sexta-feira, 2 de julho de 2021

Saindo do Armário

Diário da Astróloga: 02.07.21 | As tensões celestes que marcam o céu de 2021 exigem de nós transformações. No céu, durante todo o ano, Saturno enfrentará Urano. Um duelo de titãs que irá tirar muitos de nós de nossos lugares conhecidos, ora zonas de conforto, ora tremendamente desconfortáveis. Atualmente estamos vivendo a tensão entre três gigantes e cada um deles governa uma parte do mundo objetivo, mas especialmente do nosso mundo subjetivo. Com Saturno em Aquário estamos falando de uma reestruturação social. Quem somos nós em sociedade? Qual é o meu lugar de fala nessa "Babilônia"? Quem sou eu nessa diversidade? Com Urano em Touro, estamos falando de transformações no trabalho, na família, mas também sobre a busca de uma vida mais autêntica e livre sendo quem somos conosco, especialmente em nossa corporeidade e valores. Portanto "quem sou eu nesta família?", "quem sou eu neste corpo?" e "o que não tem preço para mim?" são questionamentos para o momento.  E especialmente no céu deste Junho e Julho, temos ainda Marte em Leão, formando uma grande quadratura com estes titãs. Em Marte, o deus da guerra, da coragem e do sexo, estamos falando da maneira como vivemos a expressão da nossa ação. E em Leão, ego, orgulho e honra são qualidades inegociáveis. Portanto "como continuar ocultando a minha verdadeira identidade?" é uma das maiores questões para o período. É por isso que este é um dos melhores momentos pra gente "sair do armário".

"SAIR DO ARMÁRIO"
A expressão "sair do armário" é mais usual no contexto LGBTQIA+. Ele simboliza uma orientação sexual ou de identidade de gênero. E estar "fora do armário" significa que a pessoa assumiu tal faceta de modo público. Mas com a ajuda da psicologia analítica e imaginando o armário como um símbolo, podemos compreender a metáfora de várias maneiras. A casa é o nosso lugar privado no mundo. O quarto é o nosso ambiente único na casa, separado do restante da família. E o armário é o lugar onde guardamos tudo o que é unicamente nosso, às vezes guardado até de nós mesmos. No armário portanto guardamos não apenas os figurinos que desfilam nossas personas (máscaras sociais). Mas também aquilo que mais amamos e o que mais escondemos. No armário guarda-se de tudo, desde joias de família, casacos de inverno, naftalinas, doces, cachaças, dichavadores, vibradores até retratos e poesias. 
Para o psicanalista Carl Jung, o conceito de SOMBRA é um dos mais importantes em sua teoria. Geralmente, a SOMBRA deseja o que a PERSONA não permite. Ela aponta traços de personalidade incompatíveis com o EGO e portanto incontroláveis. Na infância, somos naturalmente forçados a seguir uma direção, e tudo o que fica para trás, entre o que é imoral, reprimido, antagônico, selvagem, primitivo, medroso, inconformado ou inadaptado, vai morar nos nossos armários e gavetas sombrios. Entretanto, neste lugar, há também algumas das nossas maiores potencialidades criativas não vividas. Para Jung, quanto mais integramos a sombra, mais próximos estaremos de nossa totalidade. E essa é uma das nossas missões mais importantes: vivermos a inteireza do nosso ser até chagarmos ao SELF ou ao "si mesmo".
Portanto, todos temos aspectos guardados em armários, gavetas e caixinhas. E quando nos permitimos tornar públicas algumas dessas facetas, certamente estamos mais próximos do nosso caminho de INDIVIDUAÇÃO. E isso pode ser especialmente mágico e curativo!

"SAINDO DO ARMÁRIO"
Recentemente três homens incríveis "saíram do armário". O jornalista Marcelo Cosme, da Globo News. O jogador de futebol americano, Carl Nassib. E ontem, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Portanto, enfrentar as próprias sombras e as sombras coletivas, como o machismo, especialmente numa dos países mais homofóbicos do planeta, foi uma decisão de extrema coragem. E que por ser integradora da personalidade, não apenas os salva, mas também a milhares de outras pessoas que também guardam verdades em seus armários e que não teriam coragem de vivê-las se não fosse por exemplos como esses. Todas as vezes que alguém "sai do armário", mostra para si, para os seus e para a sociedade a força da integridade. 

O PROCESSO
"Sair do armário" para viver outras potências de maneira transparente, como assumir a sexualidade,  mudar de carreira,  de país,  se assumir pai ou mãe, casado ou solteiro, artista ou astronauta é não apenas um ato de bravura, mas uma das etapas mais importantes do desenvolvimento humano, segundo Jung. Mas o processo não é fácil. As pressões da sociedade, da cultura, da família, da carreira, dos amigos e de alguns companheiros(as) às vezes dificulta e muito. 
É como se estivéssemos num quarto, sozinhos entre quatro paredes, pressionados de todos os lados. Para a astrologia, a imagem da forte pressão entre quatro paredes não é diferente das pressões exercidas por fortes quadraturas. Entre quatro planetas também nos sentiremos sem saída. E talvez e exatamente porque não há saída, teremos de encontrar uma. Alguns dão um salto para cima e se libertam. Outros se afundam, se isolam e adoecem. Fato é que as tensões não acabarão enquanto não dermos um salto na direção do nosso SOL interior. 

SOLUÇÃO
O enfrentamento não é fácil! Mas é necessário. Aliás, mais que isso: vital! No céu deste 2021, um ano inteiro de decisões transformadoras, viveremos 3 momentos especiais de fortes tensões. Já vivemos em Janeiro com Marte em Touro. Agora entre Junho/Julho com Marte em Leão. E em Novembro/Dezembro com Marte em Escorpião. Que consigamos aproveitar as grandes quadraturas para "sairmos dos nossos armários" rumo a nós mesmos.
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana





Diário da Astróloga 02.07.21: Este é um ano para "SAIR DO ARMÁRIO". Os posicionamentos planetários que marcam 2021 nos oferecem uma excelente oportunidade para abrirmos as gavetas, revirarmos histórias, passados, sombras e resgatarmos nossas verdades, para finalmente vivermos como somos. No vídeo de hoje lanço mão da astrologia e a psicologia junguiana em conceitos mais profundos para explicar este processo. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 

CRÉDITOS: A Astróloga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #céudasemana |  #câncer #signodecâncer #marteemleão #martesaturno #marteurano #revelação #escorpião #sairdoarmário #saindodoarmário #LGBT #LGBTQIA+ #gay #sombra #sexualidade #criatividade #eduardoleite #CarlNassib #MarceloCosme #fernandagentil 

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.


Postagens mais visitadas