domingo, 2 de janeiro de 2022

2022: Saturno em tensão com os Nodos Lunares (Touro e Escorpião)

O ano de 2022 será marcado por aspectos astrológicos importantes. E são eles que dão o tom das emoções, comportamentos, experiências e acontecimentos, seja na vida coletiva ou em nossas vidas pessoais. Durante os meus estudos para a elaboração deste conteúdo me dediquei a dois movimentos celestes que julgo serem os mais relevantes para o ano. São eles a conjunção entre Júpiter e Netuno em Peixes e a quadratura entre Saturno e os Nodos Lunares. 

SATURNO EM TENSÃO COM OS NODOS

Saturno em 2022 fará um aspecto tenso, uma quadratura (ângulo de 90º), durante quase todo o ano (Março a Novembro) com os Nodos Lunares, em Touro e Escorpião. Ou seja, os signos fixos (Touro, Escorpião, Aquário e Leão) serão os mais afetados durante o período. Mas, como é um macro aspecto e todos temos algo importante nos nossos mapas nestes signos, todos nós de uma maneira ou de outra, seremos afetados, pessoal ou coletivamente. Mas para compreender melhor do que se trata e seus impactos, se faz necessário explicar quem são os atores astrais envolvidos nesta tensão.


SATURNO

Saturno é conhecido na mitologia grega por Chronos, o senhor do tempo, do carma, do envelhecimento, o cobrador, o fiscal, o ceifador, o professor e o mestre. É o deus, planeta ou princípio psicológico que nos faz aprender com o tempo, lentamente, e nem sempre de maneira fácil. 

Geralmente quando Saturno forma ângulos harmônicos ele ensina por meio de desafios. Entretanto, por meio de ângulos desafiadores, o aprendizado deverá ser mais severo, com várias restrições. Como Saturno está em Aquário, o signo da coletividade, os ajustes exigidos por ele terão efeito direto na sociedade como um todo, pois deverão nos ensinar a vivermos de maneira menos individualista. 

Saturno em Aquário (de 2020 a 2023) está a nos ensinar a viver ou pelo menos voltar a viver como grupo, embora às vezes por meio de situações e lições bastante difíceis.


NODOS LUNARES

Os nodos lunares fazem parte de estudos muito antigos, uma tendência dos tempos medievais na astrologia. Naquela época, os nodos eram conhecidos por "cabeça" e "cauda do Dragão". Eles não são um planeta ou uma estrela, mas um cálculo sofisticado que sinaliza de onde viemos e para onde vamos. Para quem acredita em vidas passadas esta pode ser uma forma de compreendê-los. Mas não é preciso partir desta premissa para considerá-los. 

O Nodo Sul representa nossas experiências passadas, vocações, talentos e memórias que trazemos conosco. E o Nodo Norte, a seta que nos sinaliza o futuro, o caminho que devemos percorrer para de alguma maneira sermos mais nós mesmos nesta vida. Portanto os Nodos que se mostram no céu do ano, nos falam de onde viemos e para onde vamos, enquanto sociedade planetária.


NODO NORTE EM TOURO

Com o Nodo Norte em Touro estamos falando de estabilidade, solidez, segurança, sobrevivência, auto suficiência, corpo, alimentação, família, trabalho, apego e valores. Em Touro estamos falando dos nossos recursos, de dinheiro e prosperidade. O 1º signo de terra fala de vida e da matéria.


NODO SUL EM ESCORPIÃO

Com o Nodo Sul em Escorpião estamos falando do que deve ficar para trás, dificuldades, desafios, vícios, relacionamentos abusivos, hábitos nocivos, desapego e a própria morte. Em Escorpião falamos ainda dos recursos dos outros, heranças, valores e poder, seja ele pessoal, político ou espiritual. O 2º signo de água fala de morte e da transformação da matéria.


