quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Saturno em Aquário

Diário da Astróloga: 17.12.20 | Mudanças no Céu, mudanças na Terra! Nesta quinta-feira (17.12.20) iremos vivenciar a entrada de Saturno em Aquário, uma das marcas astrológicas de 2021 e dos próximos anos, uma vez que o planeta ficará neste signo até 07.03.23Este é um movimento de grande relevância geracional que acontece a cada cerca de 29 ou 30 anos, em média. E entender a carga arquetípica deste movimento pode nos ajudar não apenas a compreender os novos rumos que o mundo poderá tomar daqui para frente, como os rumos que nossas vidas pessoais poderão seguir. Mas, para termos uma ideia mais clara dos seus significados, precisamos antes compreender quem são Saturno, Aquário, o que aconteceu nos ciclos anteriores e o que poderá acontecer daqui para frente.


SATURNO é o deus da escassez, mas também da maturidade, do aprendizado, da responsabilidade e da estruturação. Todas as vezes que ele passa por um signo, ele atua sobre seus temas principais. De maneira geral Saturno ensina, cobra, pede resultados, exige sobriedade, disciplina e compromisso. Geralmente os ciclos de Saturno são os mais temidos, pois suas exigências são muitas, mas suas lições são norteadoras e seus benefícios duradores. Conhecido pelos antigos como um planeta maléfico, Saturno carrega esta pecha pois é o velho que leva a foice e portanto tem uma estreita relação com a sabedoria, a autoridade, a idade avançada e a morte, real ou simbólica. Mas, em Aquário ele pode ser menos temido que em outros signos, uma vez que Saturno é o regente antigo deste signo e portanto ele estará em casa.

AQUÁRIO é o terceiro signo do elemento AR e remente às ideias, as conexões, as pontes entre o céu e a Terra, a criatividade, a liberdade, a intelectualidade, a democracia, a política, a ciência, a tecnologia, a vida comunitária, colaborativa, humanitária, solidária e futurista. Aquário é o signo da coletividade, daqueles que pensam, sentem e agem como um grupo, pensando muito mais em NÓS que num EU. É por isso que a passagem de Saturno por Aquário pode trazer mudanças positivas para o grande desafio atual que estamos enfrentando, com a pandemia de Coronavírus e as crises financeira e política mundiais.

NA HISTÓRIA...
Saturno passou por Aquário no começo dos anos 1990 e também no início da década de 1960. Seu ciclo é de cerca de 29 a 30 anos. E suas passagens representam ciclos de amadurecimento. A última vez em que Saturno esteve nesta posição foi no começo dos anos 90. No Brasil vimos o Impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello, com os "Caras Pintadas" ocupando as ruas e transformando o cenário político. 
Em 1992 aconteceu a primeira e histórica reunião global sobre meio ambiente e sustentabilidade, a Eco 92, no Rio de Janeiro. E neste mesmo período criou-se a União Europeia, o marco principal da globalização, projeto que uniu diferentes culturas e economias, sendo o bloco mais importante do mundo. 
Ainda mais distante, no começo dos anos 60, Saturno em Aquário esteve na construção de Brasília, um imenso projeto de integração nacional, futurista como pede Aquário, de concreto e chumbo como pede Saturno. Na nova capital, vimos da força dos candangos ao modernismo admirável de Oscar Niemeyer e tantos outros como o artista Athos Bulcão ou paisagista Burle Marx.
Nos anos 60, assistimos também parte da segunda onda do movimento feminista, a descoberta do jovem enquanto sujeito de voz, a primeira transmissão da TV Tupi no país, o desenho animado dos Jetsons sugerindo como seria o futuro, as primeiras músicas do andrógeno David Bowie e as primeiras notas nos sintetizadores de onde explodiria a música eletrônica.


SATURNO EM AQUÁRIO
Estando "em casa", Saturno não deve brigar com Aquário, mas dialogar com ele. De modo que o planeta deverá muito mais ajudar a concretizar os planos do signo do coletivo que limitá-lo. Mas nem por isso deverá ser menos exigente antes de ser reestruturador. Com Saturno em Aquário o pensamento estará mais no grupo que no indivíduo. E como tanto o planeta, quanto o signo, tratam de moral e ética, este poderá ser um período em que iremos repensar nossa relação com grupos identitários de uma nova maneira mais  inclusiva, responsável e igualitária. Por isso podemos imaginar a abertura de espaços para diálogos e debates mais democráticos e o incentivo à fraternidade e a participação plural. Podemos  ainda imaginar reestruturações nos espaços urbanos e na arquitetura. E uma relação sustentável e mais livre de padrões, no design, na moda e nas artes. Os avanços científicos e o patrocínio à pesquisa tomarão novo fôlego, com o surgimento de novos medicamentos, vacinas, tratamentos e descobertas fabulosas. Para este período espera-se um salto tecnológico inimaginável, quem sabe com a descoberta da cura para graves doenças ou mesmo a descoberta de vida, ainda que primária, em outros planetas. Quem sabe até mesmo o início da colonização de Marte. Com Saturno em Aquário a ciência irá longe, como nunca antes. Este mesmo aperfeiçoamento poderá ser visto nas prestações de novos serviços oferecidos, nos meios de comunicação, nos dispositivos, apps que facilitarão muito as nossas vidas e nas suas difusões enquanto mecanismos que nos conectam globalmente, de maneira vertical mas também horizontal. E até um nova maneira de usarmos as nossas redes sociais e interagirmos com as novas tecnologias. Aliás, regras mais transparentes e justas para o uso destas tecnologias também poderão ser temas para estes próximos 3 anos. Afinal, as informações de bilhões de pessoas não deverão ficar nas mãos de meia dúzia de bilionários.
Sobre a globalização, curioso imaginarmos que ela tenha tido um ciclo de vida saturnino, de cerca de 30 anos. E em pleno 2020, três décadas depois, a ideia de dissolução de fronteiras tenha, com Saturno aliado a Plutão, caminhado no sentido oposto, o do isolamento. Devido à conjunção dos planetas em Capricórnio, o nacionalismo e o isolacionismo ganharam força e fala-se até em deglobalização. Mas com a pandemia de Coronavírus e a necessidade de cooperação entre os países, esta ideia certamente será reavaliada. Assim como o meio ambiente e aquecimento global, que 30 anos atrás ganhara a primeira grande reunião mundial, em 2021 o tema deverá ganhar um novo impulso para se reestruturar a vida sustentável no planeta.

