quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Plutão em Aquário - Uma nova revolução!

Diário da Astróloga: 27/Dez/22 | O ano de 2023 será marcado por uma mudança celeste de altíssimo impacto: a entrada de Plutão em Aquário. Para a astrologia, Plutão é um planeta monumental e geracional. De modo que sua passagem por um signo pode durar décadas. O fato é que quanto mais lento for o planeta, maiores serão os seus efeitos nas nossas vidas pessoal e coletiva, e na nossa psique profunda. Quando Plutão entrou em Capricórnio em 2008, o mundo estremeceu com a bolha imobiliária nos EUA e uma quebradeira financeira que levou vários países à recessão. Como a astrologia estuda os ciclos planetários e os efeitos, por analogia podemos intuir que algo de mesma magnitude poderá acontecer no mundo. Como Plutão leva cerca de 250 anos para dar sua volta completa ao redor do Sol, a última vez em que o planeta esteve em Aquário, aconteceu nada menos que a Revolução Francesa.
É por isso que uma nova REVOLUÇÃO está a caminho. Plutão estreia em Aquário em 23/Mar/23. Embora ainda volte para Capricórnio neste ano para resolver alguns assuntos inacabados, ele retorna a Aquário em 2024 e se mantém até 2044. Ou seja, os próximos 21 anos levarão a marca de Plutão neste signo. Transformações que representarão uma verdadeira mudança de paradigma. No conteúdo de hoje falo sobre a mitologia de Plutão; a simbologia de Aquário; os ciclos anteriores de Plutão e um pouco sobre a história dos eventos que já aconteceram sob esta marca e de que maneira esta mudança poderá incidir sobre nossas vidas pessoal e coletiva, desta vez. Plutão, o deus do inframundo, é conhecido como “o eliminador”. Por isso, ninguém passará ileso por ele. Pois que venha o futuro, logo após o CAOS!

PLUTÃO: DEUS DE MORTE E RENASCIMENTO


Conhecido pelos astrônomos como anão, Plutão é para os astrólogos um gigante. O planeta mais distante do sistema solar é o mais lento para a astrologia e o mais inconsciente para a psicologia arquetípica. Sua órbita ao redor do Sol é de 245 a 250 anos. Por isso, tem seus impactos sentidos violentamente quando passa. E quando toca pontos importantes do céu e do mapa astral pode deflagrar situações absolutamente profundas e transformadoras. Conhecido na mitologia grega por Hades, o deus dos infernos, é temido porque governa o mundo dos mortos, do desconhecido, do oculto, do obscuro, do segredo, do sombrio, da inconsciência e do poder. Os trechos da mitologia que tratam de Hades, o colocam em posição de transformar a vida de quem quer seja, como aconteceu com Core, que se torna Perséfone ou com Orfeu. Plutão é aquele que chega sorrateiro, vai tomando nossas forças e quando menos esperamos estamos envoltos em uma situação em que nem sabemos como entramos, muito menos como sairemos. A passagem de Plutão pelos planetas pessoais no nosso mapa astral, como Sol, Lua, Ascendente ou Vênus, pode despertar processos de profunda auto análise, morte e renascimento simbólicos. A intenção é não deixar pedra sobre pedra e promover a destruição até que tudo surja como se o antes nunca tivesse existido. Em nível coletivo ou pessoal pode provocar desespero, solidão, depressão, isolamento, descontrole, obsessão, senso de desorientação, acentuada introversão e reflexões profundas sobre o estado das coisas. 
Plutão pode levar décadas em cada signo. O que faz dele um planeta de mudanças geracionais e, portanto, colossais. Como a mitologia de Plutão é associada à da Fênix, a ave que morre e renasce das próprias cinzas, é mais ou menos isso que se espera do mundo, da sociedade, das pessoas, dos relacionamentos e da nossa psique profunda: uma alquimia completa.

AQUÁRIO: SIGNO DO COLETIVO


Como a astrologia é referenciada SIMBOLICAMENTE no Hemisfério Norte, Aquário (entre Janeiro e Fevereiro) é o signo fixo do auge do INVERNO. E para sobreviver é preciso estar atento, forte, lúcido e unido. Por isso, ele é o signo da COLETIVIDADE, das massas, das associações, sindicatos ou qualquer grupo de pessoas que se identificam com algo em comum. AQUÁRIO é o 3º signo do elemento AR e remete às ideias, à genialidade, à criatividade e à abstração. Ele é a ponte entre o céu e a Terra, seja na mitologia de seu planeta regente Urano (o deus céu), na mitologia de Ganímedes (o “garçom” andrógino do Olimpo) ou na de Prometeu (o titã benfeitor da humanidade). 

Enquanto Leão é o Ego individual, Aquário é o Ego coletivo, podendo ser visto na sociedade, na diversidade humana e até na política, uma vez que é por meio dela que nos organizamos para viver coletivamente. Por isso é o signo das DEMOCRACIAS com seu desejo de “liberdade, igualdade e fraternidade”. Mas, de maneira sombria, também pode ser o signo das formas de governo opressoras e desiguais, tiranas e violentas. Aquário é o signo do comportamento de manada, daqueles que perdem sua identidade quando em grupo. Por isso, um de seus maiores desafios é usar todas as suas habilidades para ajudar a sociedade, mas sem perder a sua identidade. É no futurista, tecnológico e científico Aquário que se vê a frieza e a inteligência do pensamento racional. Mas é nele que também se encontra a solidariedade, o trabalho voluntário e os direitos humanos.


O QUÊ PLUTÃO PEDE? “QUEM NÃO MORRE NÃO VÊ DEUS”


Para o renomado astrólogo STEPHEN ARROYO, Plutão simboliza a energia para trabalhar em nível subterrâneo, portanto está relacionada a desejos e forças inconscientes. Transcendente, ele é dificilmente compreendido pela psique humana, a não ser quando observado pela dualidade de opostos, como luz e sombra, alegria e tristeza. Os trânsitos de Plutão são sinônimos de morte e destruição a fim de criar espaço para uma nova realidade. Todos os processos eliminadores, do corpo ou da sociedade, são plutonianos. O planeta traz à superfície tudo aquilo que precisa chegar ao fim. Velhos modelos de pensamento e comportamento caem por terra, assim como todo o tipo de resíduo psíquico que impeça o seu desenvolvimento.

