quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Sororidade: a fraternidade venusiana



SORORIDADE é um neologismo cunhado por volta dos anos 70, dificilmente encontrado nos dicionários, apesar de ter se tornado uma das palavras mais faladas nos últimos tempos. Ela está na mídia, nas ruas, nas relações humanas. Segundo o dicionário, SORORIDADE vem do latim e soror significa irmã.
Assim, Sororidade é a própria irmandade entre mulheres, a união, o apoio recíproco em nome da confiança e do reconhecimento da força do gênero. Isso tem uma perspectiva ligada à vida privada é claro, onde Sororidade significa ter real senso de empatia por sua igual, sentir com ela, colocar-se no lugar dela. E tem também uma perspectiva ligada à vida pública, onde a palavra fortalece as lutas feministas, as ideologias e posturas políticas em defesa da luta de igualdade entre os gêneros.
Há muita gente que acha a palavra estranha. Apesar de sua imensa importância, sua pronúncia não soa lá muito gentil aos ouvidos. Às vezes eu mesma prefiro usar a expressão "fraternidade venusiana". Afinal, todas nós somos Vênus e sabemos as dores e as delícias de sermos mulher, ainda que sejamos tão diferentes umas das outras. E é ao redor delas, ainda que às vezes à distância, que melhor vivo isso. Juntas somos mais fortes, nos reconhecemos, nos apoiamos, nos divertimos,  e crescemos juntas.
Se você, sendo mulher, ainda duvida das mulheres ao seu redor, se você é competitiva com elas, especialmente frente ao masculino, se desmerece suas qualidades e prefere chamá-las de "bitch" que de "mana", talvez esteja na hora de você se rever no lugar e tempo em que vive. Ser feminista não significa ser anti-Marte, mas antes de tudo pró-Vênus. 
Aline Maccari

______________

*Assim na Terra como no Céu! A astrologia faz todo o sentido por que microcosmos e macrocosmos tem uma relação íntima entre si. O que acontece entre os astros, repercute simbolicamente em nossas vidas, todos os dias. Essa "psicologia antiga" funciona como uma verdadeira bússola nos orientando na nossa jornada. Para entender melhor a si mesmo entre em contato com A Astróloga pelo e-mail aastrologa@gmail.com  

* Os posts são publicados no blog "A Astróloga", no Facebook e no Instagram. Compartilhe preservando frases, fotos e vídeos propositalmente relacionados aos conteúdos, além de citar as fontes. 
* Aline Maccari é jornalista, cronista e astróloga, com pós graduação em psicologia junguiana. Para saber mais visite o blog www.aastróloga.com.br

Créditos: Arte de autor desconhecido. Pelo menos até então! Se alguém souber quem é pode me apresentar e me ajudar a divulgar.
#aastróloga #astrologia #psicologia   #signos  #autoconhecimento  #autoconfiança #solemleão #casal #relacionamento  #casamento #terapia #amor #abuso #abusivo #feminicídio #feminismo #feminista #leimariadapenha #sororidade #fraternidadevenusiana #irmandade #afrodite #empoderamento #mansplaining #sexismo #gaslighting #machismo


Postagens mais visitadas