terça-feira, 12 de março de 2024

Vênus em Peixes

Diário da Astróloga: 12/Mar/24 | O amor romântico está em crise na sociedade pós moderna. Mas, isso não significa que o romance não seja mais uma necessidade humana. E é isso o que vem nos lembrar a Vênus em Peixes, que fica no céu de 11/Mar a 05/Abr. Que tal conversarmos sobre isso?

◼️ A ORIGEM DO AMOR ROMÂNTICO
Num giro rápido... na Grécia Antiga, apesar do amor ser idealizado na arte e na cultura, ele não era um aspecto central na vida cotidiana. O casamento e a constituição da família tinham motivações políticas e economias. 

Foi na Idade Média que surgiu o conceito de "amor cortês". O sentimento de devoção, admiração e reverência, que via no outro nobreza e também algo de inatingível. 
Mas, foi no séc. XVIII que surgiu o Romantismo que falava do amor ideal, puro e transcendental que inspirava homens e mulheres a serem pessoas melhores. Foi então que surgiu a ideia de "felizes para sempre". E muita gente acreditou.

◼️ O DILEMA DO AMOR ROMÂNTICO
A questão é que ninguém contou pra gente o que vinha depois do "felizes para sempre". Ninguém nos disse que mesmo antes de você acordar, o seu companheiro(a) ia te perguntar se você já pagou o boleto do condomínio. E nem que, com o estresse das crianças e do dia a dia, seria difícil ou até mesmo impossível, a entrega dos amantes no seu leito de amor, ao fim do dia.

Como a idealização do amor romântico é uma das suas maiores questões da atualidade, sustentar este ideal é que é o X da questão. Porque na construção dessa performance relacional, faltou razão e sobrou emoção e fantasia.
Além disso, o AMOR ROMÂNTICO se tornou a própria salvação da vida. Narrativa que pode ser vista em pinturas, músicas e filmes há séculos. E repensar isso hoje em dia, dá trabalho. Um dos maiores problemas dessa "ficção" foi colocar homens e mulheres num lugar estereotipado, entre o macho salvador e a fêmea que será salva. Além de massacrar toda a qualquer outra forma de amor que verdadeiramente existe entre amantes, como triângulos amorosos, relacionamentos abertos e entre pessoas do mesmo sexo. 

◼️ DESCONSTRUÇÃO DO IDEAL
Depois de séculos de fantasia, vivemos um tempo importante de reflexão sobre essa "história". Ele ou ela não podem mais ser o "tudo" das nossas vidas. A experiência humana é multifacetada. É por isso que precisamos de várias situações, pessoas e projetos que preencham a nossa complexidade. Não é um parceiro(a) que irá nos salvar de nós mesmos. Mas, uma vida rica entre família, amigos, interesses culturais e intelectuais, empreendimento estudantil e profissional, carreira e mesmo uma prática interior e espiritual. Talvez tenha sido a sobrecarga sobre a imagem do outro que tenha saturado os relacionamentos. Somos complexos e só uma vida múltipla pode nos satisfazer.

◼️ MAS, O ROMANCE NÃO MORREU
Entretanto, nada disso aponta para o fim do romance. Porque uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. É preciso repensar a sobrecarga que depositamos no outro, a promessa de salvação que idealizamos. Mas, isso não significa que o amor acabou. 

É fato que estamos vivendo um momento de transição desafiador. Por que muitas pessoas entenderam que o fim do AMOR ROMÂNTICO é o fim do afeto, da delicadeza, do carinho, do respeito e da gentileza. É por isso que o que mais escuto no consultório são histórias de IRRESPONSABILIDADE AFETIVA, como o GHOSTING. O que trará feridas pra ambos os lados. Mas é tempo de repensar isso!

◼️ NO CÉU: VÊNUS EM PEIXES
Pelo menos por algumas semanas, o céu nos convida a pensar de uma outra maneira. Não é porque o Amor Romântico está em crise que o carinho, o respeito e admiração precisam acabar. Aliás, a Vênus em Peixes nos fala exatamente disso. 

Em Peixes, a Vênus está em exaltação, e isso significa que ela não poderia estar vivendo um momento melhor. No último signo de água ela é tudo de melhor que podemos esperar do amor. Pq ela é delicadeza, entrega, afeto, cuidado e empatia. Em Peixes há altruísmo, sensibilidade e beleza. É ela que nos inspira a caminhar de mãos dadas ou dançar juntinhos na sala. É ela quem faz cafuné, traz o café na cama e te leva no médico se você não estiver bem. É ela quem sonha junto, caminha a dois, entrega e transcende. E quem não quer viver isso? 

◼️ ENFIM...
De alguma maneira, todos nós, tendo ou não uma Vênus em Peixes iremos senão desejar, pelo menos refletir sobre tudo isso pelos próximos dias. Afinal, o romance precisa acabar?
É ela quem irá nos dizer que sim, estamos em crise, mas o romance, nunca! Por que o amor é o amor, desde os tempos sem princípio. E mesmo que ele mude de roupa, de formato, de composição e de época, ele jamais irá acabar! Os tempos mudam, a sociedade se transforma, mas este grande alquimista, sempre será!
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana ● O vídeo completo pode ser visto no canal da @aastrologa no YouTube: www.youtube.com/@aastrologa. Ou clique no link que segue na BIO☝ e nos STORIES ☝





*Diário da Astróloga: 12/Mar/24* Não é pq o AMOR ROMÂNTICO está em crise que o ROMANCE acabou. Afinal, é o amor que nos transforma. Bora conversar sobre isso hoje? O convite para a reflexão é pela Vênus que acaba de entrar no signo de Peixes. Um dos melhores posicionamentos para a deusa do amor. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana ● O vídeo completo pode ser visto no canal da @aastrologa no YouTube: www.youtube.com/@aastrologa. Ou clique no link que segue na BIO☝ e nos STORIES ☝


 CONTATO E MARCAÇÃO DE CONSULTAS: Para marcar uma consulta envie um e-mail para aastrologa@gmail.com. Para mais informações, acesse o site www.aastrologa.com.br 
 CRÉDITOS / CREDITS: Arte de autoria desconhecida até o momento desta publicação. Caso identifique, por favor nos informe para que possamos creditá-la devidamente. The art that illustrates today's text is by an unknown author at the time of this publication. If you identify him/her, please let us know so we can credit him/her properly.
DIREITOS AUTORAIS: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.
TAGS: #AlineMaccari #Astrologia #Astróloga #Astrology #Astrologer #NatalChart #MapaAstral #Signo #Signos #Zodíaco #Mitologia #Psicologia #CarlJung #Autoconhecimento #CéudaSemana #PrevisãoAstrológica #Propósitodevida #SaúdeMental | #LuaNovaemPeixes #VênusemPeixes #Relacionamento #amorromântico #romance #relacionamento #crush #relacionamentoaberto #monogamia #nãomonogamico



Postagens mais visitadas