terça-feira, 17 de julho de 2018

O dia de lavação

Os numerosos planetas femininos no céu em boa harmonia, formando um lindo trígono no elemento Água me fazem lembrar de um lugar sagrado na Terra. Não é uma igreja, um templo ou algum cantinho especial na natureza. O Hamam de Roxelana é um banho público em Istambul, na Turquia, uma construção que fica ao lado da Catedral de Santa Sofia. Os banhos foram construídos por volta do século XVI pelo sultão da época e oferecem espaço para homens e mulheres separadamente.
Eu e e minha amiga Andrea Catta Preta visitamos o espaço quando estivemos lá. O prédio é uma obra magnífica por si só. Dentro desse lugar feminino, circular, abobadado acontecem verdadeiros rituais de purificação. A ideia inicial era mais simples. As mulheres sessentistas da região se encontravam no banho para trocar ideias, falar da vida, dos maridos e fisgar noras bonitas e saudáveis para os filhos. Mas a ritualística dentro do banho é algo tão especial que vai muito além disso. Primeiro por que o lavar-se para os muçulmanos tem um significado especial, simbolizando um processo de limpeza da alma. E então por que a dinâmica de fato não lhe oferece espaço para uma experiência ordinária. O Hamam não é um lugar para banhos, eu diria que é um lugar para "lavação"! São várias etapas. Nesse ambiente coletivo "lavadoras" profissionais vem nos receber. Em meio a várias outras mulheres nuas, o primeiro banho é de lama. E por alguns minutos ficamos da cor da terra dos pés à cabeça. É divertido e até infantil nos vermos tão "sujas". Depois de muitos minutos, com uma canecas de cobre cheias de água quente, somos lavadas até ficarmos prontas para a próxima etapa: o banho com bolinhas de sabão. E assim da conexão com a terra vamos para a diáfana e branca espuma. Deitadas no mármore recortado em mosaicos da geometria sagrada, somos envolvidas por essa "neve" de sabão com um inconfundível cheiro de olivas. Depois de muitos minutos de massagens, nesse ambiente cheio de elementos oníricos, somos enxaguadas com água abundante. Os sons que se ouvem reverberando no eco do Hamam são falatórios, graças, muitas risadas até que a paz do local e o processo começam a ocupar um lugar em nós que só nos resta o silêncio. Nesse lugar, somos transportadas para dentro do nosso feminino mais puro. Todas as sujeiras que as experiências difíceis da vida deixaram nos nossos corpos são levadas para bem longe de nós com a ajuda de outras mulheres. Depois de sermos devidamente secas e envoltas em toalhas felpudas gigantes, dormimos como bebês durante as massagens. Ao final nos é oferecida uma bandeja, digna das Mil e Uma Noites, com frutas secas, castanhas e chá de romã. Depois de três horas nesse processo saímos numa frequência física, mental e espiritual única. O mundo ao redor havia ficado absolutamente mais leve. Do lado de fora, de frente para Santa Sofia conversamos sobre o assunto. E foi incrível como tivemos uma experiência interior tão parecida. O Hamam, foi das vivências mais femininas, passivas, cuidadosas e generosas que conheci.
Em dias como o de hoje, com um céu repleto de elementos femininos nos falando à alma, Vênus e Lua em Virgem, signo de purificação, que todas nós consigamos entender a delicada potência que é ser mulher. Antes de dormir, não tome banho, mas faça uma "lavação". Livre-se de todos os sentimentos que não lhe pertencem. A essência da mesma experiência que o Hamam nos proporcionou pode estar na intenção em cada uma de nós. 
Aline Maccari
Minha amiga Andrea e eu 


Para fazer a análise do seu mapa astral e entender melhor as mudanças pelas quais você está passando basta entrar em contato para marcar uma consulta, pelo e-mail: aastrologa@gmail.com  Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga, no Facebook e o Instagram. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A ASTRÓLOGA
#astrologia  #astrologa #mitologia #psicologia #mistério #arquétipo #inconscientecoletivo #mapaastral #signos #planetas #viagemturquia #trip #tripIstambul #Istambul #Hamam #Santasofia #Hagyasophya #banhopúblico #purificação #triptoturkey #hamamrolexana #ayasofya #ayasofiahurremsultamhamami #sultan

Nenhum comentário :

Postar um comentário