quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Perspectivas para 2019!

A astrologia, a mitologia e a psicologia arquetípica sempre nos dão sinais e suporte que podem ser como uma bússola para navegamos no mundo interior e exterior. Não sou adepta do uso da palavra PREVISÃO. Prefiro imaginar que olhando para as configurações planetárias que se formarão no céu, num futuro breve, podemos ter alguns vislumbres que poderão facilitar nossas vidas, a ponto de sabermos utilizar o tempo com suas melhores qualidades.
Aliás, eis o melhor uso da astrologia, saber o que plantar e como colher. O que podemos esperar para 2019 depois de um ano tão desafiador quanto este que está chegando ao fim? Antes de qualquer consideração para entendermos o que virá é preciso entender e significar o que se foi.

O ano de 2018 e o fim de um grande ciclo
Plutão em Capricórnio formou a grande quadratura com Urano em Áries de 2011 a 2018. Foram 7 anos de grandes transformações que envolveram aspectos de reestruturação social e política, a conflitos armados muitas vezes, como é o caso da Guerra da Síria que leva esta marca astrológica.

O ano de 2018 foi marcado pelo término de um ciclo de grandes transformações, principalmente se imaginarmos o fim da grande quadratura (aspecto tenso) entre Urano em Áries (planeta das revoluções, liberdades e novidades) com Plutão em Capricórnio (deus de morte, renascimento e poder). Esses dois planetas vêm provocando grandes mudanças especialmente quando entraram em embate, entre 2011 e 2018, reconfigurando o mundo como nós o conhecemos. De 2011 para cá vimos a crise política e economia no mundo, a Primavera Árabe e a ascensão da direita em vários países. Para quem acha que essa foi uma novidade absurda e descabida, se engana! O mundo vive ciclos de retração e expansão, e Plutão em Capricórnio em quadratura com Urano em Áries promoveu exatamente esse rearranjo de forças. Áries é o início do ciclo, o primeiro signo do zodíaco, regido por Marte, o deus da Guerra. E Capricórnio, regido por Saturno, tem relação com as estruturas de poder, as instituições financeiras e a sociedade. E foi o que aconteceu! O mundo se reconfigurou, gostemos ou não. As transformações reverberaram nos quatro cantos da Terra, não apenas no Brasil. É fato que a passagem de Júpiter por Escorpião em 2018 tornou as coisas ainda mais dramáticas. O planeta de expansão, quando passou por este signo de sombras, levantou o tapete e tirou debaixo dele um monte de sujeiras escondidas, como grandes casos de corrupção, violência sexual, além de mentiras e segredos.
O movimento #metoo leva a marca astrológica de Júpiter passando pelo signo de Escorpião em 2018.

Basta ver que o movimento #metoo, trouxe a tona inúmeros casos de assédio e abuso sexual no mundo do cinema e da televisão, nos Estados Unidos. Mas, estes ciclos não foram apenas negativos. De maneira alguma! A chance de descobrir o que está oculto, seja em nível pessoal ou coletivo, na vida do parceiro ou do governador do seu Estado, nos ajudou a perceber melhor até onde somos capazes de ir e com o que estamos lidando. E o conhecimento da nossa integralidade, luz e sombra, é o que nos torna autoconscientes de nós mesmos. Ou seja, se o nosso desejo é o de evoluir enquanto seres humanos, neste ano nós fizemos uma boa parte do dever de casa. Este foi sem dúvida um ano difícil para quem quer que se pergunte nas ruas. Foi denso, transformador, inquietante, inconsciente, colérico, libidinal e belicoso para todos nós.
No final do ciclo de Urano em Áries o vitorioso é o ariano. Vejamos o que 2019 reserva para o novo governo e o país que enfrentarão também um novo céu com novos desafios.

A melhor parte dos períodos difíceis é sem dúvida o seu fim! Nesse ano, a "saga entre o bem e o mal virou brincadeira de criança, pois a vida é mostrou muito mais sofisticada, intrincada e sutil do que poderíamos imaginar. Que depois de tantas lições incríveis, profundas e revolucionárias, 2019 seja um ano mais bonito! E será!
O ano que está para começar têm marcas astrológicas importantes, como Júpiter em Sagitário e Urano em Touro, sinais claros de inovação e expansão. Mas, é importante que se diga que 2019 poderá ser uma preparação para o ano de 2020. Esse sim, trará novidades nunca antes pensadas. Mas antes de sofrer antecipadamente por 2020, aproveitemos as chances que o céu de 2019 nos trás e que são muitas. Eis as ofertas dos deuses para este ano que se inicia:

Júpiter em Sagitário (nov/2018 a dez/2019)
Enxergando ao longe ampliamos os nossos horizontes. E então? Qual vai ser a próxima estação? 

Como Júpiter tem um ciclo de 12 anos, ele passa geralmente um ano em cima de cada signo. Em 2019 o planeta ficará quase que integralmente sobre o último signo de fogo. Por isso é considerada uma das marcas astrológicas do ano. De maneira geral este é um aspecto muito positivo, uma vez que Júpiter é regente natural de Sagitário. É como se o planeta estivesse voltando para casa. E sempre que voltamos para o lar, nos abastecemos de energia. Em Sagitário podemos visualizar um ano de possibilidades, oportunidades, aventuras e expansão. Esse senso de ampliação não se dá de graça. Sabendo que Júpiter nos ajudará é mais que conveniente pegar carona no planeta e aproveitar suas melhores ofertas. Em Sagitário, Júpiter fala de viagens ao exterior (para morar ou estudar), de estudos superiores (graduações e pós graduações), estudos filosóficos e religiosos (para ampliar nossa capacidade de perceber o mundo e a espiritualidade) e otimismo. Podemos nos sentir com bastante energia para empreender mudanças e trazer novidades para nossas vidas. A depender da casa (no seu mapa astral) por onde Júpiter estiver transitando, ele apontará em que área da vida a sorte e a expansão poderão surgir. Vale a pena identificar em qual casa isso acontecerá. 
Em Novembro de 2018 quando Júpiter entrou no signo de Sagitário, escrevi um texto completo sobre seus efeitos e também a maneira como esse posicionamento pode afetar a todos nós, coletivamente. Se quiser ir ainda mais a fundo sobre esse posicionamento basta acessar ESTE LINK.
De toda forma, os sagitarianos de um modo geral devem sentir este movimento de uma maneira mais intensa que os demais signos. Arianos e leoninos também se beneficiarão com Júpiter!

Urano em Touro (maio/2018 a abril/2026)
A foto é do filme Capitão Fantástico. Este é o exemplo de uma família uraniana. Com a entrada de Urano em Touro podemos esperar novas formações familiares e mais verdade nas relações entre os membros.

Urano em Touro também é uma marca do ano de 2019. O planeta já havia entrado no primeiro signo de Terra em 2018. Mas em movimento retrógrado regressou a Áries, para fechar as últimas histórias abertas naquele signo.  Em 06/mar/2019 ele entra definitivamente em Touro ficando até abril de 2026. Ou seja, um ciclo de 7 anos. De maneira ampla, Urano é o rebelde que cansou-se do "velho" e está em busca do "novo". Em Touro, Urano vai pedir novidades no trabalho, no amor, em família, nos recursos financeiros e na alimentação. Assim, nesses próximos 7 anos, a depender do ângulo exato entre Urano de trânsito e o mapa astral de nascimento, podemos esperar que hajam mudanças de trabalho, novas oportunidades e até desemprego. Mas, toda vez em que isso acontece é sinal de que a vida nos deseja novos caminhos. Então isso não deve ser encarado como um fim ou muito menos como uma derrota, mas na verdade o início de uma nova oportunidade. Há ainda a possibilidade de casamentos, novos arranjos familiares e a chegada de bebês. Nessa hora será fundamental pensar na equação trabalho-família-filhos. Por isso será exigido de nós que pensemos sobre novas formas de lidar com o tempo e os orçamentos, pois com esta "revolução" vamos precisar reorganizar a vida doméstica de modo a dar conta de tudo. Alimentação também será algo importantíssimo, podendo haver o surgimento de novas tecnologias alimentares e novos hábitos de consumo. Urano trará o frescor da novidade a depender exatamente da casa por onde ele passar no seu mapa astral natal. Vale a pena tentar identificar qual a casa em que isso acontecerá. 
Há um texto que fala sobre todos os detalhes dessa grande reviravolta de Urano em Touro. Ele pode ser lido NESTE LINK.

Os anos de 2019 e 2020

O ano de 2019 traz boas oportunidades para quem souber aproveitá-las. Se aliarmos a sorte de Júpiter com as novidades de Urano, poderemos aproveitar os melhores ventos que o ano tem a oferecer. Aliás, é por isso que a astrologia pode ser tão funcional. Observando os deuses e ouvindo-os, podemos saber sobre seus planos maiores para nós. 
De toda a maneira, 2019 pode também ser encarado como uma fase de preparações para o ano de 2020, pois este sim está mexendo, antecipadamente com a cabeça dos astrólogos. Em 2020 haverá uma conjunção tríplice ou stellium (aglomerado planetário) no signo de Capricórnio. No terceiro signo de Terra, ligado ao trabalho, a política, os sistemas de governo, as finanças e o poder, há a possibilidade de haver uma grande reviravolta no mundo. Todos sabemos que os sistemas de representação do poder estão em frangalhos. Mas, entre qualquer outra forma de poder e a democracia, ainda que hajam inúmeras falhas, este é sem dúvida o modelo menos pior que "inventamos" até agora. Mas há a possibilidade de considerarmos novas vias para se viver em sociedade. E isso não é algo que se possa especular, mas podemos imaginar de acordo com o que o céu, a sociologia, a filosofia, a antropologia, as relações internacionais e as notícias sopram aos nossos ouvidos. 
A última vez que o signo de Capricórnio recebeu tantos planetas juntos foi em 1989, com Saturno, Urano e Netuno juntos. Foi exatamente a data da derrubada do muro de Berlim e o fim da União Soviética. Ou seja, foi o marco histórico do fim da Guerra Fria e da divisão clássica no mundo entre capitalistas versus socialistas. Dentro de uma perspectiva similar, por analogia, podemos vislumbrar a queda do poder num ponto do globo e a ascensão em outro. Como será, por exemplo, que os Estados Unidos e a China ficarão nessa disputa hegemônica pelo mundo? Há sem dúvida imensas chances dos chineses virarem o globo de cabeça para baixo. Aliás, historicamente eles já poderiam ter feito isso centenas de anos atrás. Quem sabe agora não é o momento daquele gigante? É importante que se diga que essa é uma perspectiva que PODE acontecer e que PODE reverberar em várias direções. Com a China dando as ordens no mundo temos uma nova língua global, novos costumes, sabores e dissabores. Quem viver verá! Importante é que nos demos conta de que o mundo irá virar de ponta cabeça em 2020. Que aproveitemos 2019 como um "ano de férias" antes da grande mudança, se é que isso é possível ou como um ano de grandes oportunidades e trabalho (interno e externo a nós) para um novo tempo que se aproxima.
Que 2019 seja um ano de inovação (Urano) e expansão (Júpiter). Um Feliz Ano Novo a todos nós!

Estas são perspectivas possíveis que poderão afetar a todos nós de maneira coletiva. Os efeitos individualizados atuando sobre a vida de cada um de nós, particularmente, exigem um estudo aprofundado que pode ser observado nos nossos mapas Natal, de Trânsito e Revolução Solar. Se quiser ir mais a fundo para compreender essa mudanças em sua vida pessoal marque uma consulta e podemos ver caso a caso.

O amor...
Para mim, o que fica em poucas palavras para 2019 é a possibilidade de inovação e expansão, e a chance de resignificarmos o amor. Como Touro é regido pela Vênus, sinto que a passagem de Urano por este signo pode nos fazer olhar a vida a dois ou a três ou a quatro, de maneira mais cuidadosa e gentil. Todos sabemos que o mito do amor romântico está em crise. Mas, e se "inventarmos" novas formas de amar? Urano adora o que é legitimamente verdadeiro. Se em meio a tempos tão transformadores não acreditarmos no amor, o que nos sobra? Importante é amar, como a vida deixar!