SATURNO EM TENSÃO COM OS NODOS

Com Saturno em quadratura com os nodos durante grande parte de 2022 ele está falando para nos desapegarmos das densidades, faltas, mortes e transformações duras de Escorpião, para nos conectarmos à prosperidade em Touro, embora a palavra PROSPERIDADE tenha significados diferentes para pessoas diferentes. 


De alguma forma, precisaremos nos despedir das duríssimas experiências de morte que tantas famílias viveram durante estes anos de pandemia, para seguirmos em frente


Mudanças no trabalho e na família serão um tema importantíssimo este ano. Inclusive porque Urano está em Touro desde 2018 e ficará neste signo até 2026. Então os taurinos e pessoas com aspectos importantes em Touro já estão sentindo mudanças em suas vidas há muito tempo. Mas nada será tão importante quanto a questão financeira e econômica. Será um ano para fazermos reservas e mantermos a calma. O mais importante em se tratando de Nodos é manter o equilíbrio e buscar o caminho do meio. 


VIDA PESSOAL E COLETIVA

As casas em que caírem os signos de Touro ou Escorpião no seu Mapa Natal poderão ser as áreas da vida que serão afetadas pela quadratura com Saturno.


TRABALHO

Nesta área da vida poderemos ver um grande número de desempregados, a precarização do trabalho, ao mesmo tempo uma onda planetária de pessoas se demitindo, cansadas da exploração laboral, como já mostra o que está sendo chamado de MOVIMENTO ANTI TRABALHO ou GRANDE RENÚNCIA, na Europa e nos EUA. 

O que por consequência, pode gerar um grande número de pessoas endividadas e com transtornos de ansiedade devido a tais preocupações. 


Por outro lado, Saturno em Aquário em tensão com o Nodo Norte em Touro, pode unir coletivos e sindicatos em torno de questões trabalhistas, exigindo, conquistando novos direitos e encontrando novos formatos de trabalho.


DINHEIRO

Em se tratando de economia e finanças em 2022 as perspectivas não são as melhores, pois o Senhor do Carma fará pressão sob os 2 signos que tratam de recursos. Saturno estará exigindo que cuidemos dos nossos recursos, seja do dinheirinho guardado que precisamos ter para qualquer eventualidade ou dos recursos naturais de que dispomos e não os protegemos como deveríamos. Mas também poderá incidir sobre negócios, bolsas, juros, inflação e se mostrar como um ano de recessão em vários lugares do mundo. 


Embora as criptomoedas possam crescer como nunca. O que também é um outro problema, pois é um sistema sem o controle dos governos e portanto sem arrecadação. E se não há contribuição, de que maneira sua circulação irá ajudar a manter o bem estar social? Saturno em Aquário, o “organizador” em “sociedade” precisará nos oferecer respostas para um mundo cada vez mais complexo e tecnológico.


ALIMENTAÇÃO

Como Touro fala de alimentação e Escorpião de fome, o ano de 2022 poderá ser um ano de preocupações em se tratando de segurança alimentar, cadeias de distribuição e até mesmo alimentos modificados. Nós vamos precisar ter um olhar mais sério e comprometido com o tema. Afinal, se somos o que comemos ou deixamos de comer, no que estamos nos tornando? Porque mantemos uma relação de tamanho distanciamento com a terra e aquilo que nos nutre?


FAMÍLIA

Como Touro é o signo da família, o desemprego, a falta de recursos, as dívidas e a fome poderão trazer grandes transtornos para os núcleos familiares. 

Esta grande instabilidade poderá gerar uma série de sofrimentos financeiros, emocionais e psíquicos, que colocarão em cheque o amor entre as famílias. Em tensão com Escorpião, deveremos entrar em contato e nos responsabilizarmos por vícios, drogas, ilegalidades, compulsões, violência doméstica e até mesmo a maneira como lidamos com o sexo e ainda a pornografia e a pedofilia. 


RELACIONAMENTOS

O cenário de instabilidade financeira e familiar poderá abalar os relacionamentos amorosos. 

