segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Astrologia, Psicologia e Jung


"O que não enfrentamos em nós mesmos encontramos
como destino." Carl Gustav Jung
A astrologia renasceu no último século. E a psicologia moderna é uma das responsáveis por esse ressurgimento.  Carl Gustav Jung, discípulo de Sigmund Freud, o pai da psicanálise, acreditava que a astrologia era a mãe da psicologia moderna. Uma forma de entender e tipificar o comportamento humano, no entanto baseado em tipos mitológicos antigos, os chamados arquétipos. São poucos os momentos em que o estudo da astrologia flerta com o pensamento científico acadêmico. Como ciência antiga, ela não se encaixa nos padrões modernos de predição, controle e repetição de fenômenos. E esse seria um dos motivos que a torna tão incompreendida nos tempos atuais. Estudioso da psicologia profunda Jung se utilizou do estudo do mapa astral em vários momentos, inclusive como auxílio no diagnóstico de transtornos psíquicos em alguns pacientes. Desse encontro entre as duas áreas do conhecimento nasce o que hoje muitos autores atuais chamam de astrologia psicológica. É por isso que de hoje em diante vou trazer trechos da obra de Jung que dialogam com a forma mitológica, astrológica e portanto arquetípica de compreender o mundo.
Os primeiros trechos que viram resenha em A Astróloga são de 1935 e fazem parte do livro Fundamentos da Psicologia Analítica, um livro que nasce de uma série de perguntas e respostas geradas na conferência de Tavistock na Inglaterra, quando Jung mostrou sua monumental obra pela primeira vez à classe científica. Se em alguns momentos sentimos falta de respostas para a compreensão e a aceitação da astrologia e da mitologia que tal lermos algumas palavras do mestre!? Nos encontramos nos próximos posts!
Aline Maccari

*Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga e no Facebook. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A Astróloga.com.br


Postagens mais visitadas