terça-feira, 5 de setembro de 2023

Dicionário de Símbolos: ORGIA

Diário da Astróloga: 05/Set/23 | Já há muito tempo tenho o desejo de falar na @aastrologa sobre muito além da astrologia. Sempre trago mais da mitologia greco-romana, especialmente quando associada aos planetas com os quais trabalhamos, alguns dos deuses olímpicos, associados aos nossos comportamentos arquetípicos. E é claro, como Analista Junguiana, também trago conceitos da Psicologia Junguiana, uma vez que a astrologia para Carl Jung e para mim, é profundamente psicológicas. Para além disso, gosto muitíssimo de associar os movimentos do céu com os movimentos da Terra. E pelo fato de ter trabalhado como repórter por 20 anos, tenho familiaridade com a notícia, mostrando-a tal qual uma foto dos momentos que atravessamos. O que nos ajuda a compreender a relação direta entre macrocosmo e microcosmo. 

Mas, para além disso, já há algum tempo, desejava trabalhar com símbolos. Ideias, imagens, sentimentos, elementos da(s) cultura(s) e do inconsciente que desde os tempos sem princípio atravessam as nossas vidas, mas que, na pós modernidade, se veem esvaziados de um significado mais profundo. A sessão que inicio hoje tem esse propósito. Lembrar a nós e aos nossos Inconsciente Coletivo e Pessoal de que algumas coisas são muito mais profundas e significativas do que parecem. E muitas das nossas impressões, sentimentos, afetos e experiências podem ganhar muito mais sentido e densidade se conseguirmos ir mais a fundo naquilo que atualmente tem sido tratado com tanta banalidade. Por isso, à partir de hoje e sempre que possível, falarei sobre SÍMBOLOS! Que seja uma experiência rica a ponto de ampliar os nosso horizontes.

◼️ ORGIA (Orgíaco, Orgasmo)

As festas orgíacas, as bacanais, ou até as meras tendências às orgias vulgares são, por um lado, uma manifestação regressiva, um retorno ao CAOS com devassidão na embriaguez, a cantoria, a luxúria, a excentricidade, os TRAVESTIS (os monstros do Carnaval), a perda de todo controle racional; e, por outro lado, uma espécie de renovação de recursos, de mergulho nas forças elementares da vida, depois da deterioração da insipidez do quotidiano, do civilizado, da urbanidade. 

Assim, como já se observou diversas vezes, orgias norteavam FESTAS da sementeiras, da colheitas e das vindimas. Simbolizavam um desejo violento de mudanças, mas, inspiradas por uma vontade de escapar a banalidade, acabam por lançar os homens numa banalidade ainda mais profunda e da vida instintiva. Apenas as ORGIAS MÍSTICAS, a embriaguez mística, como Soma védico, a dança sufista, as privações do asceta ou o êxtase do santo  sejam quais forem as diferenças - , orientam em princípio para um caminho que não o da banalidade, e conduzem à direção de uma sublimação do desejo, de uma existência renovada. 

As orgias aparecem como simulacros da VIDA DIVINA, sem limites e sem leis, que transportam seus atores a um estado acima de si mesmos, até mesmo a um nível igual ao dos deuses. Dissipação de energias que imita a força criadora. Quando o simulacro acaba, exaure-se no precário, no efêmero, no sentimento extremamente aguçado do limite e da ilusão. Termina em DEGRADAÇÃO: ao invés de uma criação é uma DESTRUIÇÃO. Mas também pode provocar um novo impulso de vida, uma nova orientação das energias na direção do deus exaltado: superação de si mesmo para atingir as alturas Essa transposição pressupõe um profundo sentimento de humildade Neste caso, em lugar de imitar o deus, o simulacro pede seu auxílio. A tentativa de se identificar com ele, mesmo que seja apenas por um momento, transforma-se no humilde reconhecimento da diferença.
*ARTE: A pintura que ilustra o conteúdo de hoje chama-se "Orgia Romana" do pintor russo Vasily Alexandrovich Kotarbinsky (1863-1921)

**FONTE: Dicionário de Símbolos: Jean Chevalier e Alain Cheerbrant - Editora José Olympio


Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝ YOUTUBE👉




Diário da Astróloga: 05/Set/23 No vídeo de hoje eu inicio uma nova sessão na @aastrologa chamada de DICIONÁRIO DE SÍMBOLOS. Sempre que possível vou trazer palavras, elementos, costumes, gestos, formas, cores, figuras e sonhos para discutirmos sobre o seu significado mais profundo. Estamos vivendo num tempo em que tudo anda muito esvaziado de seu sentido original e transcendente. E à partir de explicações mais embasadas que podemos construir um repertório mais elaborado e menos preconceituoso. Você sabe o que significa a palavra ORGIA? Eis o tema deste vídeo! Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝ YOUTUBE👉

• CONSULTAS: Para marcar uma consulta envie um e-mail para aastrologa@gmail.com. Para mais informações acesse o site www.aastrologa.com.br 
CRÉDITOS / CREDITS:  A arte que ilustra o conteúdo de hoje é chama-se "Orgia Romana" do pintor russo Vasily Alexandrovich Kotarbinsky (1863-1921)
DIREITOS AUTORAIS: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.
TAGS: #AlineMaccari #Astrologia #Astróloga #Astrology #Astrologer #NatalChart #MapaAstral #Signo #Zodíaco #Mitologia #Psicologia #CarlJung #Autoconhecimento #CéudaSemana #Previsãoastrológica | #Espiritualidade #PlutãoemCapricórnio #UranoRetrógrado #UranoRetrógrado #símbolo #símbolos #dicionáriodesímbolos #orgia #orgasmo #orgásmico #bacanal #caos #VasilyAlexandrovichKotarbinsky #OrgiaMística #Místico


Postagens mais visitadas