PLUTÃO:
Plutão é conhecido por ser um deus, planeta e princípio psicológico relacionado a morte e regeneração. E em alguns momentos da vida, tudo o que mais desejamos é nascer de novo, noutro país, carreira, corpo ou relacionamento. Mas, uma vida nova requer uma transformação completa e às vezes isso não é nada fácil.
É sob sua influência que podemos perder entes queridos; mudar de cidade ou país; de desejo ou vontade; casar ou divorciar; celebrar a chegada de um bebê ou tentar novamente uma gravidez; fazer uma transição de carreira; ter a nossa reputação arruinada ou virar celebridade.
A experiência de Plutão não encontra meio termo. E geralmente essa transformação é da água para o vinho. Como Plutão trata de mortes reais ou simbólicas, mexe conosco profundamente. Quem disse que Plutão é planeta anão, não sabe de nada!
EM AQUÁRIO:
Plutão em Aquário de 2023 a 2044 vai transformar completamente os temas favoritos do signo. Entre eles: sabedoria e conhecimento; criatividade, inteligência e educação; coletividade, sociedade e grupos identitários; ideologias e políticas; ciência, tecnologia e redes sociais; igualdade, liberdade e fraternidade.
O que mexe completamente com pessoas que têm aspectos importantes em Aquário, como Sol, Lua, Ascendente, Mercúrio, Vênus ou Marte. Mas a casa astrológica em que temos Aquário também. E por oposição, o signo de Leão. E por quadratura, Touro e Escorpião.
Na vida social, rima com caos; distopia; revolução científica e tecnológica; velocidade de comunicação; desequilíbrio mental; grupos de poder; tirania e solidariedade; egoísmo e direitos humanos.
ASSISTA AO VÍDEO: PLUTÃO EM AQUÁRIO
URANO:
Urano é conhecido por ser um deus, planeta e princípio psicológico relacionado a inovação, revelação, disrupção e libertação. É ele que rompe com velhas estruturas e valores para que a vida possa se renovar, sempre apontando para o futuro.
Em nossas vidas ele pode ser chocante, revolucionário e caótico. É por isso que eu adoro chamá-lo de “o planetinha do “plot twist”, mudando destinos de uma hora pra outra.
Urano é instabilidade, ruptura, anarquia e independência. Se por um lado ele representa a irmandade, a liberdade e a fraternidade, por outro também pode ser violento, tirano e radical.
O planeta que representa uma faceta da mente superior é sinônimo de genialidade, clarividência e intuição.
EM GÊMEOS:
Urano em Gêmeos, de 2025 a 2033 vai transformar completamente os temas favoritos do signo. Entre eles: a chegada de novas ideias, palavras, conversas, literatura, línguas, comunicação, notícias, redes sociais e socialização; comércio, educação, transportes, viagens, negócios, música e amizades.
ASSISTA AO VÍDEO: URANO EM GÊMEOS
SUPER MATCH - TRÍGONO:
Esse super match já aconteceu várias vezes na história. E agora, ele dá o primeiro alô em 2025 e termina em meados de 2029. Ou seja, o que vem por aí é uma transformação completa de paradigma, numa velocidade nunca antes imaginada.
Os aspectos (ou ângulos) entre os planetas são uma informação importante. Alguns representam fluidez, outros desafio. Entre Urano e especialmente Plutão, nem sempre é fácil, devido às suas personalidades. De toda forma, com um trígono (120º) espera-se uma fase de crescimento, inovação e integração. É como se o novo paradigma, antes caótico, começasse a se integrar à sociedade e à mente, gerando novos frutos.
Como são dois planetas dos mais lentos, são dos mais impactantes e irão mexer completamente como os nossos valores e saberes mudando para sempre o nosso mindset. E imprimindo um novo zeitgeist: o espírito do tempo. Certamente à partir de uma maturação da revolução tecnológica que estamos vendo, iniciada aproximadamente em 1960 e depois em 2010, outros períodos com encontros similares.
NA HISTÓRIA: URANO TRÍGONO PLUTÃO
1920 - 1922: O período pós 1ª Grande Guerra (1914 a 1918) e Gripe Espanhola (1918–1920) foi de renascimento, revolução cultural e aceleração tecnológica, deixando para trás um passado de morte e dor, para olhar para um futuro criativo.
Foi nessa época que nasceram várias novidades. Entre elas:
O começo da indústria de massa com Henry Ford e a produção em série.