Em NÍVEL PESSOAL, tais transformações podem ser tão drásticas que seria impossível para o sujeito assimilá-las em um curto espaço de tempo. O que pode ser acompanhado de fortes sensações de desintegração física ou psíquica.


Para o astrólogo DANE RUDHYAR, Plutão é o poder para libertar o eterno do transitório. Os seus trânsitos, trazem à superfície condições inconscientes (do self), a fim de que esta energia possa ser libertada da velha carapaça e transformada numa nova fonte de poder conscientemente utilizável (pelo ego). Tal qual uma CRISÁLIDA que em seu casulo, numa alquimia silenciosa, se torna BORBOLETA.

A única coisa que pode nos ajudar a vencer este período turbulento é a convicção nas leis universais e na sabedoria do COSMOS, sem nos entregarmos ao CAOS. Embora em certos momentos, até isso seja inevitável. 


Para o pai da Psicologia Analítica, o psiquiatra e psicoterapeuta CARL GUSTAV JUNG, Plutão é um poder ctónico, ou seja, contrário às divindades olímpicas. Por isso é associado a violência, destruição, terror, crueldade e morte. Rei dos “infernos” para os cristãos, Plutão ou Pluto, “o rico”, é o guardador da chave do poder; das fortunas que moram debaixo da terra, como o petróleo e o ouro; do sexo; da vida e da morte.
A ação de Plutão em Aquário sugere portanto profundas transformações sobre os temas favoritos do signo como liberdade; coletividade e sociedade; igualdade e diversidade; amizade e fraternidade; política e ideologia; inteligência e criatividade; ciência e tecnologia. É por isso que poderemos a partir de 2023 viver um momento de grande aceleração de mudanças que poderão nos levar a outro patamar civilizatório, mas não sem antes flertarmos com a BARBÁRIE. 


A frase “QUEM NÃO MORRE NÃO VÊ DEUS” tem sua origem atribuída a vários autores. Ela é de todos e de ninguém. Mas esse mantra popular tão apavorante, categórico e tomado de promessa, bem poderia ser de Plutão. O Cristo ressuscitado, que morreu e renasceu, é uma apropriação narrativa do mito originário pagão.



OS CICLOS ANTERIORES DE PLUTÃO EM AQUÁRIO


A astrologia é também o estudo dos ciclos planetários e seus efeitos sobre nossas vidas. E se sabemos que um ciclo semelhante irá acontecer, traçando paralelos e analogias, fazemos um exercício de criatividade para tentar imaginar o quê pode ocorrer com o mesmo planeta, no mesmo signo.

Na antepenúltima vez em que Plutão passou por Aquário ocorreu o início do RENASCIMENTO, que se estendeu dos séculos XIV ao XVI. O período marca o fim da IDADE MÉDIA. É claro que esta foi uma transição muito lenta em diferentes tempos e lugares. Mas a marca do retorno à sabedoria antiga se dá sob o signo do conhecimento.


Na penúltima vez em que Plutão esteve em Aquário, o matemático e astrônomo, Nicolau Copérnico, publicou a TEORIA HELIOCÊNTRICA, de que o Sol é o centro do universo e não a Terra, em 1543. Uma das descobertas científicas mais importantes e revolucionárias de todos os tempos, dando início à REVOLUÇÃO CIENTÍFICA


Na última passagem de Plutão por Aquário aconteceu nada menos que a REVOLUÇÃO FRANCESA de 1789 a 1799.  Fato que marca o início da IDADE MODERNA.


Em todos esses episódios podemos ver em comum uma revolução do pensamento, da inteligência, da tecnologia, da política e da sociedade.



A ÚLTIMA REVOLUÇÃO AQUARIANA: A REVOLUÇÃO FRANCESA


Segundo o historiador francês Michel Vovelle, esta foi uma REVOLUÇÃO porque diferentemente de uma revolta, ela mudou o curso da história. Fartos da monarquia, do clero e especialmente da fome que assolava a França, iniciou-se o processo. Sincronicamente, 1789 foi um ano, assim como 2022, castigado por Eclipses no eixo Touro-Escorpião, afetando drasticamente a produção de alimentos e elevando o preço dos produtos. Ou seja, a miséria e as diferenças sociais gritantes foram as principais crises precursoras das revoltas populares à época. Além disso, os discrepantes privilégios da realeza e os altos impostos cobrados, humilhavam não apenas camponeses, mas burgueses em ascensão. Pois foi justamente quando a realeza e o parlamento deram espaço ao povo que se deu início às transformações nas relações de poder. E numa sequência de acontecimentos aterrorizantes, burgueses e populares se uniram, fortemente armados, e derrubaram a monarquia na França, junto com o ideal absolutista na Europa. Da pressão popular por “IGUALDADE, LIBERDADE e FRATERNIDADE”, o lema de uma massa possuída coletivamente pela arquétipo de Aquário, surgiu a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO, garantindo que todos os cidadãos seriam iguais perante a lei. Era o nascimento dos Direitos Humanos. E de uma nova política, com o surgimento da DIREITA (conservadores que se alinharam ao lado direito do rei, a favor de uma monarquia constitucional, como na Inglaterra) e da ESQUERDA (progressistas contrários ao ideal absolutista, posicionados à esquerda do Rei, e favoráveis a uma ordem mais equânime). Eis a morte e o renascimento não apenas de uma nova sociedade, mas de uma nova mentalidade coletiva.


Mas este momento decisivo na história do mundo foi de uma crueldade ímpar. Diante dos acontecimentos de extrema violência e TERROR, com perseguições, torturas sangrentas e a morte de milhares de adversários, incluindo a do rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta, sendo guilhotinados em praça pública, para o deleite e vingança do povo; Vovelle se pergunta se o evento poderia ter sido mais brando. Mas, ele mesmo reconhece que não. Pois certas situações não teriam poder transformador se a violência não fosse um elemento presente. É como se alguns acontecimentos só fossem possíveis com a força brutal da ação de Plutão.


Sabendo que Plutão está prestes a iniciar um ciclo de mesma carga simbólica, é curioso perceber como os mesmos elementos à época da Revolução Francesa, já estão postos: fome, inflação e recessão, extrema diferença social, pobres miseráveis e ricos milionários, violência, privilégios, autoritarismo, extrema polarização entre direita e esquerda, radicalismo e desejo de mudança.


