quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Sagitário e a generosidade

Generosidade e simplicidade são palavras não só lembradas, mas vividas diariamente
pelo homem mais famoso de 2013, o Papa Francisco. Ele foi considerado pelo revista
Time como a personalidade mais influente no ano. Nosso Papa tem o Sol no signo
de sagitariano e fará aniversário em breve.
Sobre nossas cabeças um universo de configurações planetárias, um mundo de informações e possibilidades das mais variadas. Sem sair de casa, neste exato momento, 7:15 da manhã,  a vizinha de baixo avisa que o dia começa bem. Os gemidos extrapolam as paredes de papel do prédio e não há como não tornar público o seu gozo com a vida e com o amado. Eu rio obviamente e confirmo: é a Lua em Áries, sexual e espalhafatosa, gritando nas quatro direções de Júpiter, Urano e Plutão, avisando que o dia chegou. Até as 18:40 de hoje a Lua permanece no signo da virilidade e então ingressa em Touro, o signo do trabalho e da fartura. No ambiente profissional podemos esperar um milhão de demandas, reuniões, exigências e velocidade para dar conta de tudo.


As relações interpessoais podem enfrentar alguns atritos, apesar de Marte sobrevoar Libra. Aliás, conflitos de toda a natureza tendem a retrair. E qualquer pendência deverá ser tratada com muito mais calma, paciência, exigindo esforços coletivos e passivos em nome de uma solução que não maltrate ou sobrecarregue ninguém. Em lugar de me enervar com a vizinha que me desperta, melhor será desejar a ela um bom dia. E então tudo segue em frente sem grandes atritos.
Mais de 800 mil refugiados sírios estão no Líbano. O inverno se aproxima e as dificuldades aumentam.
Aliás, o céu tenso dos últimos tempos incita à disputa, à briga. Mas Marte, planeta do conflito, em Libra, signo de paz e diplomacia, até meados do ano que vêm, vai preferir implodir que explodir conflitos. Nessa, há quem possa sofrer de asia, engolindo alguns desaforos. Nessa há quem finalmente possa viver momentos de gozo e paz. A entrada de Marte em Libra não apazigua conflitos, mas enfraquece a briga. Sob a belicosa Lua em Áries (em oposição a Marte em Libra) os Estados Unidos e a Grã-Bretanha avisaram que suspenderam a ajuda oficial aos rebeldes no norte da Síria. Eles alegam que a região tem recebido cada vez mais representantes da Al-Qaeda. E que o envio de carros, medicamentos e equipamentos de comunicação pode ser ainda mais nocivo, uma vez que fortalece os jihadistas que tem se aproveitado da ausência de poder para dominar a região e redistribuir os equipamentos enviados. O Natal se aproxima e com ele o inverno vai se tornando cada vez mais rigoroso por aquelas bandas. Na república tupi estamos ocupadíssimos, preocupados com confraternizações e presentes. Do lado de lá 800 mil refugiados sírios estão no Líbano vivendo com extrema dificuldade.
O inverno está chegando. Precisamos dividir luz e calor com os outros. Sol em Sagitário e Lua - Urano em Áries nos lembram de justiça e generosidade.
O que se agrava e muito com as baixas temperaturas. Há também refugiados na Turquia e na Jordânia, locais onde a ONU tem penetração e pode oferecer algum suporte como tendas, alimentos e medicamentos. Mas, não no Líbano com apenas 4 milhões de habitantes. O país recebeu 500 mil palestinos em 1948 e por isso não permite o suporte da ONU aos sírios com medo de que eles não saiam de lá como fizeram os palestinos. Os conflitos na Síria são um tema recorrente na Astróloga porque eles são um desdobramento importante que iniciou com a leva da Primavera Árabe e tem se agravado cada vez mais, sem que tenhamos a dimensão real das dificuldades pelas quais a população passa.
Quando estive em Ruanda no ano passado, caminhando pelo memorial do genocídio uma frase me chamou a atenção. "Quando eles disseram que nunca mais haveria um holocausto isso servia a algumas pessoas e não a outras." Em Ruanda um milhão de pessoas morreu em três meses, em 1994,  no genocídio mais rápido da história. A tensão entre Plutão em Capricórnio e Urano em Áries tem provocado um conflito tão violento e devastador em termos humanos e culturais que temo pelo povo sírio. Quando será que teremos a real medida do estrago? Nossos esforços e preocupações enquanto cidadãos comuns não alcança mulheres e crianças famintas nos acampamentos dos refugiados, mas alcança mulheres e crianças nas favelas de Brasília. Sim! Aqui tão perto do poder. Sagitário, o signo que rege o mês tem como uma de suas melhores qualidades a generosidade. Aproveitemos o período do Natal para dividir com os outros parte dos nossos louros e do nosso tempo. O ano de 2014 vem se aproximando e avisando que seremos chamados ao equilíbrio e à generosidade. 
Aline Maccari
*Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga e no Facebook. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A Astróloga.com.br

Postagens mais visitadas