Do lado de lá, na Índia, Sagitário se manifesta no comportamento dos eternos mestres e suas lições de conexão com os céus, em suas práticas ora torturantes, ora extravagantes, sempre concentradas e cheias de simbolismos.
![]() |
Sol em Sagitário, o mestre. Lua Cheia em Gêmeos, o discípulo. Quem ensina a quem? |
No céu uma lição pode ser apreendida se guardarmos a devida concentração, o olhar perceptivo e contemplativo, e se pensarmos que independente de onde estivermos tudo mora na intenção do pensamento. Na literatura astrológica Gêmeos é chamado de o pequeno veículo, aquele que manda mensagens curtas, rápidas, de importância limitada dentro de um determinado contexto. É o anunciador representado pelos jornalistas, escritores, comunicadores, carteiros, vizinhos, professores... Sagitário é estudado como o grande veículo, o canal máximo da conexão com a espiritualidade, presente nos magistrados, xamãs, padres, yoguis, mestres inspirados e que nos ensinam a entrar em contato com nossas verdades interiores, ambições, razões, missões e destinos. Tanto na vida quanto no filme a mensagem é que o grande veículo não é maior que o segundo, mas complementar. A mensagem do mestre não chega ao buscador senão com a ajuda da divulgação do deus menino, Gêmeos; o propósito maior de vida não alcança os corações e almas aflitas se Sagitário não se permitir ser publicitado.
O maior depende do menor e vice versa, se é que podemos tratá-los em termos comparativos, já que cada tem sua tarefa. Esse é um assunto que permeia os próximos dias e que pode ser sentido, vivido e inspirado por este documentário que é de encher os olhos, pela beleza fotográfica, e a alma, com seus questionamentos tão simples e eternos. Principalmente quando a Lua formar quadratura com Netuno, o deus do inconsciente, representado tão bem pelo cenário de Varanasi, na Índia. Encontrar um ponto de equilíbrio entre esses e quaisquer outros arquétipos é, dentro da astrologia, uma das chaves para uma vida em equilíbrio, aquilo que chamam de o caminho do meio. No céu do mês de Sagitário a Lua Cheia em Gêmeos representa a colheita da semeadura investida especialmente em 2 de dezembro, quando houve a Lua Nova. Tudo o que foi plantado com entusiasmo, fé e desejo de expansividade será colhido entre hoje e amanhã em forma de palavra, conversa ou notícia otimista. Uma alegria interior e a sensação de que tivemos um ano produtivo também nos preenche. Hoje é dia de comunicação fina com o plano invisível, mensagem de amor profundo e agradecimento. O Sol e a Lua neste eixo são sem dúvida um presente divino.
Aline Maccari
Beyond Varanasi - India ou Além de Varanasi é um documentário feito por dois rapazes de Nova York sobre os gurus da Índia. Pelo menos para mim o eixo Gêmeos - Sagitário nunca esteve tão explícito e compreensível. Um deleite para quem gosta de astrologia, mitologia, simbolismo, beleza e fotografia. Infelizmente o documentário não tem tradução para a língua portuguesa, mas pode ser totalmente compreendido de forma intuitiva, sem a necessidade do texto. A contemplação das imagens e do clima proposto já nos faz mergulhar nessa atmosfera rica e atemporal.
*Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga e no Facebook. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A Astróloga.com.br