O que poderia nos fazer imaginar que motivos similares, somados ao maior desafio atual global, as Mudanças Climáticas, poderiam fazer eclodir grandes revoltas pelo mundo entre 2023 e 2044. Seja no Irã, na China, na Rússia, no Peru, nos EUA ou mesmo no Brasil. É portanto este nível de desejo, violência, mobilização inconsciente das massas, potência e transformação que se espera. O que, como se vê, flerta com momentos de BARBÁRIE e CAOS, palavras conhecidas do repertório aquariano. 


VIDA COLETIVA


Se tudo isso aconteceu da última vez que Plutão transitou por Aquário, por analogia podemos esperar episódios com a mesma carga arquetípica, simbólica e transformadora. Elaborei uma lista de sugestões de situações que podem eclodir a partir de 2023.


  1. CAOS SOCIAL E POLÍTICO: Alguns dos mesmos elementos presentes no período pré Revolução Francesa já são vistos devido aos anos anteriores com Pandemia; fome, desemprego e inflação, especialmente por causa da Guerra na Ucrânia. E tudo isso potencializa desigualdades sociais e econômicas. Assim, o cenário mundial se torna tremendamente favorável para revoltas populares, falências políticas e quedas de regime. Que tenhamos um olhar especial para o Peru, o Irã e a China. Embora muitos outros países estejam vivendo momentos desafiadores. Além disso, como somos uma comunidade global, mudanças na China, a 2ª maior potência mundial, poderiam ter efeitos de grande impacto em todo o planeta. Outro país que pode viver um momento muito difícil são os EUA que estão passando pelo seu retorno de Plutão a Capricórnio. Portanto, até a saída definitiva de Plutão em Capricórnio, em 2024, o país viverá profundas provações políticas, ideológicas e populares especialmente em se tratando da democracia.


  1. DEMOCRACIA EM XEQUE: É na transição entre Plutão em Capricórnio para Plutão em Aquário que vivemos uma crise democrática em todas as partes do globo e que tem tudo para se agravar, “morrer e renascer” simbolicamente daqui alguns anos. Sincronicamente, um dos livros mais comentados e esclarecedores do período é “COMO AS DEMOCRACIAS MORREM”, dos professores Steven Levitsky e Daniel Ziblatt. Fico feliz em saber que os autores estão lançando novos livros sobre como salvar as democracias. Entretanto, novas ideologias e formas de organização coletiva poderão surgir durante os próximos anos.


  1. A FORÇA DOS COLETIVOS: É justamente quando todo esse cenário se instala que podemos, por outro lado, falar da força da colmeia, do grupo que trabalha por um bem comum. Nos últimos anos o INDIVIDUALISMO se tornou uma epidemia. Acredito que ainda podemos viver intensamente este sentimento, especialmente motivados pelo narcisismo tecnológico e as redes sociais. Além disso, o egocentrismo é uma das facetas sombrias de Plutão em Aquário. Mas, em algum momento, devemos redescobrir que “a união faz a força” e que juntos somos muito mais fortes. Para isso, vamos precisar aprender a conviver com as diferenças e respeitá-las. Por isso, apesar das provações, os direitos humanos devem dar um grande salto, nos vários lugares do mundo.


  1. GRUPOS CONSPIRATÓRIOS: Os coletivos se fortalecem, sejam eles com causas luminosas ou sombrias. Por isso, grupos interessados em teorias da conspiração, baderneiros, terroristas, misóginos, supremacistas ou monarquistas também poderão ganhar projeção, como o QAnon e os Proud Boys nos EUA ou o Reichenbürger que recentemente foi preso na Alemanha por tentativa de golpe. Valeria a pena ir mais a fundo e perceber que alguns desses grupos não se organizam aleatoriamente, mas são patrocinados por grupos de poder (Plutão). A quem interessam as conspirações e o terrorismo urbano? As alianças já não são mais nacionais, mas transnacionais. E elas poderão se tornar ainda mais poderosas.


  1. REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA: Se Aquário é o signo da ciência e da tecnologia, com a chegada de Plutão poderemos ver um avanço sem precedentes nas mais variadas áreas do conhecimento. Duas notícias surpreendentes saíram na mídia recentemente. A 1ª é sobre a criação de energia limpa a partir da FUSÃO NUCLEAR. Uma descoberta revolucionária, esperada há décadas, e que abre caminho para nos livrarmos da energia suja que polui o planeta. À partir daí, como ficariam os países do Golfo ou a Rússia, alguns dos maiores produtores de petróleo do mundo? A 2ª delas é sobre o ECTOLIFE, um projeto para a instalação de úteros artificiais, capaz de incubar 30 mil bebês de uma só vez por ano, usando biotecnologia. Já imaginaram isso funcionando na nossa futura colônia em Marte? Por outro lado, a ciência moderna prometeu vida eterna e felicidade e até hoje isso não aconteceu. O que produziu uma grande angústia na pós-modernidade. Não seria agora o momento de unirmos as ciências antigas, como a astrologia, com sua carga simbólica, arquetípica e subjetiva, às ciências modernas? 


  1. COMUNICAÇÃO CAÓTICA: Os avanços tecnológicos se farão também na comunicação. E se já estamos na Era da PÓS VERDADE e da FAKE NEWS, podemos viver tempos ainda mais caóticos, quiçá a IDADE MÍDIA, tão obscura quanto a IDADE MÉDIA. A criação de redes sociais, notícias online, dispositivos de trocas de mensagens ou deep fake chegaram tão rápido que sequer foram refletidos ou regulamentados. E isso tudo pode alcançar um patamar ainda mais crítico, gerando ainda mais ansiedade, disrupção, desatenção e ignorância. Como disse em 2015, o escritor e filósofo italiano Umberto Eco, “As redes sociais deram voz a uma legião de imbecis''. “Normalmente eles eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra que um Prêmio Nobel.” Com a entrada de Plutão em Aquário, especialmente em bom aspecto com Urano em Gêmeos a partir de 2026, podemos voltar a admirar e valorizar o conhecimento, a educação e o discernimento.


