terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Manual para emotivos: 13 estratégias contra a miopia

Sol e Lua em Sagitário - quadratura com Netuno: Dificuldades em ver o que vem à frente e
como lidar com as situações? Deve ser a miopia causada pela água salgada.
A Lua Nova em Sagitário nos enche de alegria e otimismo para corrermos atrás do que nos pertence ao mesmo tempo em que nos confunde quando forma quadratura com Netuno em Peixes. No último signo de fogo, Sol e Lua dizem que os temas dos próximos dias são viagens, descobertas, crescimento e oportunidades. Mas, em ângulo tenso com Netuno, o deus do inconsciente e dos mares, poderemos encontrar dificuldades em enxergar onde fica o gol, mesmo estando com a bola na ponta da chuteira. Ficamos míopes! Um desafio que nos leva a tempos passados e nos mostra que podemos ter falhado pelo caminho no que tangia à questão espiritual. Netuno, por mais doloroso e confuso que seja, sempre chega na hora certa para nos salvar do próprio egoísmo.

Geralmente quem passa pelas aflições de Netuno viveu de forma muito auto centrada, sem perceber as necessidades da família, dos amigos ou do companheiro(a), pensando apenas no próprio conforto, enganando a si mesmo. Este desafio é ainda mais difícil quando em pessoas com aspectos importantes em Sagitário, como Sol, Lua, Ascendente, Mercúrio,Vênus e Marte, os chamados planetas pessoais que incidem decisivamente na formação do caráter do sujeito. E como Sagitário é um signo muito otimista pode levar algum tempo até cair a ficha de que as mudanças estão em curso e que algumas dificuldades terão de ser enfrentadas. Para esse e outros desafios como Plutão em Capricórnio interferindo na carreira e Urano em Áries exigindo mudanças e novos começos o céu anda desafiador até demais e por uma loooonga temporada. Para momentos assim precisamos de táticas de sobrevivência. Uma psicoterapeuta norte americana, Amy Morin, desenvolveu uma lista contendo 13 lições que geralmente as pessoas mentalmente fortes e focadas adotam em tempos de mudança. Navegar pelos mares afetivos de Netuno, ou pela dureza de Plutão e Urano é um desafio e tanto, mas fazê-lo de forma centrada pode amenizar o desgaste emocional e o tempo de lamentações. Quando a casa cai tudo o que mais precisamos é de um estímulo. 
Aline Maccari

1. Eles não perdem tempo sentindo pena de si mesmas: Pessoas mentalmente fortes não se desgastam remoendo as dificuldades ou pensando sobre como outras pessoas a tratam. Em vez disso, elas assumem a responsabilidade por seu papel na vida e entendem que a vida nem sempre é fácil ou justa.
2 . Eles não entregam o seu poder a outras pessoas: Eles não permitem que outros pessoas possam controlá-los, e eles não dão a alguém o poder sobre eles. Eles não dizem coisas como: " Meu chefe me faz sentir mal ", porque entendem que eles estão no controle de suas próprias emoções e eles têm uma escolha de como eles respondem .
3 . Eles não temem mudanças: Pessoas mentalmente fortes não tentam evitar a mudança. Em vez disso, dão boas-vindas às mudanças positivas e estão dispostos a ser flexíveis. Eles entendem que a mudança é inevitável e acreditam nas suas capacidades para se adaptarem.
4 . Eles não perdem energia em coisas que não podem controlar: Você não vai ouvir uma pessoa mentalmente focada reclamando sobre bobagens como um simples engarrafamento. Em vez disso, eles se concentram no que eles podem controlar em suas vidas. Eles reconhecem que, às vezes, a única coisa que podem controlar é a própria atitude .
5 . Eles não se preocupam em agradar todos: Pessoas focadas reconhecer que eles não precisam agradar a todos o tempo todo. Eles não têm medo de dizer não ou falar quando necessário. Eles se esforçam para serem gentis e justos, mas sabem que não podem controlar a infelicidade dos outros mesmo que estejam tentando fazer o outro ser feliz.
6 . Eles não tem medo de assumir riscos calculados: Eles não correr riscos de forma imprudente, mas não se negam a correr riscos calculados. Pessoas centradas passam o tempo pesando sobre riscos e benefícios antes de tomar uma grande decisão, e eles estão plenamente informados das potenciais desvantagens antes de tomar uma atitude.
7 . Eles não se debruçam sobre o passado:  Pessoas centradas, não perdem tempo remoendo o passado e desejando que as coisas poderiam ter sido diferentes. Eles reconhecem o seu passado e podem dizer o que aprenderam com ele. Eles não estão constantemente a reviver experiências ruins ou a fantasiar sobre os dias de glória. Em vez disso, eles vivem para o presente e para planejar o futuro.
8 . Eles se esforçam para não cometerem sempre os mesmos erros: Eles aceitam a responsabilidade por seu comportamento e aprendem com os erros do passado. Como resultado, eles não continuam a repetir esses erros. Em vez disso, seguem em frente e tomam as melhores decisões para o futuro.
9 . Eles não se ressentem quanto ao sucesso dos outros: Pessoas fortes sabem apreciar e comemorar o sucesso de outras pessoas na vida. Eles não crescem com ciúmes ou se sentem enganados quando os outros o superam. Em vez disso, eles reconhecem que o sucesso vem com trabalho duro, e eles estão dispostos a trabalhar com afinco.
10 . Eles não desistem após a primeira batalha: Eles não vêem o fracasso como uma razão para desistirem. Em vez disso, eles usam o fracasso como uma oportunidade de crescer e melhorar. Eles estão dispostos a continuar tentando até acertar.
11 . Eles não temem a própria solitude: Pessoas focadas podem estar sozinhos e não temem o silêncio. Não têm medo de ficar com seus pensamentos e podem usar o tempo de inatividade para serem produtivos. Eles não são dependentes de outros para companheirismo e entretenimento o tempo todo, mas em vez disso podem ser felizes sozinhos.
12 . Eles não sentem que o mundo lhes deve alguma coisa: Eles não cresceram com a ideia de que os outros iriam cuidar deles ou de que o mundo deve dar-lhes alguma coisa. Em vez disso, eles olham para as oportunidades possíveis com base em seus próprios méritos.
13 . Eles não esperam resultados imediatos: Se eles estão trabalhando para melhorar a sua saúde ou a obtenção de um novo negócio, as pessoas focadas não esperam resultados imediatos. Em vez disso, eles aplicam suas habilidades e tempo para o melhorarem sua capacidade e compreensão da verdadeira mudança que leva tempo.

Texto original de Amy Morin: http://amymorinlcsw.com/

*Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga e no Facebook. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A Astróloga.com.br

Postagens mais visitadas