quarta-feira, 15 de setembro de 2021

As 10 qualidades sombrias do signo de Virgem

Diário da Astróloga: 15.09.21 | Estamos na última semana da Temporada Virginiana e sempre que posso gosto de falar sobre as qualidades sombrias dos signos. Não são "defeitos" como o senso comum insistiria em dizer, mas aspectos inconscientes e que por isso se manifestam sem o controle do sujeito, diria Carl Jung. E justamente porque são qualidades que estão à sombra que se faz necessário não apenas citá-las, mas explicá-las. E quem sabe compreendendo os motivos desconhecidos desses roteiros mentais e comportamentais, consigamos tomar consciência desses mecanismos, para enfim, não sermos controlados por eles.

COMO NA NATUREZA

Assim na Terra como no Céu. A astrologia é o estudo dos ciclos planetários e seus efeitos em nós. E um dos ciclos que devemos SEMPRE prestar atenção é às 4 estações do ano. Referenciado no Hemisfério Norte, Virgem é o signo que antecede o Outono por lá e a Primavera por aqui no Brasil. Ele é o 6º signo do zodíaco e portanto aquele que conclui a 1ª parte da jornada da evolução humana, focado especialmente nos temas saúde e trabalho. Afinal, é somente com boa saúde e resultados positivos no empenho pessoal que se pode seguir em frente. E para seguir a 2ª parte desta viagem, Virgem é quem irá permitir que apenas as "sementes" fortes, íntegras e preparadas sigam em frente ou não. 
Por isso ele seleciona, organiza, qualifica e aprimora segundo altos padrões de qualidade. É desta dinâmica interna, que reverbera dentro de todas as pessoas com aspectos importantes em Virgem como Sol, Ascendente ou Lua, que surgem todas as qualidades mais luminosas, mas também as mais sombrias do signo. Portanto abaixo, segue um roteiro sugerido da evolução destas características que podem vir a se tornar um estorvo para os virginianos e pessoas que convivem com eles.

ASPECTOS SOMBRIOS

1. PERFEIÇÃO: Tudo nasce da necessidade de ser perfeito, impecável. Do contrário não seguiremos a 2ª parte da viagem, entre os signos Libra e Peixes. É por isso que Virgem é "o fiscal". 

2. EXIGÊNCIA: "O fiscal" é aquele que tem altíssimos graus de exigência. O que pode ser muito difícil para quem convivem com eles, mas não apenas isso. A auto exigência Virginiana é às vezes ainda pior deles para com eles mesmos.

3. CRÍTICA: Tal grau de exigência os torna críticos. A capacidade analítica de Virgem é tão evoluída que argumentar com eles se torna difícil. E suas críticas geralmente são certeiras, pois eles já identificaram o que funciona e o que não funciona nos outros.

4. DESMERECIMENTO: Como são exigente e críticos podem desmerecer o trabalho dos outros, trazendo uma dose de realidade na fala quem nem sempre agrada àqueles que são criticados. A crítica construtiva precisa ser uma prioridade virginiana. Do contrário irão apenas massacrar os demais.

5. WORKAHOLIC: Se os virginianos são críticos e exigentes com os outros, não são menos consigo mesmos. E para atingir os tão sonhados graus de excelência e perfeição precisam trabalhar. Por isso Virgem é o workaholic do zodíaco. E ao lado dessa gente tão dedicada, qualquer um pode parecer um malandro ou incompetente. A questão é que nem sempre eles sabem a hora de parar e isso pode acarretar em doenças.

6. ADOECIMENTO FÍSICO: A exigência com o mundo, com os outros e com eles mesmos os fazem gastar uma nível de energia que às vezes nem eles têm. É por isso que podem ser vítimas de estresse, Síndrome de Burnout, LER (Lesão por Esforço Repetitivo), Tendinite, Bursite...

7. ADOECIMENTO PSÍQUICO: Além das doenças somáticas os virginianos também podem ser vítimas de doenças psicossomáticas. E todas as derivações de comportamentos repetitivos e compulsivos como TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo, Compulsões Alimentares e Manias (de limpeza, de organização, de classificação...). 

8. HIPOCONDRISMO: Porque são aqueles que podem seguir todo este roteiro comportamental, além de serem profundos conhecedores de tudo o que se passa dentro deles, podem se tornar hipocondríacos que é o medo prolongado de ter doenças. Entretanto, exatamente por isso podem desenvolver um comportamento irresponsável de auto medicação. O que pode acarretar em outros problemas.

9. APEGO EXCESSIVO: Diante de um roteiro que envolve uma alta carga de controle, sobre eles e sobre o mundo ao redor, se sentem sobrecarregados e ao mesmo tempo de alguma maneira responsáveis pelo funcionamento de tudo. E para não sofrerem do Complexo de Atlas, aquele que carrega o mundo nas costas, sem direito a férias ou qualquer tipo de diversão, precisam aprender a delegar responsabilidades e a desapegar de exigências inúteis.

10. O DETALHE E O TODO: Virgem é signo da minúcia, do detalhe, do micro. E às vezes se apegam tanto a isso que se esquecem do macro, especialidade do signo oposto e complementar: Peixes. Uma das formas de trazer equilíbrio para um comportamento sombrio virginiano, sem dúvida é observar as qualidades piscianas de fusão com o todo e permitir-se unir aos mecanismos naturais da vida, deixando ir e vir tudo o que é natural da vida, inclusive a imperfeição. 

Esta foi uma sugestão de 10 qualidades sombrias presentes no comportamento virginiano. Certamente há outras e também inúmeros desdobramentos de cada uma delas. Para a psicologia junguiana ou arquetípica, quanto mais tomamos consciência dos porquês dos nossos mecanismos, pautados nas nossas narrativas internas e inconscientes, mais nos tornamos donos dos nossos próprios destinos.
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana





Diário da Astróloga 15.09.21: Neste vídeo falo sobre as qualidades sombrias do signo de Virgem. É a partir do momento que compreendemos a origem dos nossos comportamentos inconscientes que podemos ter mais autoconhecimento sobre nós mesmos e nossas dinâmicas. Além disso, podemos nos tornar mais "donos" dos nossos próprios destinos. Assista e compartilhe com os seus amigos e amigas de Virgem! Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa 

CRÉDITOS / CREDITS:
Art by Romina. Arte da designer Romina.
#alinemaccari #aastrologa #astrologia #astróloga #mapaastral #zodíaco #signo #signos #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #autoconhecimento #céudasemana #previsão |  #equinócio #primavera #outono  #virgem #signodevirgem #defeitosdevirgem #burnout #workaholic #TOC #comportamentocomulsivo #compulsão #mania #maníaco #crítica #chato

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.


Postagens mais visitadas