quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O desafio do equilíbrio

Quarta-feira de Lua em Áries desafiando Vênus e Mercúrio em Capricórnio, e ainda Marte em Libra. Os humores podem estar alterados, afinal são tantas oposições e quadraturas. A vida profissional pede cuidados. O eu e o outro se opõem, e se confundem. O grande desafio de dias assim é tentar manter o equilíbrio que nasce do que é justo e portanto belo, nos lembra Iustitia, a deusa romana da justiça.
Na Roma antiga, na data capricorniana de 8 de janeiro, se celebrava o dia de Iustitia. A deusa romana da justiça foi adotada dos gregos onde era conhecida por Dice. Em sua homenagem seus adoradores ascendiam incensos de lavanda para contar com o equilíbrio em situações de conflito. Durante a exposição do Direito (jus) a deusa grega segurava uma espada, representando a imposição da justiça pela força. Na representação romana ela deveria estar de pé segurando a balança. Sua imagem evocava a prudentia, a igualdade de peso e importância dados ao que era abstrato ou ideal dentro de um julgamento, e ao que era concreto ou de ordem prática. 

Na Grécia antiga ela era conhecida como Dice ou Diké, filha de Zeus e Têmis, e estava sempre de olhos bem abertos. Pelos romanos foi nomeada Iustitia e ganhou vendas nos olhos. Na data de hoje é celebrado o dia da justiça e do equilíbrio de pesos e medidas. 
Muitos anos depois as imagens se fundiram e força e moderação, firmeza e retidão fazem parte da mesma imagem que evoca até hoje a força da deusa que atua entre o céu e a terra, entre os deuses e nós, mortais. Na data de hoje, em que a deusa é celebrada, a Lua se encontra no signo de Áries formando quadratura com Vênus e Mercúrio em Capricórnio, e ainda oposição a Marte em Libra. Com o nosso senso de equilíbrio, Libra, sendo desafiado pela força de Marte, o deus da guerra, envolvido em oposições e quadraturas, o dia pode ser um grande desafio para Iustitia
Marte fica no signo de Libra durante o primeiro semestre de 2014. É preciso ter calma e auto controle para não deixar os humores interferirem nos relacionamentos amorosos.
Aliás, não só o dia como os próximos tempos. Será longo o período em que Marte sobrevoará o signo das balanças. E em aspecto desafiador com Capricórnio, o signo da vida profissional, não será fácil manter o controle em situações de conflito. Nessa hora o deus da guerra pode preferir a espada à balança e, desafiado, ele pode não conseguir se conter. A celebração do dia da justiça nesta quarta-feira nos ajuda a lembrar que Áries (eu) e Libra (outro) são os dois pratos da balança e que não há sabedoria no julgar sem o auxílio dos saberes desses dois extremos. No mês capricorniano a carreira, a vida profissional e a imagem pública são temas importantes que vão nortear nossa jornada. 
O maior desafio de um dia de Lua em Áries é tentar manter o equilíbrio quando cada um busca defender o seu próprio ponto de vista.
E quando o meio do céu é desafiado pode haver uma falta de compreensão entre as questões reais e ideais. A impulsiva Lua em Áries fará de tudo para puxar a espada. Mas, não podemos esquecer de a todo o instante de que há outro lado, da balança. Passividade e ação pedem moderação, e o eu e o outro também, no escritório e na mesa de jantar. Se nos lembrarmos que ambos jogamos no mesmo time e com o mesmo objetivo talvez tudo se torne mais claro. É por isso que Libra é também o signo da beleza, porque o que é justo faz bem aos olhos, ao coração e à alma.
Aline Maccari
*Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga e no Facebook. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A Astróloga.com.br

Postagens mais visitadas