quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Darth Vader e os dilemas da profissão

Se gastamos muito mais que oito horas por dia no trabalho, precisamos vivê-las bem! Alguns profissionais têm horários bastante versáteis, mas a grande maioria trabalha muito além da jornada combinada. E principalmente com todas as tecnologias que nos mantém conectados 24h por dia, ninguém desliga. O trabalho tem um espaço enorme em nossas vidas e é disso que fala hoje a Lua em Capricórnio conjunta a Plutão.

Quando fazemos escolhas profissionais somos muito jovens, às vezes passamos por pressões financeiras, nos ajustamos às demandas do mercado. Mas, mesmo que tenhamos feito nossas escolhas baseadas em nossas melhoras habilidades, o trabalho precisa ser repensado com alguma frequência, pois ele é uma das nossas maiores fontes de felicidade e infelicidade. Junto a isso há uma revolução no campo profissional em nível mundial, marcado por reviravoltas econômicas e tecnológicas. E é nessas horas em que precisamos estar muito atentos para sabermos como fazer do trabalho uma realização pessoal. 
Em "O Poder do Mito", Joseph Campbell fala longamente sobre o filme Star Wars. E a figura de Darth Vader é trazida à tona sob várias perspectivas, mas uma delas é sem dúvida numa crítica à sociedade, ao mundo moderno e o trabalho. Campbell diz que o vilão da saga carrega a máscara da tecnologia, que nos engole a cada dia. Sem expressões humanas, mas como uma máquina, ele é a própria representação do mal. E não foi gratuita essa associação da tecnologia com a sombra. Quarenta anos depois da realização do filme vemos que é justamente ela que pode nos engolir, se não soubermos nos relacionar com ela. Campbell aponta que um dos momentos mais emocionantes de Vader é quando ele tira a máscara e mostra seu rosto disforme. Essa passagem é uma clara alusão ao humano em Vader que não se desenvolveu, ao que ainda não tem forma, ao que é subdesenvolvido em si. Para o mitólogo, o vilão é a imagem de um burocrata que vive não nos seus próprios termos, mas nos termos de um sistema imposto. E esse é o perigo que enfrentamos hoje. Vader é vítima de um sistema que consegue achatá-lo, negando sua própria identidade. O dilema que o autor levanta é: como se relacionar com o sistema de modo a não ser seu escravo? A resposta é "siga A FORÇA"! A força do próprio caráter, da fidelidade aos próprios ideais, rejeitando as exigências impessoais com que o sistema nos pressiona. 
Campbell está sempre nos trazendo de volta para nós mesmos. Que não deixemos que o sistema, a tecnologia ou o trabalho nos roubem de nós mesmos. E que essa seja uma reflexão para hoje, mas também noutros momentos, principalmente em tempos de Plutão em Capricórnio.
Aline Maccari

*Assim na Terra como no Céu! A astrologia faz todo o sentido por que microcosmos e macrocosmos tem uma relação íntima entre si. O que acontece entre os astros, repercute simbolicamente em nossas vidas, todos os dias. Essa "psicologia antiga" funciona como uma verdadeira bússola nos orientando na nossa jornada. Para entender melhor a si mesmo entre em contato com A Astróloga pelo e-mail aastrologa@gmail.com  

* Os posts são publicados no blog "A Astróloga", no Facebook e no Instagram. Compartilhe preservando frases, fotos e vídeos propositalmente relacionados aos conteúdos, além de citar as fontes. 
* Aline Maccari é jornalista, cronista e astróloga, com pós graduação em psicologia junguiana. Para saber mais visite o blog www.aastróloga.com.br

Créditos: O artista gráfico polonês Pawel Kadysz realizou um projeto muito divertido onde ele fotografa Darth Vader em várias situações cotidianas. É de morrer de rir! Vale a pena conhecer a série. Vou deixar algumas fotos no Stories do Instagram!
#aastróloga #astrologia #mitologia #psicologia #mito #astros #zodíaco #signos #coach #autoconhecimento #buscainterior #trabalho #luaemcapricórnio #capricórnio #saturno #work #job #path #céudodia #darthvader #tecnologia #sombra #burocrata #burocracia #pósmodernidade #mal #aforça #betheforce #plutãoemcapricórnio #carreira #jung #pawelkadysz

Postagens mais visitadas