, o centauro mais famoso da mitologia, um dos regentes do signo de Sagitário é o filósofo, o professor, o médico, o psicólogo e o curandeiro. É ele quem é flechado na perna e sangra sem fim, por ser um imortal. E por ser aquele que sente em si as "dores do mundo", é também o primeiro a estudar sobre a saúde do corpo e da alma. Quíron deixou de lado suas paixões, humores mundanos e instintos de bicho primitivo, e se identificou com a nobre arte da cura. Mas não abandonou sua natureza selvagem, podendo reagir às vezes de forma exagerada, como um cavalo dando pinotes e coices. Sua sexualidade segue o mesmo padrão, podendo ser voraz diante da presa. Na vida real, com a rotina, podem parecer um tanto deslocados nos centros urbanos, preferindo fugir para a natureza quando possível, sua verdadeira morada. 
Na astrologia, Quíron é o asteróide co-regente de Sagitário. Por isso sua história faz tanto sentido quando queremos entender este signo. Mais tradicional é seu regente primeiro: Júpiter (o nome grego) ou Zeus (para os romanos),  deus do Olimpo. Como os pássaros que buscam calor e abrigo fugindo do frio em revoada, os Sagitarianos também viajam em busca do conhecimento, descobrindo o mundo e a aventura que é o viver. 

JÚPITER

Júpiter ou Jove é o jovial, bem humorado, divertido e cheio de energia. Ele pode também desenvolver um temperamento alegre, festivo, entusiasmado, como quem entrou numa grande festa e nunca saiu dela. Sua vida será regada por mel, néctar e ambrosia, afinal estamos falando do deus do Olimpo. E assim será, repleta de experiências de expansão, viagens, aventuras, descobertas e por isso um otimismo que ninguém lhe tira, também chamado de fé. Contra Saturno, seu o pai tirano, Júpiter tomou-lhe o poder e se tornou herói. Por isso é o signo dos magistrados, daqueles que estão com as leis. Mas em algumas ocasiões também se colocam acima delas. É o signo de muitos advogados e políticos, podendo trapacear para chegar onde acham que lhes é de direito, uma vez que Sagitário é o signo da expansão e por isso às vezes a falta de limites. É também signo de muitas celebridades, daqueles que estão sob a luz dos holofotes. Mas, também pode ser o signo daqueles que se perderam em excessos, seja no jogo, nas drogas ou nas religiões. Altivo, dono da verdade, às vezes é difícil convencer-lhe de que está no caminho errado. Como em tudo, também são exagerados no amor. Quando amam, amam muito. Mas a fidelidade para Sagitário pode ser uma questão discutível. Pois sua libido é intensa. E na intenção de povoar o planeta, Júpiter não poupou nem Juno, sua esposa, e teve uma centena de casos amorosos e filhos ilegítimos. Como segurar alguém que em nível psicológico profundo, sabe que precisa expandir e se multiplicar? Tarefa difícil para os companheiros e companheiras, mas não impossível. Quem quer seguir ao lado de um sagitariano precisa crescer e expandir junto com ele. Para Sagitário, a vida é um filme de natureza selvagem, cheio de paisagens incríveis, surpresas e flores pelo caminho. E ainda que a situação se torne complicada o destino lhe dará a mão por meio de conselhos, abrigos, empréstimos, amigos e facilidades. A vida participa de seu processo de expansão por que esta é a sua missão: ir além. Quem tem o Sol em Sagitário pode se identificar fortemente com a "jornada do herói" em busca do conhecimento sobre o mundo, o cosmos e sobre si mesmo. No entanto, seus pontos fracos geralmente não podem ser vistos por eles mesmos. Do alto do cavalo eles podem não enxergar onde ou em quem pisam, podendo abusar da hospitalidade alheia, machucando pessoas queridas. O excesso de confiança do "sabe tudo" também pode cansar os demais ouvintes. Um pouquinho de humildade não lhes faria mal algum. 

EM NÍVEL COLETIVO
Neste ano de 2020 o Sol estará no signo de Sagitário de 21.11 a 21.12. Ou seja, estamos às vésperas de uma Nova Temporada. Que a partir deste sábado, o otimismo e a sabedoria deste signo nos guiem num ano de buscas tão importantes. A ilustração do texto de hoje, de uma mulher-negra-centauro-zebra é proposital. Neste 20.11 celebra-se O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. A ideia da imagem é provocar a nossa abertura de consciência para todas as formas de representação dos signos. A astrologia é um exercício criativo, plural e inclusivo, uma vez que estamos falando de verdades psicológicas profundas, conteúdos simbólicos que moram dentro de todos nós, não importando o gênero, a raça ou a religião.
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
CRÉDITOS:   Ilustração de uma mulher-negra-centauro-zebra. A imagem é de autor desconhecido até o momento desta publicação. Se você o identificar por favor nos avise para que possamos creditá-lo.


Diário da Astróloga: 20.11.20 | Neste sábado (21.11.20) se inicia a Temporada Sagitariana 2020. No vídeo de hoje falo sobre algumas simbologias atribuídas a este que é um dos signos mais bem falados do zodíaco. Trato ainda de seu psiquismo profundo e de algumas perspectivas sagitarianas, em nível coletivo, para as próximas semanas. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 


CRÉDITOS:  A Astróoga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #céudasemana | #sagitário #signodesagitário #centauro  #júpiter #quíron #curador #cura #otimismo #fé #aventura #viagem #turismo #direito #sabedoria #conhecimento #mestre #consciêncianegra

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

Postagens mais visitadas