  1. VIGILÂNCIA DE DADOS: Ainda sobre tecnologia da informação, um tema bastante aquariano, outra questão se torna preocupante. Se por um lado o sistema de vigilância de dados na China, com reconhecimento facial, dispositivos integrativos, informativos e de rastreio foram efetivos durante o 1º momento da pandemia no país, por outro, os cidadãos, tal qual os melhores livros distópicos, estão sendo vigiados 24h por dia. Onde ficam os direitos individuais de liberdade e privacidade? Eis um tema que flerta com as ditaduras, por uma imposição óbvia. Mas que também é realidade nas democracias capitalistas em que oferecemos, gratuita e inocentemente, os nossos dados para qualquer dispositivo que prometa gracinhas tecnológicas a troco dos nossos dados pessoais. Segundo a autora de “A ERA DO CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA”, esta é sem dúvida uma nova fronteira de poder. E se falamos de poder sobre as massas, estamos falando de Plutão em Aquário.


  1. CRISE NO SISTEMA ONU: As Nações Unidas foram criadas no pós 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança internacionais, desenvolver relações cooperativas entre as nações e promover os direitos humanos. Mas grande parte de sua missão não foi cumprida. Nos últimos anos, eles não conseguiram impedir uma série de conflitos mundiais graves, entre eles a Guerra da Síria. Além disso, há pouquíssima transparência quanto ao uso de seus recursos financeiros. Tudo isso somado às suas inúmeras e inúteis notas de repúdio, corrupção e mordomias, pode provocar uma crise sem precedentes. O que também poderá atingir outras organizações como Cruz Vermelha Internacional ou Médicos sem Fronteiras. Fato que poderá ser a “morte e o renascimento” dos sistemas ou a criação de novos organismos. 


  1. REVOLUÇÃO SEXUAL: Plutão é o deus da morte e também da petite mort, a pequena morte, como dizem os franceses, o orgasmo no ato sexual. Portanto, morte e sexo estão lado a lado em Plutão, pois é quando estamos entre o poder e a entrega. Além disso, é de onde vêm os bebês. Por isso é das coisas mais misteriosas da vida. E onde há mistério, lá está Plutão. Aquário é um signo relacionado à história Ganímedes, o amante de Zeus. Uma das raras narrativas do amor entre iguais na mitologia. Por isso, vamos refletir muito mais sobre gênero e sexo. Afinal, Aquário é livre, independente, original, andrógino, aberto às experiências e sem preconceitos. Estamos à beira de uma verdadeira revolução muito mais ampla sobre a nossa forma de amar, gozar, ser e estar no mundo. Este é um tema que eu decidi tratar em VIDA COLETIVA, pois toda essa questão interfere em políticas públicas que vão de gênero a aborto. Que reflitamos sobre isso enquanto sociedade.


  1.  MORTE COLETIVA: Um dos assuntos mais difíceis em se tratando de Plutão em Aquário são os desencarnes em massa. Isso pode acontecer devido a revoltas populares; novas pandemias; efeitos múltiplos das Mudanças Climáticas; por guerras e conflitos armados; além do uso indiscriminado de armas de destruição em massa, entre elas as bombas sujas ou armas nucleares, que são assuntos do reino de Plutão. O último ponto foi motivo de grande preocupação em 2022, no contexto da Guerra da Ucrânia. Mas esta ameaça não está descartada. Um dos momentos mais tensos em 2023 poderá ser quando da quadratura entre Júpiter em Áries (marca de guerra) com Plutão em Aquário, no mês de Maio/23. Com Plutão em Aquário “ou a gente se reúne ou a gente se extingue”.



VIDA PESSOAL


O trânsito de Plutão em Aquário levará 21 anos. Os nativos com planetas pessoais como Sol, Lua, Ascendente, Mercúrio, Vênus ou Marte em Aquário, poderão se sentir diretamente impactados com sua passagem. O que dura no máximo 3 ou 4 anos, já que Plutão anda cerca de 2º por ano. Ou seja, as mudanças de Plutão são muito lentas, sentidas muito antes, mas sempre bastante impactantes e transformadoras. Abaixo segue uma sugestão de 10 efeitos que podem ser experienciados por pessoas com aspectos em Aquário, mas também por oposição, a pessoas com aspectos em Leão, e por quadratura em pessoas com planetas em Touro e Escorpião, os signos fixos. Pessoas com planetas em Gêmeos e Libra, os outros signos de AR, poderão ser beneficiadas positivamente pelos efeitos de Plutão em Aquário.


  1. MORTE PSÍQUICA: Pessoas com planetas pessoais em Aquário poderão se sentir diretamente impactadas pelo trânsito de Plutão, quando em angulação próxima, não durante todo o período. Os efeitos possíveis são os de morte real ou simbólica. Muitos poderão se sentir desorientados, assustados ou deprimidos devido às profundas transformações. Perdas de entes queridos, mudanças de lar, de país, de profissão, de status relacional, social ou financeiro são alguns dos efeitos possíveis. Os trânsitos de Plutão podem mudar a vida da água pro vinho. Entretanto, o final desse processo crisálida-borboleta pode ser absolutamente mágico e alquímico. Estejamos prontos para um novo EU.


  1. APOIO PSICOLÓGICO: Processos plutonianos são muito profundos, perturbadores e desgastantes. E em meio a tamanhos desafios muitos podem sofrer com Burnout, Síndrome do Pânico e especialmente Depressão. Em alguns casos graves, o sujeito pode até mesmo desejar atentar contra a própria vida, afinal está sendo chamado a morrer. Mas é preciso que se compreenda que a morte não é algo físico, material, mas psicológico, simbólico e existencial. Por isso, ajuda terapêutica é fundamental para a ressignificação desses momentos. Aliás, este é um momento riquíssimo, com sonhos reveladores e descobertas de grande riqueza psíquica e emocional. O papel do psicólogo é dar a mão ao paciente nesse processo de descida ao Hades, ao inconsciente. E o que num primeiro momento poderia parecer uma catástrofe pessoal, pode se tornar a maior aventura de autoconhecimento das nossas vidas.


  1. PODER E SUCESSO: Pluto, “o rico”, também pode nos trazer uma experiência de grande proximidade com o poder, o status, o sucesso que advém da popularidade e a notoriedade. Pessoas que estão há muitos anos lutando por um lugar ao Sol podem finalmente alcançar vitórias tremendamente transformadoras das suas realidades anteriores, mais notadamente na vida profissional e financeira, onde tais transformações se tornam mais evidentes. Se Plutão lhe oferecer essa chave de poder, esteja moralmente preparado para saber usá-la.