Eletricidade, rádio e comunicações: a 1ª transmissão pública de rádio nos EUA
A ciência avançava: insulina, antibióticos e psicanálise com Freud, Jung. Em 1913 Jung rompeu definitivamente com Freud, mas na virada de 1920 que ele consolidou sua visão simbólica e arquetípica, com a obra Tipos Psicológicos (1921).
O início do capitalismo financeiro moderno, com Wall Street (o crash de 1929)
Ascensão de regimes autoritários e ideologias radicais: Mussolini chega ao poder em 1922 e na Alemanha, o Partido Nazista se organiza após o caos regional.
Nos EUA, a Lei Seca e o crime organizado.
Na cultura, o surrealismo, o cinema mudo de Chaplin, o jazz, a dança e a transgressão nos bailes
Mais liberdade de movimento do corpo, na moda e no sexo.
As mulheres conquistam o direito ao voto nos Estados Unidos (19ª Emenda).
Surge a figura da “mulher moderna” — cortes de cabelo curtos, roupas leves, cigarro, liberdade sexual e intelectual. Inclusive com os novos ideais da Psicanálise.
VIDA COLETIVA E PESSOAL
Todos seremos afetados de modo indireto pelo Trígono Urano-Plutão. Até mesmo quem vive como um eremita numa gruta, seja por causa das Mudanças Climáticas ou dos avanços tecnológicos.
Mas, em nível pessoal e de maneira direta, serão tocados especialmente aqueles que têm Sol, Lua, Asc, Mercúrio, Vênus ou Marte em Gêmeos e Aquário. É isso que irá ativar uma mudança profunda na vida do sujeito.
1. DISRUPÇÃO: Disrupção é a ruptura do funcionamento normal de algo. Se com Plutão em Aquário já vemos isso no mundo, com o trígono isso deve se acentuar, uma vez que Aquário será tocado pelo seu planeta regente, Urano. E assim, políticas, ideologias, ordens sociais, governos até IA poderão viver períodos de ainda mais inconstância, altos e baixos, imprevisibilidade e nós aos sobressaltos. Como Donald Trump assumiu o 2º mandato ao redor da entrada definitiva de Plutão em Aquário, basta ver o exemplo desse recorte de tempo. O governo Trump 2 é muito mais imprevisível e tecnológico que o 1º. A questão é que com o trígono, muito mais pode ganhar esta mesma característica.
2. DESAPEGO E IMPROVISO:
É por isso que vamos precisar desenvolver desapego (Plutão) e capacidade de improviso (Urano), para encontrar novas e rápidas soluções. Para isso, Plutão e Urano podem nos ajudar a caminhar com um espírito mais aberto, livre e capaz de novas articulações. Portanto DISRUPÇÃO, DESAPEGO e IMPROVISO são palavras importantíssimas para o período.
3. MUDANÇAS RADICAIS: No meio ambiente, na ordem social, na cidade, no bairro, no trabalho, em casa ou nos relacionamentos, poderão ocorrer mudanças forçadas. É como se o destino acelerasse processos de transformações radicais que não conseguimos ou podemos frear. Mas, a ideia não é impedir esse movimento que é tão maior que nós. Mas, fluir com ele, entendendo que a vida pede mudanças, mesmo que a gente não queira.
4. POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO: Algumas pessoas ficam reticentes a mudanças, mas deveriam se lembrar que o trígono é um aspecto favorável. Então, por mais que pareça caótico, há a possibilidade de crescimento, seja material, profissional, pessoal ou espiritual. Ou seja, se estivermos abertos para mudanças, enfrentaremos menos resistências.
5. FORÇA RENOVADORA: Plutão e Urano são duas potências criativas. O 1º é libidinal e o 2º é criativo. Vamos desejar nos expressar de formas muito inovadoras e libertadoras, especialmente nessas áreas da vida.
6. AMOR E SEXUALIDADE: Especialmente na sexualidade, como Aquário é um signo andrógino, relacionado ao feminino e ao masculino, ao animus e à anima (Jung), estamos falando de abertura sexual, bissexualidade, pansexualidade, relacionamentos abertos, poli amor, transição de gênero… (casas 1, 5, 7 e 11)
ATENÇÃO: Mas, atenção! Isso não é para todo mundo! Tem gente que está se forçando a entrar numa onda que não é sua. E isso pode ser uma violência contra si mesmo. Como essa configuração fala de uma força coletiva e social, cuidado! Encontre o seu desejo pessoal antes de se aventurar em transgressões que se traduzam em auto violência. Sei de pessoas que estão fazendo cirurgia de redesignação de gênero e outras que estão voltando atrás no processo cirúrgico. E isso é altamente violento!
7. CRIATIVIDADE: As pessoas de modo geral acham que criatividade é uma palavra relacionada a habilidades artísticas. Mas, criatividade é a capacidade de criar, como Deus! Ou seja, somos criadores em várias situações. E dar novo sentido, destino ou olhar para algo é criatividade. Trazer uma solução incrível para um problema aparentemente insolúvel é criatividade. Portanto, há advogados, mecânicos, cientistas, médicos que podem ser altamente criativos! Aliás, com um mundo cada vez mais complexo e sofisticado, todos em sua área de atuação, teremos que aprender a trazer novas soluções, encontrar novas abordagens e saídas para velhos dilemas.
A melhor parte é que vamos conseguir fazer isso. Urano e Plutão em signos de Ar nos falam de uma rara inteligência para o período, com possibilidade de grandes insights e sacadas. (Casas 3, 5, 9 e 11)
8. CONQUISTA ESPACIAL: No momento em que eu escrevo este conteúdo saiu uma notícia falando sobre as primeiras imagens de canais formados por água em Marte. Daqui em diante, viveremos um boom na área espacial. Algo compatível com os melhores livros de ficção científica. Ou os mais loucos filmes. Já assistiram o filme “Mickey 17”, do vencedor do Oscar, o coreano Bong Joon-Ho, de Parasita? É um filme muito interessante.
9. CONTATOS IMEDIATOS DO 3º GRAU: Este é o título de um influente filme de ficção científica de Steven Spielberg, de 1977, sobre o encontro da humanidade com visitantes extraterrestres. Isso pode acontecer? Porque não, se estamos falando dos planetas em signos de ar: comunicação!? Ou será que estamos falando de telepatia? Tudo isso entra no pacote!
10. TRANSF. POLÍTICA e IDEOLÓGICA: Os planetas e signos envolvidos falam de transformação de ideias coletivas e por isso, políticas e ideológicas. Se por um lado estamos vendo o crescimento de ideologias extremistas e ditatoriais no mundo, por outro é bom pensar que há inúmeras pessoas pensando em soluções para uma vida mais harmoniosa e justa. Encontrar uma solução para diminuir a polarização no mundo é uma das grandes questões do momento.
Há pensadores em Relações Internacionais que pensam neste como um ponto de ruptura, como se a sociedade tivesse se dividido em grupos irreconciliáveis. Mas, ainda trago dentro de mim o lema de Plutão em Aquário: Igualdade, Liberdade e Fraternidade. E ele será revivido novamente com Plutão em Aquário. Espero que haja tempo para isso!!!!!!
11. REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA: Como expliquei no vídeo URANO EM GÊMEOS, estamos a um passo da IA Geral, aquela que deverá dominar todas as outras IAs no mundo. Aliás, se durante a 2ª Guerra Mundial a corrida era pela bomba atômica, agora a corrida é essa! Quem a terá? Um país? Um grupo? Empresários?
Imagino que seja justamente sob esse trígono que veremos isso acontecer e seus reflexos sociais e políticos. Entretanto, é justamente porque isso ainda não aconteceu que deveríamos estar conversando em profundidade sobre regras e leis para essa nova realidade. É a tal “regulamentação das redes e da IA”.
Os melhores especialistas usam um argumento muito razoável. O de que o que acontece na vida virtual tem que seguir as mesmas leis da vida real. Acho muito justo!
Exemplo: A Lei Felca nº 13.861 (setembro/2025) define adultização como qualquer forma de estímulo ou exposição que leve crianças de até 12 anos a assumirem comportamentos, linguagens, aparências ou responsabilidades próprias da vida adulta.
12. REORGANIZAÇÕES SOCIAIS: Com tantas transformações em tantos níveis, a sociedade também deverá ser transformada de maneiras que ainda não conseguimos nem imaginar. Novas relações de trabalho, de família, novos acordos amorosos, menos crianças, mais cães e gatos, muito mais velhos, adoções? … mas também grupos que podem se organizar com outras finalidades. Alguns armados e outros desarmados; alguns em nome de minorias, outro das maiorias, e muitos sozinhos, vivendo uma vida social totalmente virtual… SOLIDÃO é um tema sombrio que vai na contramão dos planetas em signos de intercâmbio.
