segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Libra! Você vale muito mais querida!

Ano passado quando fui à África e conheci Guiné Conacry. Foram dez dias, mas ainda que tivesse gasto apenas uma hora na capital já teria entendido a dinâmica econômica que se processa no lugar. Dezenas de vagões de trem cortam o litoral levando toda a riqueza mineral do país para milhas e milhas dali. A bauxita, matéria prima do alumínio, utilizado para fazer absolutamente tudo, de talheres a carros, vai direito para França, Bélgica ou Inglaterra. Os gringos compram o que há de mais valioso no país a preço de banana e agregam valor ao produto em casa.
Ou seja, país "em desenvolvimento" é uma expressão muito diplomática para aqueles que nunca vão sair do antigo "terceiro mundo", quiçá "quarto", quintal do planeta. Quem vende as riquezas da sua terra a preço de nada não sabe seu valor ou não pensa no futuro. E a ganância e o imediatismo se tornam a bigorna que não deixa a nação ir para frente. No céu de hoje a Lua em Touro fala de nossos valores e riquezas.
Campo de Libra: A maior reserva de petróleo já descoberta no país. 
Nesta segunda-feira vamos vender uma parte do Brasil. Nesta tarde será levado a leilão a concessão de exploração do pré-sal. O sítio chamado Campo de Libra será fatiado por várias empresas internacionais. A 17ª reserva do mundo em tamanho será extraída por terceiros porque "não temos tecnologia suficiente para tal exploração" alega o governo. Um detalhe importante sobre esse negócio é que não há plano de emergência para qualquer dano ambiental provocado pela extracção indevida. Um negócio multimilionário que pode fortalecer o caixa do governo em tempos de inflação e não só estabilizar a economia nacional como ajudar a colocar o país novamente nos trilhos do desenvolvimento econômico. A outra alternativa é esse montante ser repartido em período eleitoral, entre partidos, malas, meias... haja cuecas! Nos melhores e nos piores momentos da vida nacional não somos diferentes de qualquer guineense. Como ganhar respeito num discurso sobre soberania nacional nas Nações Unidas contra espionagem internacional, se em se tratando do mesmo poder absoluto fatiamos e vendemos o país? Bem, ainda estamos sob o céu de Libra, dias de negociação e suposto equilíbrio. As negociações, à tarde, ocorrerão sob o céu de Lua em Gêmeos e como se espera da Lua dúbia os humores são divergentes. De um lado estarão 1.000 policiais e do outro uma multidão de manifestantes entre petroleiros grevistas, sindicatos, tantos outros trabalhadores e estudantes. A 90º (aspecto tenso) à Lua em Gêmeos, o planeta Netuno (justo aquele que rege o fundo dos mares) poderá embassar as nossas vistas e nos ajudar a realizar um péssimo negócio. Os demais aspectos tensos da Lua com Marte e Vênus poderão agravar os ânimos ainda mais resultando em demonstrações públicas de truculência. De certo só sei que a noite e o dia de amanhã serão dias de notícia. E as manchetes poderão nos lembrar novamente que estamos sempre em promoção.
AM
*Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga e no Facebook. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A Astróloga.com.br

Postagens mais visitadas