Junto com Plutão, Saturno em Capricórnio (Dez.2017 a Dez.2020) trouxe o autoritarismo, o nacionalismo e o conservadorismo. Mas no próximo ciclo, o que Saturno construiu em Capricórnio deverá ser ultrapassado por Aquário, sob os humanitários valores aquarianos da liberdade, da igualdade e da fraternidade. Como a vida é cíclica, há a possibilidade de haver um novo fôlego democrático e as pessoas mobilizarem-se novamente em nome de uma reorganização política ou mesmo a divisão do poder em grupos menores. Quem sabe até a separação e a independência de algumas nações? A questão é que com a grande conjunção de Júpiter, Saturno e Plutão Capricórnio em 2020, o Coronavírus e a recessão mundial, o pensar político, econômico e social deverá tomar contornos tão imprevisíveis que nem o mais inspirado dos astrólogos poderá imaginar. Mas uma coisa é certa, em Aquário podemos estar prontos para reviravoltas imprevisíveis e até viradas de página, uma vez que este signo adora novidades e surpresas, tendo o hábito de romper com velhas estruturas, crenças e padrões.
No fundo, o que espera-se com Saturno em Aquário é uma nova maneira estruturada de pensar o mundo, quem sabe regras e teorias mais inovadoras, inclusivas, levando em consideração as diferenças, a pluralidade, de maneira coletiva, científica e tecnológica, e mesmo em última instância, uma NOVA ORDEM SOCIAL. Se já estamos sentido cheiro disso tudo o ar é sem dúvida devido a Saturno, batendo à porta.

CALENDÁRIO
Saturno entrou em Aquário em 21.03.20 e ficou até 01.07.20. Este período, de cerca de três meses, foi apenas uma "amostra grátis" do que o planeta fará de fato a partir de hoje. Um movimento que se encerrará em 07.03.23, com a entrada definitiva de Saturno em Peixes. Finalmente serão cerca de três anos onde esperam-se grandes mudanças e reestruturações com Saturno no signo da coletividade. Por isso imagina-se uma reestruturação ideológica, social e política do planeta. Governos caindo, manifestações populares surgindo e convulsões sociais poderão ser comuns neste longo período, principalmente a partir da união entre Saturno e Júpiter, no dia 21.12.20, com o que se convencionou chamar de A GRANDE MUTAÇÃO. Mas este movimento de insatisfação e reestruturação social e política deve ser ainda mais potente quando da entrada de Plutão em Aquário em 2023. Teremos três anos para mudar a cara do mundo, para transformá-lo em algo mais parecido com o que se espera da Era de Aquário.

VIDAS PESSOAL
Para compreender mais a fundo a passagem de Saturno em nossas vidas, seria importante avaliar a nossa Carta Natal, identificando se o astro fará aspecto com algum outro planeta e em que casa ou área da vida poderá atuar. A depender da casa astrológica, saberemos sobre qual teme ele deverá agir, trazendo seriedade, ensinando e estruturandoDe maneira abrangente, Saturno em Aquário nos fará reestruturar a vida por meio de princípios humanitários, baseado no espírito altruísta, científico, pluralista, com criatividade e liberdade. O que Saturno em Aquário deverá mostrar é que já não existe mais espaço para "velhidades". O que o mundo precisa é de novidades e para TODOS NÓS!

Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana


Diário da Astróloga: 16.12.20 | Nesta quarta-feira, dia 17.12.20, o planeta Saturno, conhecido como "O Senhor do Tempo", entrará em Aquário, "o Signo do Futuro". Como Saturno, um planeta lento, fica até 3 anos em cada signo, essa importante mudança astrológica certamente irá impactar os nossos próximos dias, meses e anos. E sem dúvida será uma das marcas de 2021! Neste vídeo, falo sobre quem é Saturno e como compreendê-lo em nossas vidas pública e privada. Falo ainda sobre os significados do signo de Aquário, sobre as situações que já ocorreram na história nos ciclos anteriores de Saturno em Aquário e como tudo o que já aconteceu e o que está por vir em nível simbólico, podem impactar o nosso futuro. Eis um novo tempo! Seja muito bem vindo Saturno! Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa  --
O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝   

CRÉDITOS: A Astróloga
#astrologia #astróloga #mapaastral #mitologia #psicologia #arquétipo #carljung #destino #autoconhecimento #céudasemana | #saturnoemaquário #eradeaquário #2021 #previsão2021 #perspectivas2021 #grandemutação #liberdade #fraternidade #pluralidade #humanidade #ciênciaetecnologia #coletividade #inteligência #moral #ética #direitoshumanos #futuro #mobolizaçãosocial #manifestação

* Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que seja preservada a sua originalidade, integridade e sentindo, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos, vídeos ou fotos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.


Postagens mais visitadas