quinta-feira, 12 de março de 2020

Coronavírus, Pandemia e Pânico


Diário da Astróloga: 12. 03.20 | E então decretamos alerta máximo no planeta Terra! A pandemia do novo Coronavírus, o Covid-19, estabelecida ontem pela OMS chega tarde para alguns. O anúncio já era esperado há mais de uma semana.
A decisão a partir de agora deve facilitar procedimentos e liberações e verbas, universalizando protocolos com o objetivo de salvar o planeta.
Para a astrologia, um período alertado há meses e aguardado para estes dias. No céu, quatro planetas em Capricórnio, desde 17.02.20, anunciavam o momento. No "signo do bode" estão atualmente Marte, Júpiter, Saturno e Plutão. 
PANDEMIA vem do grego "pandemías". Pan significa "todo" e demos "povo". De modo que "todo o povo" se afeta por ela.
Para a mitologia, PANDEMIA tem o mesmo radical de PÂNICO. De modo que PÃ e PAN  teriam o mesmo significado, segundo o professor Junito Brandão. PÃ, deus dos pastores e rebanhos, originário do período helênico, é um "deus de todos", porque atravessou os tempos antigos, extrapolando inclusive as fronteiras do mundo grego. Ora filho de Zeus, ora filho de Hermes, Pã foi levado ainda muito jovem para o Olimpo. Zoomórfico, meio homem, meio bode e de chifres, o jovem divertido, musical e libidinoso trouxe graça aos deuses. Por isso, mais uma vez, tornou-se o "deus de todos", o Pã. Protetor da natureza e das suas forças primitivas, o deus animalesco, de fortíssimo ímpeto sexual era amigo de Dionísio (Bacco) e tinha participação em seus rituais de êxtase. Posteriormente, a Igreja Católica se apropriou de sua imagem e seus instintos para construir a figura maldosa do demônio como nós a conhecemos até hoje. 
PÂNICO e CAPRICÓRNIO
Um PÃ reprimido se vinga, gerando PÂNICO! Como o jovem sátiro é o deus dos pastos e rebanhos ele é sem dúvida uma das narrativas mitológicas referentes ao signo do bode: Capricórnio. De modo que com quatro planetas atualmente em Capricórnio não é nada difícil imaginar que PÃ, o PÂNICO ou uma PANDEMIA se instalem. A sensação de PÂNICO generalizado "é o sentimento de presença de uma divindade que perturba o espírito e enlouquece os sentidos". Filósofos neoplatônicos e cristãos afirmam que PÃ foi a síntese do PAGANISMO. E que a morte do GRANDE PÃ com o advento do monoteísmo pode ser interpretada como a síntese da morte do mundo antigo, o fim do mundo dos deuses e das narrativas mitológicas e suas verdades profundas. A morte de PÃ representa desta forma o fim de um ordem como nós a conhecemos.
Numa leitura psicológica profunda, talvez pudéssemos interpretar este momento que o mundo atravessa hoje como um retorno de PÃ. O mesmo PÃ que nos aterroriza e promete novas ordens sociais. Por isso um sentimento generalizado de medo. Mas, o ápice desta sensação pode ainda estar por vir. De 17 a 21.03.20 teremos não quatro, mas cinco planetas em Capricórnio, além do início do ano novo astrológico com o Equinócio da Primavera e a entrada do Sol em Áries. De modo que podemos esperar um agravamento da situação que estamos vivendo coletivamente. De acordo com a psicologia profunda de Carl Jung este é um momento de possessão arquetípica coletiva e portanto incontrolável. Por enquanto a única atitude que podemos tomar é nos conscientizarmos de sua presença entre nós. Mas uma coisa é fato: o retorno de Pã anuncia o fim das estruturas, instituições e a chegada de novas ordens sociais. Individualmente, em cada um de nós, ele simboliza o fim das nossas estruturas pessoais e psíquicas, nos fazendo repensar a importância da natureza, da nossa natureza interior, da nossa parte animal e primitiva. Esta PANDEMIA que dissemina o PÂNICO de PÃ "para todos", certamente nos fará outros!
Aline Maccari



Alerta máximo no planeta Terra! OMS decreta Pandemia mundial do Coronavírus. Pandemia e Pânico tem a mesma origem. O que será que o deus Pã tem a nos dizer? E a situação ainda pode piorar. Uma narrativa com sentido pode ajudar!
Aline Maccari

Nos vemos no canal da Astróloga no Youtube. 
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa


Crédito: A Astróloga
#astrologia #astróloga #aastrologa  #mapaastra #céudodia #previsão #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung#jung #destino #autoconhecimento #frase #mensagem #epidemia #coronavírus
 #covid19 #bolsadevalores #economiamundial #pã #pan #pânico #pandemia #medo #terror #desemprego #depressão #recessão 
____________________
*Assim na Terra como no Céu! A astrologia faz todo o sentido por que microcosmos e macrocosmos tem uma relação íntima entre si. O que acontece entre os astros, repercute simbolicamente em nossas vidas, todos os dias. Essa "psicologia antiga" funciona como uma verdadeira bússola nos orientando na nossa jornada. Para entender melhor a si mesmo entre em contato com A Astróloga pelo e-mail aastrologa@gmail.com  


Postagens mais visitadas