Este poderá ser um ano em que as alianças serão verdadeiramente testadas. Além disso, com Urano em Touro, ainda poderão acontecer rupturas e separações. Mas se o amor for a base sólida das relações, Saturno saberá! Este é um ano de mudanças de valores. Quais são os seus valores compartilhados com o seu companheiro(a)?


COLETIVIDADE

Além de tudo o que já foi mencionado até agora, poderemos ver um grande número de mortes e desencarnes coletivos, especialmente devido aos efeitos produzidos pelo encontro de Júpiter e Netuno em Peixes, e o agravamento dos efeitos das Mudanças Climáticas, acrescido de desastres naturais. 

E com Saturno em tensão com o Nodo Norte em Touro e Urano no mesmo signo, também poderemos ver terremotos em vários lugares do mundo.


2022 poderá ser um ano em que a prosperidade e a precariedade ficarão lado a lado nos ensinando sobre valores e sobre os sistemas em que vivemos, o capitalismo inclusive, e seu real valor e sentido.


COMO SE PREPARAR?

Este será um ano em que iremos repensar e reelaborar os nossos valores pessoais, familiares, os relacionamentos amorosos e as nossas relações em sociedade. E se nos fizermos algumas perguntas específicas, de maneira filosófica e investigativa, talvez isso possa nos ajudar a trazer respostas para este tempo. Entre elas:

O que não tem preço na minha vida?

O que é inegociável para mim? 

Qual o meu valor pessoal para além do meu sobrenome, título acadêmico, cargo profissional ou conta bancária?

Quais são as pessoas, situações, relacionamentos e projetos que verdadeiramente agregam algo à minha vida?


CURIOSIDADE

Os nodos ficam cerca de um ano e meio em cada eixo. E os signos dos nódulos são os que determinam os Eclipses do ano. Portanto, os Eclipses Solares ou Lunares de 2022 acontecerão nos signos Touro e Escorpião. E como os Eclipses são alguns dos momentos astrológicos mais impactantes e transformadores do ano, veja abaixo quando e onde eles irão acontecer:


Eclipse Solar 30/04 em Touro a 10º28, às 17h28min.

Eclipse Lunar 16/05 em Escorpião a 25º17, às 01h14min.

Eclipse Solar 25/10 em Escorpião a 02º00, às 7h48min.

Eclipse Lunar 08/11 em Touro a 16º00, às 8h02min.




Diário da Astróloga 29.12.21: No vídeo de hoje falo sobre as PERSPECTIVAS ASTROLÓGICAS PARA 2022. Entre tantos eventos astrológicos importantes que marcarão o ano, escolhi dois deles que serão certamente os mais importantes: A tensão por quadratura de Saturno em Aquário sobre os Nodos Lunares (Nodo Sul em Escorpião e Nodo Norte em Touro) e a Júpiter em Peixes, que a propósito estreia neste signo hoje (de 29.12.21 a 22.12.22) e formando conjunção com Netuno. Nesses minutos traço um paralelo histórico, falo do que podemos enfrentar de maneira pessoal e coletiva em 2022 e sobre tudo o que podemos aprender neste ano que poderá ser tremendamente desafiador, mas também mágico! A todos um 2022 de muita luz, cura, esperança e milagres! Muito obrigada pela sua amizade e companhia neste 2021. Nos vemos novamente em 2022! Até já! Que o céu nos guie e o amor nos transforme!
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 

CRÉDITOS / CREDITS: A Astróloga
#alinemaccari #astrologia #astróloga #mapaastral #signos #zodíaco #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #autoconhecimento #céudasemana #previsão | #Capricórnio #TemporadaCapricorniana #previsão2022 #perpectivas2022 #tendências2022 #júpiterempeixes #luaminguante #luanova #reveillon #viradadoano #anonovo #2022 #esperança #cura #milagre

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.


Postagens mais visitadas