terça-feira, 4 de agosto de 2020

A origem da mentira

Diário da Astróloga: 04.08.20 | Já faz tempo que venho falando dos planetas Saturno e Plutão em Capricórnio como marca destes tempos. De modo que tudo o que astrologicamente tensione ainda mais esses "senhores", torna a vida ainda mais dura. De 30.07 a 04.08 Mercúrio em Câncer tem feito oposição aos maléficos. E quando o deus da comunicação se projeta à sombra de seus obscurantismos, ao mesmo tempo em que há um cabo de guerra entre a verdade e a mentira, há inúmeras outras informações que começam a sair dos porões, ralos e esgotos. Já faz tempo que a mentira se tornou uma pandemia paralela.
A fake news, tema mercuriano, já tem sido discutida há tempos. Estudiosos, jornalistas, pesquisadores das áreas de mídia à tecnologia, gigantes da comunicação e até juízes do mundo inteiro estão em busca de um solução que preserve as liberdades de expressão, ao mesmo tempo que impeça a disseminação de inverdades e garanta a continuação destes grandes negócios. Até agora é uma equação que não fecha. No entanto, como tudo o que esbarra em Plutão ganha uma dimensão ainda mais profunda, obscura e invisível eu ousaria dizer que este é um dos maiores problemas da atualidade, no entanto temos pouca condição de dimensioná-lo. Uma das primeiras vezes que li algo consistente sobre a problematização desta questão foi em "21 lições para o Século 21" do professor Yuval Harari. Em 2018 ele escreveu sobre a necessidade de se rever tais modelos de negócios e de se pensar legislações adequadas, impedindo por exemplo que o monopólio da comunicação virtual estivesse nas mãos de apenas duas ou três empresas. De modo que o caminho para a solução deste problema é longo. Mas, foi nesta Lua Cheia em Aquário, signo de tecnologia, comunicação e clarividência que me deparei com novas informações sobre esta questão e que me trouxeram perspectivas bem mais amplas. E por isso eu gostaria de compartilhar com vocês. Em entrevista à Globo News, o youtuber Felipe Neto falou sobre o tema de uma maneira que pouco se tinha visto até então. Até os entrevistadores se pegaram por vezes boquiabertos com o que ele trazia de novo. Dedicado à questão das fake news, seja pelo fato de ser empresário, um dos maiores produtores de conteúdo do Brasil ou por ter sido vítima daquilo que estuda e combate, Felipe revelou dados novos que deveriam ser de conhecimento de todos nós. Num dos trechos da entrevista ele declara que a preocupação com robôs é coisa do passado e que a maior ameaça atual são os esquemas de disseminação de fake news por pirâmides que tem arrebanhado cada vez mais inocente. Noutro trecho da entrevista ele aponta para a onda crescente de ódio na internet como algo muito mais profundo, organizado e sistematizado do que se imagina. Como por exemplo a produção de conteúdos misóginos, supremacistas ou fóbicos e sua distribuição a grupos específicos e restritos. O que nos dá a entender que em se tratando de fake news o buraco é muuuuuuuito mais embaixo! O que Felipe demonstra é que há coisas acontecendo no mais profundo reino do Hades virtual que nós nem poderíamos imaginar. E que a compreensão e o combate a este problema só se dará se tivermos a dimensão real desta profundidade.
Deixarei no site o link para a entrevista para que possam tirar suas próprias conclusões. Não pretendo levantar bandeiras ou defender posicionamentos políticos, até porque a mentira vem de todos os lados. Mas sem dúvida o que esta Lua Cheia em Aquário me trouxe foi a clarividência dos níveis e subníveis da mentira que tem sido o pilar da destruição da realidade. E a pergunta aquariana que fica é: se não estamos lidando com a realidade, estamos lidando com o quê?
Aline Maccari
Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana


CRÉDITOS: A arte de hoje é do designer finlandês Micke Nikander.


Nesta Lua Cheia em Aquário podemos ter boas sacadas, insights, descobertas! Com Mercúrio em oposição aos maléficos há o que se pensar entre verdades e mentiras. Num recorte possível, falo hoje da entrevista de Felipe Neto à Globonews tratando de fake news e sobre quanto este é um assunto ainda muito desconhecido de todos nós! Que a luz do discernimento aquariano ilumine este poço profundo e obscuro da mentira! Aline Maccari
Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
Nos vemos no canal da Astróloga no Youtube. 
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa

CRÉDITOS: A Astróloga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #previsão #autoconhecimento | #epidemia #coronavírus #covid19  #pandemia #quarentena |  #liberdade #luacheia #luacheiaemaquário #fakenews #felipeneto #globonews #felipenetoentrevista #mentira #calúnia #intimidação #hades #deepweb #discursodeódio #hateres 

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário