sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Libra! Porque a beleza é fundamental!

O planeta Vênus rege a beleza. Um dia o belo se assemelhou à moral e ao saudável. O ideal de beleza não era apenas estético. Assim, ser libriana é também ser justa, harmônica e equilibrada.
Qual a função do belo? Como seria se vivêssemos sem ele? Não há nada tão inútil quanto a arte e ao mesmo tempo tão vital. Sem a beleza, sinônimo de harmonia, saúde, divindade e transcendência viveríamos dias egoístas e cinzentos. O filósofo Friedrich Nietzsche afirmou uma vez que "a arte existe pra que a verdade não nos destrua".
Com Sol e Lua em Libra, o signo das artes, a reflexão sobre a beleza e tudo o que dela deriva se faz fundamental. A reflexão sobre o tema é assunto do documentário "Por que a Beleza Importa" e é dirigido pelo filósofo inglês Roger Scruton, um dos mais importantes intelectuais conservadores da Europa. O vídeo foi veiculado na BBC em 2009 e mostra de forma renovada e atualíssima uma reflexão sobre o tema. Scruton afirma que estamos perdendo o senso do ético e do estético e completa dizendo que a pós modernidade se afundou na inteira razão, num deserto espiritual. Para ele, atualmente, já não há mais senso de Verdade, Bondade ou Beleza. E como consequência disso estamos todos vivendo o culto à feiura da alma. Uma reflexão não só para dias librianos, mas para os próximos dias, semanas, meses... O vídeo é brilhante! Vale a pena conferir e se deixar tocar pela beleza, em sua concepção clássica, e pela lucidez do tradicional.
Aline Maccari


Documentário completo: Porque a beleza importa - BBC

*Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga e no Facebook. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A Astróloga.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário