terça-feira, 28 de abril de 2020

Dissonância Cognitiva

Diário da Astróloga: 28.04.20 | Mercúrio que entrou ontem em Touro forma aspecto tenso com Saturno em Aquário entre hoje e amanhã. Há divergências, teimosias, diálogos conflitantes em todas as esferas. A parte boa deste conflito é que o sério e maduro Saturno é quem cobrará comprometimento e verdade do menino Mercúrio. Pois que vença a razão!

E por falar em adultos e crianças... a Lua estará em Câncer entre hoje e amanhã. E neste signo certamente nos voltaremos para os assuntos íntimos e domésticos. Por isso a necessidade de termos cuidados especiais com as crianças. 
Engane-se quem pensa que elas não estejam a par do que está acontecendo neste momento. Se "brincar", elas explicam melhor sobre esses tempos de quarentena que os seus pais. As crianças são muito sensíveis e percebem TUDO ao seu redor. Quando pequenos, antes de sermos castrados pela sociedade e a escola, nossos corpos são um aparelho completo e inteiramente entregue às experiências do aprendizado. De forma que nossa aparelhagem física e psíquica está totalmente aberta, como uma grande antena a captar e traduzir o ambiente. E apesar de estarmos vivendo um momento muito produtivo para a família em casa, onde o sonho infantil de ver todos reunidos finalmente se realiza, a quarentena também revela atritos domésticos. As crianças obviamente apreendem a realidade ao seu redor por meio de explicações lógicas, mas a sua capacidade de absorver informações emocionais, imagens, sensações, alegrias, frustrações, medos e não-ditos é impressionante. Portanto, tenhamos cuidado com o descompasso entre o quê dizemos a elas e o quê fazemos com elas ou diante delas. Elas podem ouvir que está tudo OK, mas no seu íntimo sabem  quando as coisas vão bem ou não. Se a mãe está chateada, se o pai está alterado, se eles estão brigando, se há divergências no lar... elas percebem tudo. Por isso é muito importante estarmos atentos para a casa não se tornar palco de dissonâncias cognitivas. 
A dissonância cognitiva pode acontecer em qualquer ambiente, em qualquer idade. No governo, no trabalho, nas relações amorosas... é comum percebermos, geralmente inconscientemente, que uma cena ou pessoa diz algo, mas comporta-se na contramão daquilo que prega. Essa desproporção desagradável à psique, como uma incoerência, provoca um curto no aparelho psíquico que nos faz duvidar se estamos de fato vendo, vivendo e sentido o que estamos experienciando. E à medida em que a dissonância cognitiva se torna cada vez mais comum no ambiente, começamos a duvidar de nós mesmos, de nossa capacidade de discernir, julgar e até sentir. Se para os adultos isso é algo nocivo, imagine para as crianças!? É por isso que devemos ser coerentes com o que falamos e fazemos. Evite discussões na frente dos pequenos. Evite também climão perto deles. Seja coerente e justo com as crianças. E se for necessário ter discussões em casa, tente poupá-las, mas não enganá-las. 
Adultos perversos ou narcisistas se utilizam com frequência desta técnica de controle psicológico. E isso faz parte de um comportamento abusivo que gera sequelas. Estejamos atentos para percebermos o que está além do óbvio, inclusive para vivermos relações mais sadias, honestas, seguras e baseadas na confiança. Crianças mais estruturadas certamente se tornarão adultos mais felizes.
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana

A Lua em Câncer dos próximos dias nos faz lembrar do passado, da infância, das crianças e mesmo da menina ou do menino que existe dentro de nós. Em oposição a Plutão em Capricórnio, se faz necessária a reflexão sobre Relacionamentos Abusivos. E dentro desta perspectiva a Dissonância Cognitiva pode ser algo muito perverso principalmente contra as crianças. Especialmente em se tratando da quarentena pelo Coronavírus, nesse processo de confinamento, precisamos agir de modo coerente e cristalino com as crianças para evitarmos curtos circuitos emocionais. A persistência deste padrão pode inclusive prejudicar a autoconfiança dos pequenos em si mesmos. Hoje eu resolvi começar a falar de Relacionamentos Abusivos e suas várias modalidades. Gostaria de saber se este é um assunto que interessa a vocês. Se sim, darei continuidade a outras publicações sobre o tema. Espero o feedback de vcxs! Um ótimo dia a todos! Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana

Nos vemos no canal da Astróloga no Youtube. 
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa

CRÉDITOS: A Astróloga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #mensagem #coronavírus #covid19  #pandemia #quarentena #plutãoretrógrado  #depressão#sofrimento #trauma #traumapsicológico #narcisismo #narcisista #relacionamentoabusivo #abuso #perverso #perversão #psicologiainfantil #saúdemental 
*Assim na Terra como no Céu! A astrologia faz todo o sentido por que microcosmos e macrocosmos tem uma relação íntima entre si. O que acontece entre os astros, repercute simbolicamente em nossas vidas, todos os dias. Essa "psicologia antiga" funciona como uma verdadeira bússola nos orientando na nossa jornada. Para entender melhor a si mesmo entre em contato com A Astróloga pelo e-mail aastrologa@gmail.com  

Postagens mais visitadas