  1. TENTAÇÃO DE PODER: Um trânsito de Plutão, especialmente pelo Sol, Lua, Ascendente ou Meio do Céu pode representar uma experiência direta com o poder. Mas, como dizia Nicolau Maquiavel, autor de “O Príncipe”, “dê poder a um homem e descobrirá quem ele realmente é”. Maquiavel era tão expert no assunto que a palavra maquiavélico, que significa inescrupuloso, ardiloso ou pérfido, deriva de seu nome. Outra possibilidade é a ascensão ao poder de pessoas aquarianas, seja nas universidades, nas empresas, na mídia, na vida social ou na vida política. E um chefe aquariano consciente de seu papel, bem instruído e vocacionado pode ser um grande líder. Por outro lado, se mal canalizado, este trânsito pode trazer um forte senso de privilégio, superioridade e impunidade, tornando-se uma desastrosa experiência de ascensão e queda.


  1. PERVERSIDADE: Alguns tons acima do maquiavélico talvez esteja o perverso. A perversão é um desvio de comportamento, estudado pela psicanálise como uma das bases das psicopatologias, como a neurose e a psicose. O senso comum utiliza o termo para indicar uma espécie de "depravação sexual". Mas para além disso, perverso é aquele que tem prazer com o sofrimento do outro. Ele goza como superior nas relações de poder. Como em psicologia analítica falamos de “possessão arquetípica”, algumas pessoas podem demonstrar mais claramente este traço em momentos como estes. O que poderá ser experienciado nas relações de trabalho, mas principalmente nas relações amorosas. Cuidado com manipulações e experiências tóxicas.


  1. OBSESSÕES, COMPULSÕES e VÍCIOS: Plutão é um planeta que age sob a nossa psique mais profunda. E é capaz de acionar mecanismos, afetos e dinâmicas que mal conseguimos tatear. Por isso, por razões inconscientes, OBSESSÕES por pessoas, situações ou condições podem surgir, assim como as COMPULSÕES, experiências de excesso que escondem vazios profundos. E também os VÍCIOS, como a dependência de substâncias lícitas, ilícias, sexo, comida, jogo ou compras. Pessoas sensíveis que passam por trânsitos de Plutão devem buscar ajuda psicológica/psiquiátrica, pois controlar um impulso desta magnitude sem ajuda profissional é praticamente impossível.


  1. NOVAS AMIZADES: Aquário é o signo das amizades. Se os aquarianos já se tornaram mais seletivos entre 2020 e 2023 com a passagem de Saturno pelo signo de Aquário, agora, com o trânsito de Plutão, podemos não apenas nos afastar de pessoas que já não tem mais tanta sintonia conosco, mas podemos de fato matar alguns relacionamentos. E a amizade com algumas pessoas e grupos se tornarão coisa do passado. Como os aquarianos estarão em um profundo processo de mudança, obviamente que também as suas afinidades, identidades e círculos sociais também poderão se transformar. Entretanto, novos amigos e grupos podem surgir.


  1. AMOR e SEXO: Sigmund Freud sugere que todos podemos ter uma natureza bisexual. Aquário ama pessoas. Os nativos do signo são conhecidos por serem abertos, inteligentes, sem preconceito e andrógenos. É claro que todos nascemos com uma orientação sexual. Mas a experiência de Plutão passando por cima de uma Vênus (amor) ou um Marte (sexo) em Aquário, pode nos fazer refletir e mudar as nossas opiniões e opções. E sobre isso nós temos escolha. Por isso, não estão descartadas experiências exploratórias. O sexo é assunto de foro íntimo. Não devemos satisfações a ninguém. O que temos é a obrigação de nos conhecermos e buscarmos a nossa felicidade e completude, segundo os nossos valores. E desde que isso não se torne prejudicial a ninguém, aproveite esta experiência de autoconhecimento.


  1. TALENTO INDIVIDUAL: Embora Aquário seja um signo de coletividade, muitos nativos se veem misturados aos grupos, amigos e familiares. De modo que pode ser difícil encontrar a sua própria personalidade individual dentro de um coletivo. O trânsito de Plutão, que por óbvio fará oposição a Leão, signo do Ego Pessoal, sugere que olhemos para dentro de nós mesmos e descubramos o nosso traço de personalidade que é só nosso, peculiar a nós, a mais ninguém. Só você é quem é! Só você faz o que faz! Descubra o que o torna único, genial e aposte suas fichas nos seus vocações. Além disso, aprenda a fazer a diferenciação entre o ego pessoal e o ego coletivo para que você não seja mais uma vítima dos comportamentos de manada.


  1. MORTE FÍSICA: Como Plutão é Hades (nome grego antigo para o lugar e a divindade), dos submundos e dos mortos, a experiência deste trânsito pode coincidir com uma grave doença e a proximidade da morte física. Por isso, pessoas com aspectos importantes em Aquário podem ver entes queridos adoecerem e partirem. Ou mesmo os nativos podem passar por doenças e tratamentos muito penosos. Embora a morte física possa flertar conosco em ocasiões como essa, os trânsitos de Plutão não são uma sentença. Plutão, o deus dos “infernos” para os cristãos, não é o Diabo. Ele é um planeta, um deus antigo e um princípio psicológico profundo que nos conduz a experiências de grande transformação. O que Plutão quer é nos transformar! E às vezes, só a proximidade com o fim da vida nos faz descobrir talentos, habilidades, vocações e amores que até então eram desconhecidos. Plutão não entra na vida da gente para nos aniquilar deliberadamente, pelo gosto sangrento da morte. Plutão entra em nossas vidas para nos despertar a tocar o divino, tal qual o homem almeja tocar o dedo de Deus, na Capela Sistina. Se Plutão é morte e vida, o dedo do criador pode muito bem ser o dedo de Plutão. Alcance-o!



EM NOSSOS MAPAS


Em nossos mapas devemos analisar Plutão em trânsito pelo mapa natal. Como ele estará passando por Aquário, veja no seu mapa natal em que casa você tem o signo de Aquário. E lá, naquela área da vida, Plutão poderá promover uma transformação lenta e profunda.


