sexta-feira, 29 de outubro de 2021

A origem dos rituais de Samhain, Halloween, Todos os Santos, Finados e Los Muertos

Diário da Astróloga: 29.10.21 | 
Do dia 30.10 a 02.11 são datas importantes. O período já era celebrado antes mesmo da era cristã, especialmente na Europa, pelas tribos celtas. A festa teria sua origem num ritual em homenagem às forças da natureza, chamado Samhain (samh: verão, fuin: fim), a comemoração do ano novo celta, no meio do Outono no hemisfério norte. Nessa data gelada acreditava-se na volta dos mortos às suas casas em busca de conforto, proteção, das guloseimas, do calorzinho da fogueira que iluminava o lar e da presença dos entes queridos. Num "encontro" simbólico, as partes matavam as saudades e trocavam as últimas notícias.Estas são datas em que a fronteira entre o mundo dos mortos e dos vivos se dissolvia em meio a uma noite escura, longa e de nevoeiros intenso. 
Para os sacerdotes druidas, da religião celta, o céu em que moravam os mortos era um lugar de paz e felicidade, sem fome ou miséria. Uma ideia que pode ter inspirado os cristãos muitos séculos depois na construção do seu mundo celestial, dividido em céu e inferno.

HALLOWEEN
Por volta do ano 600 a.c. os escoceses teriam se apropriado da mesma data para celebrar o Halloween. A palavra originalmente viria da expressão Hallow Evening ou Hello Evening (olá, bem vinda noite) uma referência à noite dos mortos, dos sacerdotes e das bruxas, as sacerdotisas mulheres. Mais ou menos no mesmo período, os romanos por sua vez, que se apropriaram do conhecimento e dos rituais gregos antigos, também celebravam seus deuses perto desta data.

TODOS OS SANTOS, FINADOS E LOS MUERTOS
Panteão, edifício que pode ser visitado até os dias de hoje, que abrigava e saudava os deuses pagãos foi transformado pelos católicos no século IV no templo de "Todos os Santos", uma outra apropriação católica da mitologia antiga. Assim, os dias de  Halloween, o Dia de Todos os Santos, o Dia de Finados ou o Dia de los Muertos são variações da mesma festividade pagã. 

Com as ondas migratórias para o novo mundo, nos Estados Unidos, muitas culturas se mesclaram e reinventaram a festividade que até hoje é comemorada por lá. Os disfarces de monstros, fantasmas e abóboras, segundo afirmam alguns estudiosos, tem sua origem entre os séculos XIV e XV, durante a Peste Negra que dizimou 1/3 da Europa, criando nos católicos um pavor pela morte. Como as missas se proliferaram por todo o continente nasceram muitas representações que pudessem exorcizar "o mal". A abóbora, que se tornou símbolo da festa era nada menos que uma carranca iluminada, esculpida pelas próprias famílias, para protegerem-se do mal

PARA A ASTROLOGIA
Na astrologia, esse período entre os meses de outubro e novembro (23/10 a 21/11) é "abençoado" por Plutão, deus da morte e renascimento, dos submundos, regente do signo de Escorpião. Todo o escorpiano que se preze sabe bem do poder e da responsabilidade de nascer nesta data. Eles trazem consigo os poderes da natureza referentes a esse período. Muitos tem um forte chamado para os assuntos de morte, pois são variadas as experiências de fim de ciclo e reinvenção de si mesmos. Por isso muitos escorpianos se tornar sacerdotes, astrólogos, terapeutas, cirurgiões, enfermeiros, psicólogos ou xamãs. 

PARA A PSICOLOGIA
Que o passar dos tempos, a miscelânea de significados e interesses publicitários não nos faça perder de vista o significado profundo das datas festivas, sempre tão diretamente associadas aos ciclos da vida. Estes dias celebram principalmente a nossa capacidade de ir o mais fundo possível em nossas questões e resolvê-las, se necessário conversando com "mortos" que se foram, com os que desencarnaram ou as com pessoas com as quais rompemos, ainda que seja uma conversa simbólica, imaginária, num pequeno ritual, individual, para colocar os pingos nos ís, esclarecendo questões que ficaram mal resolvidas ou mesmo agradecendo àqueles que não tivemos chance por terem partido antes da hora. É uma data de ajustes de contas espirituais, com os mortos desencarnados ou os "mortos-vivos" que ainda nos perturbam, povoando nossas lembranças e nossos sonhos. Halloween, Samahain, Dia de Todos os Santos, Finados ou Dia de los Muertos, são um mesmo ritual simbólico de exorcismo, de expulsão de "demônios" e em nível psicológico de integração entre luz e sombra. Sabendo disso, podemos aproveitar o períodos para nos livrarmos de alguns encostos. Ou aproveitar a data para lembrarmos e celebrarmos com gratidão daqueles que tanto amamos. 

NO MUNDO
Às vésperas deste momento simbólico acontece aqui embaixo nada menos que a COP-26, o encontro das Nações Unidas para discutir junto às maiores lideranças planetárias o destino do mundo. É portanto tempo de falar de vida, de morte e de futuro. Em pauta estará, entre tantos temas, a abolição do uso de combustíveis fósseis, ou seja, as riquezas profundas da Terra, regidas por Plutão, planeta regente de Escorpião. Que saibamos aproveitar este momento único para dialogarmos com o passado e o futuro e tomarmos decisões transformadoras. 

Um vídeo divulgado pela ONU e que está circulando atualmente na internet mostra um dinossauro entrando na Assembleia Geral dizendo que a extinção é um mal negócio. Para quem pensava que nestas datas poderíamos falar com os mortos, desta vez fomos longe. E olha que de extinção eles entendem. Que os ecos do passado nos façam abrir os olhos para o futuro. E se nem a mensagem de um dinossauro servir para sensibilizar o mundo, eu não hesitarei em dizer: "para tudo que eu quero descer!"
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana


Diário da Astróloga 29.10.21: De 30 de Outubro a 02 de Novembro vivemos algumas celebrações super importantes. Entre elas o Samhain, o Halloween, Dia de Todos os Santos, Finados e Los Muertos. Em comum eles como um portal que nos conecta ao passado, ao mundo dos mortos, à vida e ao futuro. No vídeo de hoje traço paralelos, desvendo significados ocultos e explico a potência destes dias sob o olhar da astrologia e da psicologia junguiana. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 

CRÉDITOS / CREDITS:    Arte de autor desconhecido até o momento desta publicação. Caso você o identifique, por favor nos informe para que possamos creditá-lo devidamente. The art that illustrates today's text is by an unknown author at the time of this publication. If you identify him/her, please let us know so we can credit him/her properly
#alinemaccari #astrologia #astróloga #mapaastral #signos #zodíaco #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #autoconhecimento #céudasemana #previsão | #escorpião #temporadaescorpiana  #MarteemEscorpião #COP26 #samhain #halloween #diadasbruxas #diadetodosossantos #todosossantos #diadelosmuertos #finados #ritualpagão #paganismo #extinsão #morte #morteevida #renascimento #milagre

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

Postagens mais visitadas