quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Freud: Além da Alma

No filme Freud - Além da Alma é possível começar a entender como se deu
essa revolução do pensamento sobre a mente humana. 
A astrologia e a psicanálise tem algo em comum, ainda que um tanto distante: a mitologia. É indiscutível que parte dela ajuda a explicar a vida. Sigmund Freud, o pai da psicanálise não flertou com os astros, mas com os mitos. Quem o fez mais intimamente foi C.G.Jung, seu discípulo rebelde. Mesmo assim, para nós buscadores, beber dos estudos psicológicos só ajuda a tornar ainda mais completo o trabalho de quem pretende compreender seu semelhante ou a si mesmo. Estudar os astros e as linhas que guiam nossos destinos na vida passam necessariamente por investigar outras formas de saber e entender o ser humano e nisso Freud é um nome indiscutível, porque é o pioneiro. Aliás, há quem diga que o mundo se divide em a.F. e d.F, ou seja, antes e depois de Sigmund Freud. Esse taurino (o trabalho), com Sol em conjunção com Urano (Prometeu, que traz a luz à humanidade), de Ascendente em Escorpião (a percepção e a sensibilidade), Plutão de casa 6 (trabalho com o inconsciente) e Lua em Gêmeos de casa 8 (intimidade com a casa dos mistérios da existência), mudou nossas vidas. Diz se que três grandes momentos mudaram radicalmente a forma do ser humano entender a si mesmo. 

O mapa astral de Freud pode ser visto no link:
 http://www.astro.com/astro-databank/Freud,_Sigmund
Antes de Copérnico (também astrólogo), achávamos que éramos o centro do universo e que tudo girava ao redor de nossas cinturas. Depois, Charles Darwin nos ensinou que não somos seres distintos, mas em evolução, assim como qualquer outro ser vivo. E então Freud provou a existência de uma outra parte de nossa mente, não apenas a consciente, que funciona de forma obscura, podendo até nos governar por completo. Para esse lugar desconhecido, cheio de reentrâncias, mais parecido com os infernos de Hades, ele levou a luz, assim como Prometeu. Em Freud, Além da Alma, rodado em 1962, é possível entender como essa revolução do pensamento aconteceu e sob que circunstâncias. O filme a seguir é altamente recomendado a qualquer um que busque fielmente pelo entendimento das palavras gravadas no oráculo de Delfos: "Conhece te  a ti mesmo".
Aline Maccari



link: https://www.youtube.com/watch?v=QhXsMHfrkNA#t=2

*Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga e no Facebook. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A Astróloga.com.br

Postagens mais visitadas