quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Eclipse Solar em Sagitário

Diário da Astróloga: 02.12.21 | Neste sábado(04.12) viveremos mais um Eclipse. Será o último do ano, Solar e no signo de Sagitário. Este promete ser um evento de grande impacto social e psicológico, por uma série de motivos. E se compreendermos que mensagem ele nos traz, quem sabe consigamos fluir com ele, da melhor maneira possível.

HISTORICAMENTE
Os Eclipses são eventos temidos pelos antigos desde os tempos sem princípio. Estes fenômenos eram associados a catástrofes, pestes e outras desgraças
Mas a astrologia e a psicologia moderna têm se esforçado para compreender seus significamos mais profundos para além das superstições. 
Embora os Eclipses, sejam Solares ou Lunares, geralmente signifiquem reviravoltas inesperadas. Na minha experiência há anos observando e relatando sobre estes eventos, percebo que eles são como situações que o destino nos impõe de maneira muito afirmativa, de modo que temos uma margem de manobra muito curta em se tratando do nosso livre arbítrio. 
Portanto o que começa, sob os Eclipses simplesmente se inicia, sem qualquer chance de modificarmos a realidade. Da mesma maneira que o que termina sob este aspecto, se torna pó ou quem sabe poeira cósmica. O pouco que nos cabe é "ser com" o fenômeno, tentando observar que sentido as Moiras, as deusas fiandeiras do destino, pretendem dar aos acontecimentos.

ASTRONÔMICO
O Eclipse Solar Total em Sagitário acontece no sábado (04.12.21), entre as 02h29 até as 04h33(horário de Brasília). O fenômeno poderá ser visto da Antártida, Argentina, Chile, África do Sul, Namíbia e Nova Zelândia. 
A conjunção entre Sol e Lua, dando início à nova lunação, acontece no 12º de Sagitário. E pode ter efeitos impactantes sobre pessoas que tenham aspectos importantes entre  9º e 15º de Sagitário. 

Entretanto, como os luminares (Sol e Lua) se aproximam de uma quadratura (ângulo de 90º) com Netuno em Peixes a 20º, pessoas com aspectos importantes no signo de Peixes também poderão se sentir fortemente afetadas.

ASTROLÓGICO
No dia 19.11.21 vivemos um Eclipse Lunar no eixo Escorpião-Touro. Na ocasião falei sobre recursos, dinheiro, economia, trabalho, morte e renascimento, real ou simbólico. É incrível perceber neste período entre Eclipses o quanto os mercados financeiros oscilaram, bolsas caíram e negócios retraíram, principalmente por causa da chegada da Ômicron, a nova variante do Corona vírus. 
Os Eclipses podem ter seus efeitos eclodindo alguns dias antes e dias depois da sua formação no céu. E podem ser  estendidos por até 6 meses. Por isso se faz tão importante notar o que acontece dentro e fora de nós nestes períodos que geralmente nos deixam tão agitados.
Assim, o Eclipse no eixo Escorpião-Touro mostra o quanto o mundo estava despreparado para a nova variante que chegou antes mesmo da formação do Eclipse em Sagitário. E como numa narrativa lógica, um é a sequência do capítulo seguinte.

ECLIPSE EM SAGITÁRIO
Sagitário é regido por Júpiter, o maior planeta do sistema solar. Por isso o signo tem uma forte relação com a mitologia do planeta. Sendo o 3ºsigno do elemento fogo ele é a expansão, o crescimento, o além mar, a distância, o internacional, o exagero, o excesso, a falta de limites. E neste Eclipse, em aspecto tenso com Netuno, há motivo de preocupação. Pois o deus dos mares é o canal de comunicação real e simbólico entre o países e por isso se torna um canal de contato, dispersão, navegação, distribuição e contaminação. A tensão entre os luminares em Sagitário e Netuno em Peixes, signo de doenças crônicas, se une numa analogia que sugere nova contaminação, novo vírus, vírus mais potente e forte, com distribuição por todo o globo e fora de controle. 
De modo que se não sabíamos o que poderia acontecer neste evento celeste, agora todos nós já sabemos, com a chegada da Ômicron a todos os continentes. Os cientistas ainda não sabem até o momento sobre o seu grau de contágio e letalidade. Mas a tensão do Eclipse Solar com Netuno nos fala de um alto grau de disseminação e contágio, e a possibilidade das vacinas que temos até o momento não serem suficientes para conter o vírus mutado em mais de 50 vezes. 

No dia 19.11.21 produzi um conteúdo falando sobre a Temporada Sagitariana e o possibilidade de enfrentarmos um vírus modificado. Poucos dias depois ouvimos as notícias nos jornais. A questão é que há em Sagitário, dentro de uma perspectiva sombria do signo, uma maneira presunçosa, arrogante e até mesmo leviana e irresponsável de lidar com problemas. É como se as pessoas não levassem questões importantes à sério e na tensão com Netuno em Peixes se somasse um aspecto de fuga da realidade, inconsciência, medo e inação.

O ECLIPSE E 2022
O ano de 2022 será marcado por um encontro astral raro. A conjunção entre Júpiter e Netuno em Peixes, especialmente entre meados de Março e fim de Abril. Se Júpiter, o deus que quando toca, maximiza, quando se aproximar de Netuno em Peixes poderá, em sua faceta mais sombria, deflagrar um dos momentos mais incontroláveis da Pandemia, quiçá algo ainda mais fora de controle que tudo o que vimos até agora. Assim, não saberia dizer se a Ômicron que surge agora poderá ter desdobramentos impensáveis até o ano que vem ou se em 2022 viveremos o eclodir de uma outra variante, ainda mais poderosa e incontrolável. O ponto a que quero chegar é que o que eclode neste Eclipse pode ser trágico. Mas o que pode surgir diante da nossa inação poderá ser muito mais traumático para todo o planeta.

AÇÃO
Todos já sabemos, graças aos cientistas e à mídia, que enquanto não estivermos todos vacinados ninguém estará a salvo. E que se um problema planetário for resolvido de maneiras diferentes em partes diferentes do globo, o que se verá serão vírus mutantes, um após o outro. Por isso é preciso agir. Que cada um individualmente faça a sua parte em pró da sua família e comunidade. E que os países que detém quase 90% das vacinas produzidas, entre eles a silenciosa China, tenham a inteligência de compartilhar com o resto do mundo, se quiserem passar férias em Zanzibar. 

OLHANDO PARA 2023
Em 2023 Plutão entrará no signo de Aquário. Na verdade, tudo o que acontece agora é pequeno em vista do que pode acontecer quando da estreia desse novo tempo, imaginando que os trânsitos de Plutão marcam uma nova geração. Em Aquário precisaremos ter as nossas questões coletivas resolvidas. Mas parece que um mundo cada vez mais polarizado, dividido entre milionários e miseráveis, está em construção. E se continuarmos a construir o nosso destino pautados no pior que poderemos enfrentar em Aquário, será difícil. As decisões que tomamos hoje são fundamentais para o futuro que queremos. E é em situações como essa, como a lida com uma nova variante e a maneira como resolvemos ou postergamos o problema que irá indicar o futuro que nos espera. Enquanto não compreendermos que somos todos humanos, pretos, brancos, mulheres, homens, velhos, crianças, muçulmanos, cristãos, budistas ou judeus, e todos no mesmo barco, estaremos fadados ao naufrágio como civilização.

EM NOSSAS VIDAS COTIDIANAS
Voltando a 2021, em nossas vidas pessoais o Eclipse, como disse, pode ter um efeito determinista. E situações podem acontecer à nossa revelia. Em se tratando de viagens, um dos temas favoritos de Sagitário, quando na quadratura com Netuno, já era esperado que portos e aeroportos fechassem as portas. Infelizmente é um mal sinal para quem trabalha com turismo, hotelaria, entretenimento e transporte. Para quem pensa em se mudar de país ou planeja estudar fora, este pode ser um mal momento. Em se tratando e migração forçada e refúgio, este pode ser um Eclipse que venha a multiplicar ainda mais este drama humano, de uma maneira avassaladora.

CIDADÃO GLOBAL
Nós nunca soubemos tanto, nunca viajamos tanto, nunca trocamos tanto. A comunicação, a ciência, a tecnologia tem moldado nossas vidas a ponto de termos tudo à nossa disposição, desde todo o conhecimento até uma sopa quentinha em casa, num simples clique. E é porque temos mais consciência que temos mais responsabilidade. Nós já sabemos o que podemos fazer contra nós mesmos. E o nosso amor pela vida tem de ser mais forte que a tentação pelo perigo. 
Em Sagitário há uma presunção, típica de Zeus, o deus do Olimpo. Mas até ele precisa se vacinar, do contrário não vamos sair desse karma nunca mais. A minha dica é deixe de lado esse pequeno poder e vacine-se. Ou alguns se sentem tão superiores que se acham no direito de tirar vidas? Liberdade individuais tem limite. Quando atentamos contra a vida dos outros, eis o nosso limite. Portanto vacine-se e faça a sua parte. Pois também sob a autoridade de Sagitário, se não for por bem, será por mal. E uma vacinação planetária obrigatória pode estar por um triz. 
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana



CRÉDITOS / CREDITS: A Astróloga
#alinemaccari #astrologia #astróloga #mapaastral #signos #zodíaco #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #autoconhecimento #céudasemana #previsão | #Sagitário #Eclipse #eclipsesolar #eclipse04.12 #temporadasagitariana #novavariante #omicrom #novaonda #netunodireto #destino #2022 #2023 #PlutãoemAquário #EradeAquário #novaera

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.


Postagens mais visitadas