quarta-feira, 22 de setembro de 2021

O signo de Libra, o Equinócio e a Primavera

Diário da Astróloga: 22.09.21 | No dia de hoje acontece uma mudança importante na natureza. E se acontece fora de nós, acontece também dentro de nós. É o Equinócio! A palavra, que vem do grego, quer dizer aequus (igual) e nox (noite), ou seja, iremos viver um dia com as mesmas horas de duração que a noite. Assim, o Hemisfério Norte viverá o Equinócio de Outono e o Hemisfério Sul viverá o Equinócio da Primavera, tendo início no planeta a estas duas estações que mudam completamente o cenário, nos dando uma oportunidade de contarmos novas histórias. 

O SIGNO DE LIBRA
Em nível astrológico, esta data importante é marcada pela entrada do Sol em Libra (22.09 a 23.10). O signo da balança é aquele que, mais que todos os outros, foca na relação com o outro, na importância da outra parte, sendo portanto um signo de relacionamentos, no amor, na amizade ou na diplomacia, pois é aquele que melhor articula as partes envolvidas, sempre em busca da equanimidade.  
De qualidade receptiva, passiva e generosa podemos ver este arquétipo em homens, mulheres, héteros, homos, trans... 
Em comum são belos, inteligentes, suaves, inspirados, artísticos, companheiros e cordiais. Mas todos nós, pelo menos durante esta temporada libriana, iremos trabalhar os temas do signo, como o equilíbrio interior, as relações humanas, as parcerias, a arte e a cultura, a diplomacia, a justiça e o amor romântico. 

O SENTIDO PROFUNDO DA VÊNUS
Vênus é o planeta regente do signo de Libra. E compreender seu significado mais profundo nos ajuda a entender algumas das experiências advindas do signo. Conhecida pelos gregos como Afrodite e Vênus para os romanos, ela era a bela entre as belas. A deusa foi retratada à exaustão desde sua "invenção". 
Escultores, pintores, poetas, trovadores e escritores mostraram em diferentes culturas e épocas as qualidades desta "diva", que no mundo moderno se tornou extremamente valorizada pelas suas características mais visíveis. Mas, na antiguidade, para além da beleza exterior, ela era sinônimo de algo muito maior, ela era "o bem, o bom e o belo". E acima de tudo era considerada uma "entidade" relacional. Sob esta qualidade muito específica é que ela era devidamente idolatrada. Com ela, a natureza desabrocha, pois é a partir das relações humanas, nas trocas de sentimentos que aprendemos a conviver, partilhar e a evoluir JUNTOS. Sem o outro ou a outra parte, não há completude. Yang precisa de Yin para ser um todo, como diz o TAO. Para Carl Jung, a anima seria a parcela feminina que habita a psique do homem e animus o correspondente masculino que habita a psique das mulheres. Por isso, se falarmos em termos psicológicos, o encontro com uma Afrodite poderia ser a complementaridade perfeita para o masculino em busca do seu todo. Não por acaso, por exemplo, as belas tornaram-se musas, inspiração constante dos homens desejosos no fundo de um encontro pleno consigo mesmos. As pessoas que incorporam o arquétipo de Afrodite (especialmente em quem tem aspectos importantes em Libra, como Sol, Ascendente e Lua) geralmente refletem essa anima poderosa, sensual, feminina, delicada, livre para amar e criar; despertando a criatividade e a completude, ainda que nos planos inconscientes do seu companheiro. Quando ela é idolatrada não o é apenas por sua beleza, mas por que de forma inconsciente ela também é capaz de despertar o amor, desde seu sentido carnal até o mais sublime. É como se a sua aparência fosse a projeção da uma beleza divina interior. 

A SOMBRA DE LIBRA
Mas, o arquétipo da Vênus e o signo de Libra não são inteiramente luminosos. Tudo tem sua sombra,  diria Jung. E aspectos desafiadores encontrados no mapa astral podem levar à desestabilidade, desarmonia, manipulação, inveja e principalmente à vaidade excessiva. 
Eis o seu pecado, quando a "deusa" transforma uma de suas melhores virtudes em defeito, advindo de inseguranças e medos inconscientes. Ser de Libra não é apenas ter suas qualidades, mas aprender a ser de Libra, vivendo e revivendo os temas do signo até alcançar o equilíbrio, consigo e com o todo, principalmente num mundo que precisa compreender que as belezas interior e exterior podem e devem se mostrar de várias formas. 
Que a releitura de "O nascimento da Vênus" de Sandro Botticellli pelos Muppets, na figura de Miss Pig, nos inspire a contemplar todas as manifestações possíveis do belo, contribuindo para o fim de uma ditadura estética. Todo o corpo e toda a alma tem a sua beleza! 
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana





Diário da Astróloga 22.09.21: Hoje se inicia uma nova estação. Outono no Hemisfério Norte e a Primavera no Hemisfério Sul. É o início da Temporada Libriana com o ingresso no signo de Libra. Neste vídeo falo sobre tudo isso, os significados do signo e seu planeta regente e proponho reflexões para o mês. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 

CRÉDITOS / CREDITS:  A obra "O nascimento da Vênus" de Sandro Botticelli na versão dos Muppets, com a bela Miss Pig, mostrando que a beleza tem várias formas! #alinemaccari #aastrologa #astrologia #astróloga #mapaastral #zodíaco #signo #signos #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #autoconhecimento #céudasemana #previsão |  #equinócio   #diplomacia  #libra #primavera #beleza #ditaduradabeleza #vênus #afrodite #signodelibra #vaidade #relacionamento #casamento #namoro #crush 

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

Postagens mais visitadas