terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Eclipses de 2014


Eclipses Lunares e Solares estão na agenda de 2014: 15 e 29 de abril / 8 e 23 de outubro.

Ao longo de 2014 teremos a chance de testemunhar um dos mais notáveis espetáculos astronômicos visíveis da Terra: os eclipses. E não será apenas uma vez, segundo informações divulgadas pela NASA, este ano reserva dois eclipses do Sol e dois da Lua. O primeiro deles será um eclipse lunar completo, com 78 minutos de duração. O fenômeno acontecerá no dia 15 de abril e poderá ser observado totalmente em todo o continente americano, além de parcialmente em algumas regiões europeias, de acordo com o boletim da agência espacial dos EUADuas semanas depois, no dia 29 de abril, será a vez de um eclipse anular do Sol, o único deste tipo previsto para este ano. O evento, que deverá durar em torno de seis minutos, poderá ser visto do continente australiano e de algumas regiões litorâneas banhadas pelo Oceano Índico. 


O segundo eclipse lunar de 2014 acontece na noite do dia 8 de outubro e terá a duração de 59 minutos para os observadores de regiões do Pacífico, que terão a maior visibilidade. Entretanto, a fase completa somente poderá ser apreciada no continente americano, na Austrália, Nova Zelândia, Japão e sudeste asiático.

E, finalmente, no dia 23 de outubro, o Sol protagonizará um eclipse parcial, que poderá ser admirado desde o norte da América do Norte e da península de Kamchatcka, no leste siberiano. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário