sexta-feira, 19 de outubro de 2018

O signo de Banksy

Nesses dias aconteceu algo absolutamente simbólico referente ao céu do momento. Banksy é um dos maiores nomes das artes na atualidade. Mas há controvérsias, pois há quem diga que não é uma pessoa, mas talvez um coletivo de artistas. Sujeito ou grupo britânico que nunca apareceu em público, assim "ele" mantém sua identidade secreta.
Penso que para promover polêmica, para tornar sua arte mais instigante, para de alguma forma dizer que sua arte é mais importante que ele mesmo, evitando sua celebrização, e até para ter liberdade de agir publicamente, protegido pelo anonimato.  Suas obras se tornaram muito conhecidas no mundo inteiro. Seus conteúdos são super atuais, irreverentes e tem sempre um tom de crítica, revelando a hipocrisia política, econômica e de costumes que vivemos em sociedade. Não há quem fique inerte diante de suas obras. Elas sempre nos fazem refletir!
Em outras datas astrais, com aspectos fortes em Aquário, Banksy também foi retratado aqui na "A Astróloga". É incrível a sincronia entre suas performances e o céu. E sua ação mais recente aconteceu nesses dias, com Sol em Libra (signo das artes), Vênus em Escorpião (signo de valores, do oculto), Mercúrio em Escorpião (mensagem subliminar, comércio, negociação obscura), em aspecto desafiador com Marte em Aquário (signo da rebeldia, da contracultura, dos críticos sociais, do coletivo). 
Um de seus trabalhos mais conhecidos, intitulado "A menina com o balão", foi a leilão na Sotheby's em Londres. Fez-se um burburinho, pois muitos colecionadores estavam de olho na obra. Depois do coquetel com algumas das figuras mais importantes do mercado de arte reunidas, eis que começa o leilão. E então, "A Menina com o balão" é arrematado por R$ 5 milhões. Mas, Banksy tinha outros planos. Em segredo ele instalou uma picotadeira de papel no interior da moldura, e por um controle remoto, acionou o picote da obra que foi escorregando moldura abaixo. Quando o público se deu conta de que a obra estava sendo rasgada diante de todos, foi um reboliço. A tela foi picotada até a metade. O comprador, deve ter começado a se debater no momento da "auto-destruição" da obra, mas depois se sentiu a pessoa mais sortuda do mundo. Afinal, era a primeira obra de arte a ser criada ao vivo num leilão. Com isso seu valor foi multiplicado por três. 
Nesta quarta-feira, Bansky finalmente se manifestou, de maneira peculiar, como sempre faz. Num vídeo no Youtube, sem aparecer seu rosto, ele mostra toda a ação, desde a confecção da tela no ateliê, a chegada da peça à casa de leilões, até o começo da destruição da obra. Mas, houve um imprevisto. E Aquário adora imprevistos, já que é regido por Urano, planeta das reviravoltas. A ideia era destruir todo o quadro, mas uma pane técnica na picotadeira permitiu que só meia obra fosse picotada. Ou seja, seu plano era acabar com tudo. Mas, Urano entrou em ação e talvez tenha sido ainda mais imprevisível que o artista, imortalizando a sua grande ideia.
Depois disso tudo, se Bansky não for aquariano, eu penduro as minhas chuteiras ou melhor... as minhas lunetas!
Aline Maccari
* O vídeo de Banksy, com toda a performance estará disponível no site, dentro desta publicação. Para assistir, basta entrar em www.aastrologa.com.br e procurar por Banksy ou pela data de hoje 19/10/18.


_________________________

*Assim na Terra como no Céu! A astrologia faz todo o sentido por que microcosmos e macrocosmos tem uma relação íntima entre si. O que acontece entre os astros, repercute simbolicamente em nossas vidas, todos os dias. Essa "psicologia antiga" funciona como uma verdadeira bússola nos orientando na nossa jornada. Para entender melhor a si mesmo entre em contato com A Astróloga pelo e-mail aastrologa@gmail.com  
* Os posts são publicados no site "A Astróloga", no Facebook e no Instagram. Compartilhe preservando frases, fotos e vídeos propositalmente relacionados aos conteúdos, além de citar as fontes. 
* Aline Maccari é jornalista, cronista e astróloga, com pós graduação em psicologia junguiana. Para saber mais visite o blog www.aastróloga.com.br

CRÉDITOS: A foto é referente ao dia do leilão da obra de Banksy em Londres.
#alinemaccari #aastróloga #astrologia #astral #storyteller #xamã #psicologia #mitologia #mito #astros #signos #autoconhecimento #arte #banksy #ameninadobalao #stencil #grafite #artederua #coletivo #coletivodeartistas #solemlibra #venusemescorpião #marteemaquario #aquarianos #aquariano #rebelde #imprevisto #reviravolta #urano #mundodasartes #pintura #leilãodearte

Nenhum comentário :

Postar um comentário