terça-feira, 16 de agosto de 2022

Quíron: o curador ferido

Diário da Astróloga: 16.08.22 | 
Muito se fala sobre Quíron, o centauro. Mas pouco se sabe sobre ele. Inclusive porque há pouquíssima literatura de boa procedência sobre o assunto. Quíron foi descoberto no final dos anos 70 e seus estudos são muito recentes. Por isso tentei fazer um apanhado baseado nos bons livros e artigos em que pude encontrar algo sobre ele. 

MITOLOGIA
Quíron foi o centauro mais ilustre da mitologia. Ele era uma figura bondosa, civilizada e extremamente inteligente. Algumas versões do mito dizem que ele era filho de Chronos (Saturno) com a oceânide Filira. Noutros, que seria filho adotivo de Apolo, o deus Sol. 

De toda maneira, em sua vida, ele teve a oportunidade de ser muito bem formado tendo estudado artes, música, filosofia, ética, artes divinatórias, profecias, astrologia, ervas medicinais e a arte da cura. 

Algumas versões do mito contam que num embate entre o céu e a terra, entre os deuses e os mortais, Quíron tentou intermediar a disputa e acabou sendo atacado por uma flecha. Noutra versão ele teria sido flechado acidentalmente por Héracle/Hércules que o teria confundido com um sátiro em meio a uma festa de casamento. De qualquer forma, a flecha embebida em veneno não matou o imortal, mas o fazia sentir dores intermináveis. E foi justamente essa ferida que nunca cicatrizava que fez de Quíron o maior de todos os curandeiros. Porque só aquele que sente a dor em si é capaz de, por meio da empatia, de sentir a dor do outro, ou pelo menos se colocar no lugar dele. 

Assim, Quíron se tornou um dos mais antigos professores da mitologia grega, mestre curandeiro e cirurgião. Seus ensinamentos se tornaram preciosos para alguns famosos discípulos, entre eles Asclépios, considerado o pai da medicina, Teseu, Ajax, Fênix, Aquiles, Jasão e até Baco/Dioniso. Desta forma Quíron se transformou num preparador de heróis.

QUÍRON NO MAPA ASTRAL
Quíron teve um trabalho tão relevante e foi tão respeitado que ganhou um lugar especial na constelação de Sagitário. Por isso muitos sagitarianos se identificam com ele. Embora nem todo sagitariano seja uma figura quironiana, mas ambos sejam centauros. 

No mapa astral natal, principalmente nas casas 1 (identidade), 2 (dinheiro, recursos e valores), 3 (estudos), 6 (trabalho e saúde) e 10 (carreira e vida pública) ele aponta aqueles que podem ser curandeiros, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, mestres, professores, xamãs, psicólogos ou astrólogos. Em alguns posicionamentos também pode significar uma ferida difícil de cicatrizar. 

A astronomia moderna o descobriu em 1977, período em que as pessoas se voltam para antiguidade para resgatar esse tipo de conhecimento esquecido, coincidindo com o nascimento da medicina holística nos Estados Unidos e na Europa. Seu glifo tem a forma de uma chave que pode ser entendida como uma chave para a transformação. 

A órbita de Quíron, reconhecido como asteróide e por outros como tendo o comportamento de um cometa, é de 49 e 51 anos. E a sua influência no mapa, no que diz respeito aos efeitos dos trânsitos planetários individuais, é discutível. 

Este "curador" pode aliviar não apenas as dores do corpo, mas também as da alma e de formas muito diferentes. Profissionais de outras áreas, que não a da saúde, quando possuem Quíron em posição de destaque também podem levar sua missão muito a sério, no sentido de elucidar e libertar seus iguais do sofrimento. O que pode acontecer com advogados, jornalistas, empresários, comediantes, artistas... todos aqueles que buscam curar ao próximo por meio de sua atuação no mundo. 

ATUALMENTE
Atualmente Quíron está no signo de Áries. Um trânsito longo que começou em 2019 e terminará em 2027. Sabendo que Marte, regente de Áries, é o deus da guerra, esta pode ser uma das marcas da Guerra na Ucrânia. Embora hajam guerras pelo mundo, em simultâneo, desde que o mundo é mundo. Mas, sim, ele pode significar o agravamento ou necessidade de passarmos por uma nova guerra para curarmos velhas feridas. Se é que isso é possível, pois as guerras mais criam feridas que curam. Embora para alguns historiadores estejamos diante das feridas de uma Rússia que ainda se vê como União Soviética.

Mas Quíron em Áries também fala do arquétipo do masculino. Por isso pode nos falar sobre um período de revisões do patriarcado e mesmo sobre a masculinidade tóxica, tema tão tratado na atualidade. Se estamos falando sobre o machismo, como algo que maltrata mulheres, mas também homens, isso pode sim estar em pauta devido à posição de Quíron no céu destes anos.

De toda maneira, seja no mapa natal ou no céu em trânsito, Quíron sinaliza uma ferida difícil de cicatrizar. Mas sua interpretação e ressignificação pode ser a chave para uma cura que tanto se espera.

* De 1861, o quadro neoclássico "A Educação de Aquiles" de Auguste-Clément Chrétien, representa a lenda do guerreiro Aquiles, aprendendo com Quíron, o centauro responsável por ensinar os deuses. A pintura salienta a importância do processo de ensino e aprendizado com o centauro corrigindo a postura de seu aluno utilizando o arco e a flecha.

Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana


Diário da Astróloga 16.08.22: No vídeo de hoje falo sobre Quíron, o asteroide conhecido como "o curador ferido". Para isso passeio pela mitologia, astrologia, psicologia e pela atualidade de Quíron em Áries e os diálogos possíveis com a Guerra na Ucrânia e a masculinidade tóxica. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 

Referências:
Obras de Junito Brandão, professor de mitologia . Ed. Vozes
Astrologia e Mitologia . Ariel Guttman e Kenneth Johnson . Ed. Madras
Dicionário de Mitologia Clássica . Constantino Fálcon e Raquel López . Editorial Presença
Vitor Paiva: Doutor em Literatura: https://www.hypeness.com.br/2020/08/5-pinturas-alegoricas-famosas-e-seus-significados-ocultos-desvendados/

CRÉDITOS / CREDITS: "A Educação de Aquiles", pintura neoclássica de Auguste-Clément Chrétien, de 1861
IMPORTANTE: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.
TAGS: #AlineMaccari #Astrologia #Astróloga #Astrology #Astrologer #NatalChart #MapaAstral #Signo #Zodíaco #Mitologia #Psicologia #CarlJung #Autoconhecimento #CéudaSemana #Previsãoastrológica | #cura #quíron #kiron #centauro #curador #curadorferido #professor #mestre #sagitário #QuíronemÁries #guarranaucrânia #guerradaucrânia #machismo #patriarcado #masculinidaetóxica

Postagens mais visitadas