quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Os efeitos de Netuno no signo de Peixes


Texto publicado em 03 de fevereiro de 2012 com "validade" até 2026 quando Netuno segue para Áries
Acabei de ligar para minha amiga pisciana mais querida e felicitá-la pela grande estréia dos últimos 165 anos, a entrada de Netuno em PeixesHoje, às 17:00h o planeta conhecido na mitologia grega pelo nome de Poseidon ingressou no primeiro grau da constelação de sua morada originária e por lá ficará até 2026. Um acontecimento celeste que terá influência sobre todos nós, de forma coletiva e que se manifestará ainda mais intensamente em pessoas com planetas e aspectos importantes neste signo. Netuno é conhecido como o Rei dos Mares, metáfora da inconsciência, lugar onde moram todas as nossas vontades, desejos, impulsos, sonhos, loucuras, onde segundo a psicanálise habita uma porcentagem imensa da nossa psique.

A imagem de um iceberg com cerca de 70% de se tamanho imerso n'água é uma referência imagética perfeita para entendermos o quanto desconhecemos a mente humana e em consequência a nós mesmos. Enquanto grupo, este movimento se manifestará na propagação dos sonhos, do amor romântico, de devaneios, em forma de arte e cultura, principalmente o cinema e a música que devem ganhar um impulso revigorante a partir de agora. Mas todo o princípio planetário tem dois lados, de forma que no reflexo espelho estará a loucura, a fuga da realidade, da responsabilidade com o mundo, com as nossas vidas e a dos outros que dependem de nós, estão as religiões opressoras e dogmáticas que se perdem de sua intenção original libertadora, as drogas lícitas e ilícitas, o psiquismo sofredor e desorientado como um barco sem rumo. Muitos acreditam que a passagem de Netuno por Peixes oferece as possibilidades da espiritualização e da perdição.

Mas de forma mais mundana podemos entendê-la como a capacidade de nos sensibilizarmos com o comum, as coisas simples e essenciais à vida. Sua passagem inspira a compaixão. Ser super humano não significará ser capaz de atos heróicos, mas apenas de sentir e emocionar-se em tempos de individualismo e materialismo exacerbados. Num período cheio de desafios, como o que vamos atravessar este ano, a volta de Netuno para casa deverá confortar as almas se tomarmos consciência de sua força evolutiva. E se em determinados momentos se sentir como se estivesse imerso nas águas de um grande oceano, enxergando o mundo turvo, acalme-se e continue a nadar, com a certeza de que aquele que enxerga melhor que você pode guiá-lo, basta pedir ajuda.
Aline Maccari

Clique no link para assistir ao trailler do filme Ensaio sobre a Cegueira, da obra de José Saramago. Uma possível metáfora para o trânsito de Netuno por Peixes.

*Os posts são publicados diariamente no Blog da Astróloga, na página da Astróloga no Facebook e no Twitter. Se você gostou compartilhe com os amigos sem se esquecer de citar a fonte: Aline Maccari.

Postagens mais visitadas