terça-feira, 5 de novembro de 2013

V de escorpião

Hoje celebramos a "Noite das Fogueiras", quando Guy Fawkes foi desmascarado 
Na Inglaterra, entre os anos de 1500 e 1700, imperavam as regras rígidas de um país protestante. Os católicos não podiam exercer nenhum cargo público entre outras inúmeras atividades. Era tempo de perseguição religiosa. A eles foram impostas multas e até prisões. Quem ousasse celebrar missa poderia sofrer severas penalidades e muitos sacerdotes foram mortos. À noite, muitos protestantes mascarados visitavam as casas dos católicos promovendo o terror, exigindo entre outras coisas bebida e comida.
Algumas versões da história afirmam que eles batiam à porta exigindo "trick or treat" ou "doces ou travessuras", uma frase que teria de alguma forma sido incorporada à celebração do Halloween, o Dia das Bruxas. Num ato de vingança o Rei protestante sofreu um atentado, ou melhor, quase! Ele teria sido vítima da "Conspiração da Pólvora", o que não chegou a acontecer. O objetivo era explodir o Parlamento, matar o rei e iniciar um levante católico. O dia de hoje, 5 de novembro, é quando o soldado inglês Guy Fawkes teve seus planos descobertos. Ele foi pego com a boca na botija escondido nos subsolos do parlamento com inúmeros barris de pólvora. Guido, como era conhecido, foi desmascarado e enforcado. Até hoje dizem que nenhum outro homem entrou no parlamento com intenções tão honestas. A data se transformou e entrou para a história. Hoje haverá "Noite das Fogueiras" em diversos lugares do mundo onde há a tradição inglesa. Durante a celebração várias pessoas vão às ruas, soltam fogos de artifício e queimam bonecos empalhados, como um Judas. Sua imagem acabou se tornando símbolo de oposição e revolta. Na série V de Vingança de Alan Moore (escorpiano nascido em 18 de novembro), que depois se transformou em filme, o personagem principal usa a máscara de Guido na intenção de libertar a Inglaterra oprimida dos anos 90. Em várias outras obras da literatura e do cinema Guido é lembrado e homenageado. Em Harry Potter a águia que renasce das cinzas, a fênix, leva seu nome: Fawkes. Sua imagem é sinônimo daquele que lutou e morreu pelo que acreditava. O mês de Guido não poderia ser outro. Escorpião é o signo daquele que morre e renasce. Nas ruas do Brasil e do mundo, durante os protestos contra o governo, foram várias as pessoas que se utilizaram da máscara do V de Vingança, muitos no fundo sem saber muito bem sobre a origem da história. No entanto promovendo um movimento coletivo e simbólico de morte e renascimento. Sobre as datas, elas se misturam. Do dia 31 de outubro, dia de Halloween, passando por Todos os Santos e Dia de Los Muertos, está aberta uma temporada de histórias de ressuscitação entre tradições e mitologias diferentes espalhadas pelo mundo. No céu de hoje, além da fase de mudanças profundas representada pelo Sol em Escorpião, podemos nos sentir tentados ao exagero, à expansão desmedida e desfocada. É que a Lua que entrou em Sagitário forma quadratura com Netuno (deus das ilusões) e Marte (deus dos conflitos). Quem quiser "explodir o parlamento", mandar qualquer injustiça ou velharia pelos ares vai ter dificuldade de fazê-lo com eficiência. É que Sagitário é clumsy, ou seja, desajeitado por natureza.
Aline Maccari
Até hoje a data é lembrada na Nova Zelândia. Os fogos são ouvidos pelas ruas, todos ficam alegres e barulhentos. No entanto até lá muitos kiwis não conhecem a história original.
*Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga e no Facebook. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A Astróloga.com.br

Postagens mais visitadas