quarta-feira, 1 de junho de 2022

Juno / Hera : Junho e a deusa do casamento

Diário da Astróloga: 01.05.22 | Bem vindos a Junho. O mês recebe este nome em homenagem à deusa Juno, esposa de Júpiter. Na Grécia antiga era conhecida como a deusa Hera, esposa de Zeus, e por isso era a deusa protetora dos bons casamentos, das esposas e do amor legítimo, uma vez que era companheira do próprio Deus do Olimpo. Por isso tantas cerimônias de união são marcadas para os períodos entre Maio e Junho, pois certamente, seriam mais "abençoadas" se acontecessem sob as bênçãos da deusa e neste período do ano. 

SIGNIFICADO
Hera significa protetora, guardiã. Segundo o professor de mitologia, Junito de Souza Brandão, seu nome tem a mesma raiz da palavra herói. 

Em várias regiões da Grécia celebravam-se festas para comemorar as bodas do par divino. Nas ruas, estátuas de Juno eram ornamentadas com a indumentária de uma jovem noiva e a levavam para desfilar pela cidade. A finalidade era reatualizar e rejuvenescer a união dos casais.

HERA ENFURECIDA
Entretanto, Hera/Juno sempre foi retratada como uma mulher enfurecia, vingativa e violenta, pois Zeus/Júpiter era conhecido como o garanhão do Olimpo e a traia desenfreadamente. Por isso, moveu perseguições tenazes contra amantes e filhos bastardos. Para escapar da vigilância da esposa, o marido  se transformava em animais ou fenômenos da natureza. 

Juno era tão desconfiada que seu animal de estimação era um pavão, aquele que tinha 100 olhos para vigiar o marido. Por isso, se você avistar a imagem de uma deusa com um pavão do lado, lá estará Hera. É por isso que até hoje, na entrada de algumas casas, tem-se um jarro com penas de pavão, pois reza a lenda que assim o casamento estará vigiado e protegido contra traições. 

HERA E SEUS PODERES
Como era esposa do soberano deus do Olimpo, ela também possuía atributos fantásticos. Por isso ela podia desencadear tempestades e comandar os astros. 
Embora enfurecida, ainda assim Hera personifica certos atributos morais, como o poder, a justiça e a bondade. Embora traída tantas vezes, ainda hoje é símbolo da fidelidade conjugal, certamente às custas de todo o seu desejo em manter o casamento de pé.

NA ASTROLOGIA
Para a astrologia, Juno foi o nome dado a um asteroide descoberto em 1804. No mapa astral, ele tem a função de revelar um pouco mais sobre nossas relações com o companheiro(a) e a nossa dinâmica no matrimônio.

O ARQUÉTIPO DE HERA EM NÓS
Onde houver uma mulher que faz de tudo pelo casamento, ali estará Hera. A questão é que casamento e amor podem ser coisas bem distintas. O que nos faz lembrar o quanto, até hoje, o matrimônio é uma instituição social. Hera é aquela que mantém a família nutrida, organizada, saudável, crescendo, se formando e se encaminhando na vida. É a companheira social nos eventos ao lado do esposo, aquela que o estimula e o honra, a que o cônjuge apresenta ao mundo com todo o prestígio. Entretanto, esta pode ser uma relação sem sentimentos verdadeiros. Curioso imaginar que o único filho que tiveram foi Ares/Marte. O que é bastante simbólico, pois a união de ambos se traduz apenas em guerra? 

Nos casamentos atuais, é fundamental a manutenção do acordo, mas para além dele também é preciso amor, sexualidade, amizade e companheirismo. Talvez o que mais falte na relação típica Hera/Zeus seja familiaridade. Você é íntima do seu companheiro e ele de você? Neste modelo tradicional de relação não se pode dividir apenas os boletos do condomínio, levar as crianças pra baixo e pra cima e aparecer bem nas fotos das férias, mas também partilhar as aspirações mais profundas de alma. Aí sim poderá haver uma união plena em todas as suas facetas.

Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana




Diário da Astróloga 01.06.22: No vídeo de hoje falo sobre Juno, também conhecida como Hera, a deusa que abençoa o mês de Junho. Deusa do casamento, das esposas e do amor legítimo ela enfrenta problemas com o "ilegítimo". Quem sabe conhecendo melhor o mito, conhecemos mais sobre nós mesmas na esfera do matrimônio. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 


CRÉDITOS / CREDITS: Arte de autor desconhecido até o momento desta publicação. Caso você o identifique, por favor nos informe para que possamos creditá-lo devidamente. The art that illustrates today's text is by an unknown author at the time of this publication. If you identify him/her, please let us know so we can credit him/her properly.
#AlineMaccari #Astrologia #Astróloga #Astrology #Astrologer #NatalChart #MapaAstral #Signo #Zodíaco #Mitologia #Psicologia #CarlJung #Autoconhecimento #CéudaSemana #Previsãoastrológica | #MarteemÁries #VênusemTouro #MercúrioRetrógrado #SaturnoRetrógrado #junho #juno #hera #esposa #casamento #matrimônio #traição #mulhertraída #noivado #noivo #noiva

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.


Postagens mais visitadas