Pessoas com Plutão passando pela casa 4, poderão viver uma revolução na vida íntima, relacionada aos pais, com mudança de lar ou país, por exemplo. Pessoas com Plutão passando pela casa 10 poderão viver um processo de mudança de carreira. Na casa 7 ou sobre a Vênus, pode ser o início de um relacionamento ou um casamento, possivelmente com uma pessoa que tem algum nível de poder, mas também pode significar o início de uma relação tóxica com um companheiro(a) manipulador(a). Se Plutão estiver passando pela casa 5 ou em conjunção com a Lua, pode significar aborto. Mas por outro lado, mulheres que estão tentando a maternidade há muitos anos podem ter resultados positivamente surpreendentes.


Como Plutão tem um impacto tremendo sobre nossas vidas, seria superficial analisá-lo separadamente. Por isso, se faz necessária a análise dos Mapas Natal e de Trânsito planetário para compreendermos toda a narrativa da vida neste momento, com todas as suas complexidades. Para consultas personalizadas, favor entrar em contato pelo e-mail aastrologa@gmail.com .



NA VIDA DOS FAMOSOS


Abaixo segue o nome de algumas celebridades do signo de Aquário que podem ganhar destaque ou viver uma profunda transformação nos próximos tempos. E observando a vida de algumas pessoas públicas, podemos aprender como os trânsitos de Plutão podem impactar certas pessoas.

Felipe Neto, Sandy, Sabrina Sato, Isis Valverde, Fernando Haddad, Marina Silva, Neymar Jr., Leandro Karnal, Gabriela Prioli, Cristiano Ronaldo, Oprah Winfrey, Christian Bale, Shakira, Justin Timberlake, Ed Sheeran, Jennifer Aniston e Michael Bloomberg.



ERA DE AQUÁRIO?


Muitas pessoas estão associando a entrada de Plutão em Aquário com o início da Era de Aquário. Mas isso não condiz com a realidade. As Eras Astrológicas duram cerca de 2 mil anos. E a Era de Peixes coincide com o início do Cristianismo, ou seja, cerca de 200 anos após o nascimento de Jesus. E embora estejamos no fim da Era de Peixes, a transição entre Eras é algo muito lento. De modo que estamos num vagaroso momento de transição. Quando começa uma Era e quando termina outra é algo que ainda pode durar algo em torno de 2 séculos.



CALENDÁRIO 


Plutão em Aquário: 23/Mar/23 a 19/Jan/44

23/Mar/23 a 11/Jun/23: Plutão em Aquário de 0º a 0º1 - PERÍODO DE 2023

02/Maio/23 a 11/Jun/23: Plutão Retrógrado em Aquário 0º1 a 0º

11/Jun/23 a 10/Out/23: Plutão Retrógrado em Capricórnio 29º 59 a 27º54

10/Out/23 a 21/Jan/24: Plutão Direto em Capricórnio 27º 54 a 29º 59

21/Jan/24 a 02/Mai/24: Plutão Direto em Aquário 0º a 2º6

02/Mai/24 a 01/Set/24:Plutão Retrógrado em Aquário de 2º6 a 0º

01/Set/24 a 11/Out/24: Plutão Retrógrado em Capricórnio 29º 59 a 29º39

11/Out/24 a 19/Nov/24: Plutão Direto em Capricórnio 29º39’ a 29º59

20/Nov/24 a 04/Mai/25: Plutão Direto em Aquário 0º a 3º49 - ENTRA DE VEZ

04/Mai/25 a 13/Out/25: Plutão Retrógrado em Aquário 3º49 a 1º25

09/Mar/43 a 02/Set/43: Plutão entra em Peixes 0º a 1º20

02/Set/43 a 19/Jan/44: Plutão de volta em Aquário 29º59 a 29º4

19/Jan/44: Último dia de Plutão em Aquário

19/Jan/44: Plutão entra de vez em Peixes



ENCONTROS MAIS IMPORTANTES


Abaixo selecionei alguns dos encontros de Plutão com outros planetas que julgo serem os mais importantes para os próximos anos. 


  1. Júpiter em Áries em quadratura com Plutão em Aquário: Maio/2023: Grande tensão especialmente entre 10 e 25/Maio/23. Isso pode acarretar em conflitos, guerras, ataques nucleares e mortes em massa, também atribuídas às Mudanças Climáticas.

  2. Urano em Gêmeos em trígono com Plutão em Aquário: 2026: Esta aliança entre os planetas nos signos de AR pode ser bastante produtiva, promovendo grandes e rápidos avanços tecnológicos, sociais e econômicos, além de contatos com outras civilizações.

  3. Netuno em Áries em sextil com Plutão em Aquário: 2026: Momento de mudanças favoráveis para a mentalidade psíquica coletiva e o desenvolvimento das artes e da ciência do futuro.

  4. Saturno em Touro em quadratura com Plutão em Aquário: 2029: Encontro penoso para os nativos de Aquário, para as finanças, o trabalho e a agricultura. Podendo ser sinônimo de fome e desemprego, devido a avanços tecnológicos e o emprego de robôs, como explica Yuval Harari.

  5. Júpiter conjunto a Plutão em Aquário: 2032 e 2033: O período final de Plutão em Aquário poderá ganhar grande velocidade em se tratando de transformações sociais e tecnológicas. O final do trânsito de Plutão por Aquário poderá trazer mudanças ainda mais rápidas que em seu início.



PLUTÃO NOS SIGNOS NOS ÚLTIMOS SÉCULOS


Abaixo seguem acontecimentos históricos tremendamente transformadores em se tratando da passagem de Plutão pelos signos e seus conteúdos simbólicos. Óbvio que muitos acontecimentos ficaram de fora. Salientei aqueles que se tornaram mais arquetípicos e populares.


Plutão em Sagitário (1748 a 1762):14 anos | 1755: Terremoto em Lisboa, início da Revolução Industrial (1750 a 1840)


Plutão em Capricórnio (1762 a 1778): 16 anos | Declaração de Independência dos EUA em 1776. Maior período da Revolução Industrial (1760 a 1840). E na penúltima vez em que Plutão esteve em Capricórnio, Martinho Lutero publicou as 95 teses dando início à Reforma Protestante em 1517.


