quinta-feira, 19 de março de 2020

Saturno em Aquário: Somos Um

Mudanças no Céu, mudanças na Terra! No dia 21 de março, juntamente com o Equinócio da Primavera (no Hemisfério Norte), teremos o ingresso do Sol em Áries, o Ano Novo Astrológico e a entrada de Saturno em Aquário.
Ou seja, esta é mais uma das datas de GRANDE significado neste ano de 2020. Precisamente sobre Saturno, este é um movimento de relevância geracional que acontece a cada três anos em média. E entender a carga arquetípica deste movimento pode nos ajudar não apenas a compreender os novos rumos que o mundo poderá tomar daqui para frente, como os rumos que nossas vidas pessoais poderão seguir. Mas, para termos uma ideia mais clara dos seus significados, precisamos antes compreender quem é Saturno, Aquário, o que aconteceu nos ciclos anteriores e o que poderá acontecer daqui para frente.

SATURNO é o deus da restrição, da castração, da maturidade, da responsabilidade, da estruturação. Todas as vezes que ele passa por um signo ele atua sobre seus temas principais. De maneira geral Saturno ensina, cobra, pede resultados, nos exige sobriedade, disciplina e compromisso. Geralmente os ciclos de Saturno são os mais temidos, pois suas exigências são muitas, mas suas lições são norteadoras. Conhecido pelos antigos como um planeta maléfico, Saturno carrega esta pecha pois é o velho que carrega a foice e portanto tem uma estreita relação com a sabedoria, a autoridade, a idade avançada e a morte, real ou simbólica. Mas, em Aquário ele pode ser menos temido que em outros signos, uma vez que Saturno é o regente antigo deste signo e portanto ele estará em casa.

AQUÁRIO é o terceiro signo do elemento AR e remente às ideias, as conexões, as pontes entre o céu e a Terra, a criatividade, a liberdade, a intelectualidade, a democracia, a política, a revolução, a ciência, a tecnologia, os sistemas de pensamento, a vida comunitária, colaborativa, humanitária, solidária e futurista. Enquanto LEÃO é o ego pessoal, AQUÁRIO é o ego coletivo. Enquanto LEÃO é o EU, AQUÁRIO é o NÓS. É por isso que a passagem de Saturno por Aquário pode trazer mudanças positivas para o grande desafio atual que estamos enfrentando, com a pandemia de Coronavírus e as crises financeira e política.

NA HISTÓRIA...
Saturno passou por Aquário no começo dos anos 1990 e também no início da década de 60. Seu ciclo é de cerca de 29 a 30 anos. E suas passagens representam ciclos de amadurecimento. A última vez em que Saturno esteve nesta posição foi no começo dos anos 90. No Brasil vimos o Impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello, com os "Caras Pintadas" ocupando as ruas. O que demonstrou um desejo coletivo tomando corpo e exigindo democracia. Neste mesmo período criou-se a União Européia, o marco principal da globalização, projeto que uniu diferentes culturas e economias, sendo o bloco mais importante do mundo. 
Ainda mais distante, no começo dos anos 60, Saturno em Aquário esteve na construção de Brasília, um imenso projeto de integração nacional, futurista como pede Aquário, de concreto e chumbo como pede Saturno. Em breve a capital fará aniversário e nós comemoraremos esta sexagenária. Com ela vimos da força dos candangos, ao modernismo admirável de Oscar Niemeyer.
Nos anos 60, assistimos também parte da segunda onda do movimento feminista, a descoberta do jovem enquanto sujeito de voz, a primeira transmissão da TV Tupi no país, o desenho animado dos Jetsons sugerindo como seria o futuro, as primeiras músicas do andrógeno David Bowie e as primeiras notas nos sintetizadores de onde explodiria a música eletrônica.