A todos desejo um ano novo repleto de bênçãos. E que a palavra sucesso seja compreendida de maneira mais ampla, pois podemos ser vitoriosos das mais variadas formas possíveis. Nossas superações pessoais e invisíveis são tão ou mais importantes que aquelas que as redes sociais nos permitem mostrar. O que a vida pede cada vez mais de nós é sem dúvida capacidade de compreensão, superação e amor! Que os astros continuem a nos guiar e que o amor nos transforme! Sempre! Feliz ano novo meus queridos amigos! Muitíssimo obrigada pela sua companhia neste 2018! Tim! Tim!

Aline Maccari
Jornalista, astróloga e analista junguiana

__________________


INSTAGRAM:
Meus amores e minhas amoras! O ano de 2018 foi repleto de desafios e com certeza a melhor parte disso tudo é que descobrimos muito mais sobre nós mesmos, os outros e o mundo ao nosso redor. Além disso, aprendemos a transformar "sofrimento em sorvete" como ninguém. Mas, o ano de 2019 nos reserva grandes e boas novidades! Com Júpiter em Sagitário e Urano em Touro, as marcas astrológicas deste novo ano que se inicia, podemos viver experiências de expansão, sorte, mudanças e algumas reviravoltas. Publiquei no site (www.aastróloga.com.br) um texto completo sobre o quê mais podemos esperar para este novo ano. NÃO É UMA PREVISÃO, mas uma leitura possível sobre as perspectivas para um novo ciclo. Olhando para as configurações planetárias que se formarão no céu, num futuro breve, podemos ter alguns vislumbres que poderão facilitar nossas vidas, a ponto de sabermos utilizar o tempo com suas melhores qualidades. Aliás, eis o melhor uso da astrologia, saber o quê plantar e como colher.
O link do texto PERSPECTIVAS PARA 2019 você encontra na Bio de descrição da página ou pode procurar pelo texto no site, na barra lateral. Faltam praticamente 10 dias para a virada! E é por isso que desejo desde já um ano novo cheio de bênçãos para todos vocês! Que em 2019 os planetas nos guiem e o amor nos transforme! 2019 VAI SER DEMAIS!

*Continuo online e em Brasília até o dia 28 de dezembro. De 29 a 14 estarei viajando pelo Brasil. Mas, continuarei publicando, a maior parte do tempo nos Stories. Ou seja, NOS VEMOS NOS STORIES. Consultas astrológicas poderão ser marcadas para depois do dia 15 de janeiro. Um abraço com todo o carinho e gratidão!
Aline Maccari

__________________
*Assim na Terra como no Céu! A astrologia faz todo o sentido por que microcosmos e macrocosmos tem uma relação íntima entre si. O que acontece entre os astros, repercute simbolicamente em nossas vidas, todos os dias. Essa "psicologia antiga" funciona como uma verdadeira bússola nos orientando na nossa jornada. Para entender melhor a si mesmo entre em contato com A Astróloga pelo e-mail aastrologa@gmail.com  
* Os posts são publicados no site "A Astróloga", no Facebook e no Instagram. Compartilhe preservando frases, fotos e vídeos propositalmente relacionados aos conteúdos, além de citar as fontes. 
* Aline Maccari é jornalista, cronista e astróloga, com pós graduação em psicologia junguiana. Para saber mais visite o blog www.aastróloga.com.br

CRÉDITOS: Artes de Tana Miller
#alinemaccari #aastróloga #astrologia #astral #storyteller #xamã #mitologia #mito #astros #signos #autoconhecimento #jung #Natal #AnoNovo #anonovo #previsões #2019 #2020 #2018 #retrospectivas2018 #retrospectiva2018 #praia #reveillon #anonovo #felizanonovo #JúpiteremSagitário #UranoemTouro #brinde  #sorte #sorteeexpansão #felicidade #amor #prosperidade

Postagens mais visitadas