Plutão em Aquário (1778 a 1798): 20 anos | Na última passagem de Plutão por Aquário aconteceu nada menos que a REVOLUÇÃO FRANCESA de 1789 a 1799. E na penúltima vez em que Plutão passou por este signo o matemático e astrônomo, Nicolau Copérnico, publicou a TEORIA HELIOCÊNTRICA, de que o Sol era o centro do universo e não a Terra em 1543. Uma das descobertas científicas mais importantes e revolucionárias de todos os tempos. Dando início à REVOLUÇÃO CIENTÍFICA.

A antepenúltima vez em que Plutão passou por Aquário ocorreu o início do RENASCIMENTO, que se estendeu de 1300 a 1500, os anos Trecento, Quattrocento e Cinquecento


*A Astrologia, como sistema de pensamento, é uma “arte” aquariana, ao mesmo tempo uma ciência antiga, portanto simbólica, arquetípica e subjetiva, diferentemente das ciências modernas que partem do pressuposto da predição, controle e reprodução de resultados objetivos.


Plutão em Peixes (1799 a 1824): 25 anos | Fuga da família Real para o Brasil e o fim do comércio de escravos pelos britânicos em 1807. E a independência do Brasil em 1822.


Plutão em Áries (1824 a 1852): 28 anos | Primeira constituição brasileira em 1824. Na penúltima vez em que Plutão esteve em Áries, Galileu Galilei fundou a ciência moderna, a partir de 1600.


Plutão em Touro (1852 a 1884): 32 anos | No 1º signo de terra foi Terremoto nos Açores e a fundação de várias vilas e cidades.


Plutão em Gêmeos (1884 a 1912): 28 anos | No período acontecem profundas transformações no  mundo. Entre elas a Conferência de Berlim que reuniu boa parte da Europa para fatiar, colonizar e regulamentar o comércio no continente africano. As transformações sociais deste tempo também promoveram o início do mesmerismo, do espiritismo, com a fundação da Federação Espírita Brasileira. Além de ser o começo dos estudos sobre a psique humana e a linguagem do inconsciente, com o início da Psicanálise e o lançamento da primeira obra de Sigmund Freud, “Interpretação dos Sonhos” em 1900. Para fechar o período, houve o naufrágio do Titanic em 1912. Abolição da escravatura no Brasil 1888.


Plutão em Câncer (1912 a 1939): 27 anos | O período foi marcado pelo começo das duas grandes guerras mundiais, com a morte de milhares de pessoas e a "invenção" de novas nações. O signo do nascimento e do lar, descobriu com Plutão que a morte (física ou simbólica das coisas) poderia mudar o eixo do planeta, culminando com o início de um novo mapa geopolítico do mundo como o conhecemos hoje. Revolução Russa (1917). Gripe Espanhola (1918 a 1920).

Na penúltima vez em que Plutão esteve em Câncer houve o início do ILUMINISMO (1685 a 1815)


Plutão em Leão (1939 e 1957): 18 anos | Plutão transitou por Leão, signo do ego e da vaidade, com a "eleição" inconsciente de tiranos como Hitler e Mussolini, representantes de uma massa reprimida e desejosa de poder. Uma reação típica aos efeitos nefastos de Plutão no sensível e vulnerável signo de Câncer. Oposto a Aquário, Plutão em Leão representou o fascismo e o nazismo que acabaria por finalizar o mapa do mundo moderno.

Na penúltima vez em que Plutão deu-se o fim da Idade Média com a conquista de CONSTANTINOPLA pelos otomanos em 1453. 


Plutão em Virgem (1956 a 1972): 16 anos |  Em Virgem, signo de natureza,  saúde e trabalho, Plutão transformou as leis trabalhistas, repensou a medicina, trouxe os tratamentos chamados alternativos e uma nova consciência, com a popularização de novas práticas físicas, como a yoga e de dietas mais conscientes, como o vegetarianismo ou o veganismo. Além da criação da pílula anticoncepcional que revolucionou a relação da mulher com a maternidade.


Plutão em Libra (1971 e 1984): 13 anos | No signo dos relacionamentos, Plutão ressignificou o amor, as formas de amar, popularizou os divórcios e disseminou o uso da pílula anticoncepcional criada em com Plutão em Virgem criando uma verdadeira revolução na maneira de encarar os relacionamentos e a procriação. Revolução Islâmica (1979), 


Plutão em Escorpião (1983 a 1995): 12 anos | Em Escorpião, sua morada originária, Plutão reviveu a sexualidade, o psiquismo, a violência, e a morte com a descoberta da AIDS, uma doença tipicamente plutoniana (oculta e transmitida via relação sexual). 


Plutão em Sagitário (1995 e 2008): 13 anos | No signo que as leis, os religiosos e os filósofos, Plutão expôs a pedofilia na Igreja Católica. Em se tratando do estrangeiro, Plutão revolucionou as distâncias, com viagens mais rápidas e acessíveis à população. Estes anos também marcaram o fortalecimento de novas religiões, crenças e seitas, passando por grupos fanáticos a levantar o nome de Deus para justificar suas ações da Al-Qaeda (1988), à Igreja Universal (1977).


Plutão em Capricórnio (2008 a 2024): 16 anos | Quando da entrada de Plutão em Capricórnio, signo de economia e status quo, vimos a bolha imobiliária nos EUA gerando uma grave crise econômica mundial, especialmente na Europa e nos EUA, provocando desemprego em grande escala, deflagrando conflitos e a quedas de governos. Seu momento mais marcante foi quando da união com Saturno e Júpiter, a partir de 2020, com a Pandemia de Covid-19 e o último grande golpe do ciclo que desestabilizou novamente os mercados, além de provocar milhares de mortes quando da união dos conhecidos “planetas maléficos” (Plutão e Saturno). Um último episódio significativo em se tratando de desestabilização financeira mundial se dá pela Guerra na Ucrânia. E com uma forte recessão mundial Plutão em Capricórnio entrega a Plutão em Aquário a chave para revoluções populares e a desestabilização da sociedade e um possível nascimento de outros modos de viver em coletivo por meio de novos modelos políticos (Aquário).


Plutão em Aquário (2023 a 2044): 21 anos | A viver…



ENFIM…


Embora este seja um movimento que fale sobre os próximos 21 anos, não tenho a pretensão de falar sobre todo o período, muito menos revelar o futuro. Meu trabalho não é baseado em futurologia, mas na disposição de informações históricas, astrológicas, mitológicas, psicológicas e culturais que nos permitam compreender os ciclos por vir, diante de um exercício criativo. Ao longo das próximas 2 décadas eu falarei exaustivamente sobre este tema. É ao longo da vida que vamos compreendendo-a. 