SATURNO EM AQUÁRIO
Estando "em casa", Saturno não deve brigar com Aquário, mas dialogar com ele. De modo que Saturno deve muito mais ajudar a concretizar os planos do signo do coletivo que puni-lo. Mas nem por isso deverá ser menos exigente e às vezes castrador, antes de ser organizador.
Com Saturno em Aquário o pensamento estará mais no grupo que no indivíduo. Por isso podemos imaginar a abertura de espaços para diálogos e debates mais democráticos, o incentivo a fraternidades e coletivos de trabalho e moradia. Podemos imaginar reestruturações nos espaços urbanos, na arquitetura, no design, na moda... Os avanço científico, tecnológico e o patrocínio à pesquisa tomarão novo fôlego, com o surgimento de novos medicamentos, vacinas e tratamentos. Este mesmo aperfeiçoamento poderá ser visto nos meios de comunicação, nos dispositivos, apps e nas suas difusões enquanto mecanismos que nos conectam globalmente, de maneira horizontal mas também vertical. E até um nova maneira de usarmos as nossas redes sociais. Aliás, regras mais claras e democráticas para o uso destas tecnologias também poderão ser vistas sob tal regência. As informações de bilhões de pessoas não deverão ficar nas mãos de meia dúzia de bilionários.
Sobre a globalização, curioso imaginarmos que ela tenha tido um ciclo de vida saturnino. E em pleno 2020, cerca de 30 anos depois, a ideia de dissolução de fronteiras tem caminhado no sentido oposto, a do auto isolamento. Devido à conjunção dos planetas em Capricórnio o nacionalismo e o isolacionismo têm imperado e fala-se até em deglobalização. Mas com a pandemia de Coronavírus e a necessidade de cooperação entre os países, esta ideia poderá ser reavaliada.

Junto com Plutão, Saturno em Capricórnio (dez.2017 a mar.2020) trouxe o autoritarismo, o nacionalismo e o conservadorismo. Mas no próximo ciclo, o que Saturno construiu em Capricórnio, será derrubado e reconstruído em Aquário, sob os valores aquarianos. Como a vida é cíclica, há a possibilidade de haver um novo fôlego democrático e as pessoas mobilizarem-se novamente em nome de uma reorganização política ou mesmo a divisão do poder em grupos menores. Quem sabe até a separação e a independência de algumas nações. A questão é que com a grande conjunção em Capricórnio, o Coronavírus e a recessão que marcam 2020, o pensar político, econômico e social deve tomar contornos tão imprevisíveis que nem o mais inspirado dos astrólogos poderá imaginar.
No fundo, o que espera-se com Saturno em Aquário é uma nova maneira estruturada de pensar o mundo, quem sabe novas teorias, inovadoras, inclusivas, levando em consideração as diferenças, de maneira coletiva e tecnológica, e mesmo em última instância, uma NOVA ORDEM SOCIAL. Se já estamos sentido cheiro disso tudo o ar é sem dúvida devido a Saturno prestes a chegar.

CALENDÁRIO
Saturno entra em Aquário no dia 21.03.20 e fica no signo até 01.07.20. Este período, de cerca de três meses, é apenas o início do que ele deve fazer de fato quando ingressar em Aquário definitivamente em 2021. No dia 01.07.20 ele volta em movimento retrógrado para Capricórnio, ficando durante cinco meses, onde tem as últimas questões a acertar neste signo. E finalmente em 17.12.20 ele entra em Aquário e fica de vez até 07.03.23. Finalmente serão cerca de três anos onde esperam-se grandes mudanças e reestruturações com Saturno no signo do aguadeiro.
O que Saturno em Aquário deverá mostrar é que já não existe mais espaço para "velhidades". O que o mundo precisa é de novidades, para TODOS NÓS!
Aline Maccari
19.03.20
*Na arte que acompanha este texto, temos um grupo de estudantes de arquitetura exibindo o quanto a varanda Bauhaus, que se popularizou naqueles anos, pode ser sólida. Achei interessante imaginar a varanda como palco típico de "Saturno em Aquário" para manifestações populares, desde cenário para cantorias coletivas na Itália aos panelaços na América do Sul em pleno 2020 com as quarentenas.

 



CRÉDITO:
#astrologia #astróloga #mapaastral #céudodia #previsão #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #epidemia #coronavírus #covid19 #economiamundial #pandemia #quarentena #anonovoastrológico #equinóciodaprimavera #saturnoemaquário  #democracia #futuro #tecnologia #coletivo #caos #transformação #evolução 

____________________
*Assim na Terra como no Céu! A astrologia faz todo o sentido por que microcosmos e macrocosmos tem uma relação íntima entre si. O que acontece entre os astros, repercute simbolicamente em nossas vidas, todos os dias. Essa "psicologia antiga" funciona como uma verdadeira bússola nos orientando na nossa jornada. Para entender melhor a si mesmo entre em contato com A Astróloga pelo e-mail aastrologa@gmail.com  



Postagens mais visitadas