Se este estudo te ajudou a compreender melhor o que pode estar no nosso horizonte daqui pra frente, compartilhe, tal qual Aquário, de forma fraterna e coletiva, com os seus amigos! 


Que consigamos desenvolver a solidariedade, tão vital para o que virá. E que aprendamos a aguentar uns aos outros! 


Apesar de todas as nossas dificuldades, ainda acredito num mundo de gente fina, elegante e sincera. Com mais habilidade pra dizer sim, do que não!



OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Obs 1) A arte de Plutão em Aquário é um trabalho em parceria com o canal Arte @Piter101. Aproveite para visitar o canal e assistir ao vídeo de produção com o passo a passo da arte digital.

Obs 2) Este conteúdo faz sentido pra você? Então COMPARTILHE com os seus amigos!

 Obs 3) São 3 os vídeos de PREVISÕES 2023: Júpiter em Áries, Saturno em Peixes e Plutão em Aquário. Se você ainda não assistiu aos outros conteúdos, assista!




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ASTROLOGIA E MITOLOGIA:

D.MARCH, Marion e MCEVERS, Joan. Curso Básico de Astrologia - Princípios Fundamentais. Ed. Pensamento, 1976

COSTA RIBEIRO, Anna Maria. Conhecimento da Astrologia - Manual Completo. Ed. Imperial Novo Milênio, 2008

MATTOS, Márcia e BUENO, Ciça. Síndromes de Plutão. Ed Ágora, 2007

ARROYO, Stephen. Astrologia, Karma e Transformação . Ed. Portas do Conhecimento, 1999

RUDHYAR, Dane. Astrologia da personalidade. Ed. Pensamento, 1989

TOWNLEY, John. Ciclos astrológicos e períodos de crise. Ed. Pensamento, 1977

GUTTMAN, Ariel e JOHNSON, Kenneth. Astrologia e Mitologia - Seus arquétipos e linguagem dos símbolos. Ed. Madras, 2005

CUNNINGHAM, Donna. Plutão no seu mapa astrológico. Ed. Pensamento, 1986

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Ed. Vozes, 2012. Vol I a III.

BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário Mítico-Etimológico. Ed. Vozes, 2014

MARTÍNEZ, Constantino Falcón e GALIANO, Emilio Fernández. Dicionário de mitologia clássica. Ed. Presença, 1997


PSICOLOGIA:

JUNG, C.G. Fundamentos da Psicologia Analítica. Ed. Vozes, 1972

JUNG, C.G. Psicologia do inconsciente. Ed. Vozes, 2012

JUNG, C.G. O eu e o inconsciente. Ed. Vozes, 2014

JUNG, C.G. A natureza da psique. Ed. Vozes, 2012

JUNG, C.G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Ed. Vozes, 2014

JUNG, C.G. Os arquétipos do inconsciente. Ed. Vozes, 2014

JUNG, C.G. Psicologia e alquimia. Ed. Vozes, 2011

JUNG, C.G. Presente e Futuro. Ed. Vozes 2020

JUNG, C.G. Aspectos do drama contemporâneo. Ed. Vozes, 2021

JUNG, C.G. Sobre sentimentos e sombra. Ed. Vozes, 2014

JUNG, C.G. Jung and Astrology. Ed. Routledge, 2018

VON FRANZ, Marie-Louise. Alquimia e imaginação ativa - Estudos integrativos sobre imagens do inconsciente, sua personificação e cura. Ed. Cultrix, 2022

ZWEIG, Connie e ABRAMS, Jeremiah. Ao encontro da sombra - O potencial oculto do lado escuro da natureza humana. Ed. Cultrix, 1994


ATUALIDADES:

VOVELLE, Michael. A Revolução Francesa 1789-1799 . Unesp, 2012 

NIXEY, Catherine. A chegada das trevas - Como os cristão destruíram o mundo clássico. Ed. Desassossego, 2018

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. Ed. Companhia das Letras, 2018

TEITELBAUM, Benjamin R. Guerra pela eternidade - O retorno do Tradicionalismo e a ascensão da direita populista. Ed. Unicamp, 2020

LEVITSKY, Steven e ZIBLATT, Daniel. Como morrem as democracias. Ed. Zahar, 2018

ZUBOFF, Shoshana. A Era do capitalismo de vigilância. Ed. Intrínseca, 2019

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Ed. Companhia das Letras, 2020

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Ed. Companhia das Letras, 2020

BBC: Por que se chamam de direita e esquerda os campos opostos na politica?

https://www.bbc.com/portuguese/geral-55979311


Aline Maccari   

Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana



Diário da Astróloga: 28/Dez/22: A Revolução está a caminho. Uma das grandes marcas astrológicas de 2023 será a entrada de Plutão em Aquário. Neste vídeo completo, eu explico a mitologia do planeta, a simbologia do signo e falo sobre o quê podemos esperar deste trânsito para nossas vidas pessoal e coletiva. Um vídeo importantíssimo para todos nós. "Ou a gente se reúne ou a gente se estingue! " Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana

O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝

YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 

 

CRÉDITOS / CREDITS: A arte de PLUTÃO EM AQUÁRIO é de autoria do parceiro PITER 101. Nas redes: YouTube: @piter101 | Instagram: @piter101_ | Acesse o canal do YouTube e veja como foi feita digitalmente toda a arte gráfica de PLUTÃO EM AQUÁRIO especialmente para "A Astróloga".

DIREITOS AUTORAIS: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição judicial. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

TAGS: #AlineMaccari #Astrologia #Astróloga #Astrology #Astrologer #NatalChart #MapaAstral #Signo #Zodíaco #Mitologia #Psicologia  #CarlJung #Autoconhecimento #CéudaSemana #Previsãoastrológica | #2023 #Perspectivas2023 #Previsão2023 #Previsões2023 #Previsãosignos #AnoNovo #Reveillon #JúpiteremÁries #JúpiteremTouro #SaturnoemPeixes #PlutãoemAquário #Eclipses2023 #ArteDigital #Futuro #MudançasClimáticas 



Postagens mais visitadas