13. SAÚDE INTEGRAL: Desde a Pandemia estamos vivendo um surto crescente de saúde mental no mundo. Com o trígono (casas 4,11 e 12), aumenta o fluxo de ideias, percepções, uso de tecnologias e também a ANSIEDADE vão às alturas. Por isso, precisaremos encontrar novos olhares sobre a questão. E da mesma maneira que Urano e Plutão inspiraram Freud e Jung, irá abrir também a mente de muita gente que está hoje trabalhando com saúde mental e espiritual.
Narcisismo patológico e relações tóxicas; Borderline, TOC, Depressão; vícios e compulsões; Síndrome do Pânico e Burnout; neuro divergência como Autismo, TDAH ou superdotação; ou mesmo mediunidade X espiritualidade, são temas que ganharam muitas frentes de estudo nos últimos anos. Esses eram assuntos que eram pouco estudados ou não eram divulgados. Agora está na timeline de todo mundo. E isso é uma evolução sem tamanho.
Com o trígono, esses estudos podem avançar de uma maneira inimaginável, ganhando novos entendimentos, com a ajuda de tecnologias ancestrais, tratamentos criativos, medicamentos menos nocivos, práticas integrativas e não apenas para a saúde mental, mas também a física e espiritual.
Diante disso é lindo ver como a astrologia, associada à psicologia e outros saberes, tem crescido no mundo.
14. GENIALIDADE: Esse é um momento em que pessoas que foram tocadas pessoalmente por este aspecto podem chegar a ideias geniais e ao desenvolvimento de projetos absolutamente incríveis. Invenções, empreendimentos, descobertas… tudo estará no nosso radar. Que os pais saibam oferecer condições e estímulo correto para as crianças nesse momento de grande abertura da consciência. Aliás, crianças que nascerem sob esta marca poderão ter grandes capacidades intelectuais e sociais.
Para quem trabalha com ciência, medicina, psicologia, literatura, música, cinema, esse é um momento raro!
*Esses dias eu tenho tido sacadas incríveis. Vários livros, pessoas e situações estão caindo nas minhas mãos. Jung chamaria de sincronicidade. E eu estou abrindo a mente para várias novidades como eu não fazia há tempos.
15. SUCESSO: Plutão e Urano podem juntos significar expansão, evolução, poder e popularidade. Algumas pessoas podem alcançar uma posição de consagração, sucesso, destaque pessoal e profissional (casas de trabalho 6 ou 10) e influenciar amigos, familiares, a comunidade e até uma massa de gente. Entretanto, que seja para o bem de todos!
TERAPIA COLETIVA:
Esse é um momento de novas amizades, contatos, interações, viagens, intercâmbios, aprendizados…
1. Eu sei que a vida pode estar me levando para um novo estágio de evolução.
O que eu preciso ver de positivo nessa situação que eu ainda não vi?
2. Abrir a cabeça dói. Permita-se ser tocado por algo novo. Uma separação pode não ser ruim, assim como uma mudança de casa ou cidade. “É pela ferida que entra a luz” Rumi.
3. De que maneira eu posso participar disso para um impacto coletivo? De que forma eu posso contribuir? (Aquário)
4. Esse é um momento de grande velocidade. O que eu vou fazer para não entrar na pira? O elemento Terra é a sombra do Ar. Por isso a necessidade de algo físico!!!!!
CALENDÁRIO:
TRÍGONO URANO-PLUTÃO
1º ENCONTRO 2025:
Período Estendido
07/Jul/25 a 30/Out/25
Ângulo Preciso
11/Ago/25 a 28/Out/25
2º ENCONTRO 2026:
Período Estendido
05/Mai/26 a 30/Dez/26
Ângulo Preciso
03/Jul/26 a 03/Ago/26
12/Nov/26 a 15/Dez/26
Durante os anos de 2027 até meados de 2029, os planetas se mantêm em trígono durante grande parte do tempo.
ENFIM
É fundamental perceber que a aliança entre Urano e Plutão irá mexer com a sociedade, por um período longo (2025 a 2029), de maneira profunda, mas também duradoura.
Sob esta marca iremos ver de fato o começo da IA; uma nova geopolítica no mundo; e uma outra configuração mental e comportamental, baseada em novas ideias e tecnologias que irão reformular a cultura e a história.
Se os anos 1920 nós chamávamos de “os loucos anos 20”, vem aí “os loucos anos 20 do séc. XXI”.
Se Urano em Gêmeos e Plutão em Aquário são abertura da mente, nova mentalidade, quebra de paradigma que saibamos surfar essa grande onda que irá despertar uma tremenda curiosidade, mas será preciso muita sabedoria!
Com tudo isso, podemos desenvolver a telepatia, fazer viagens no tempo, descobrir a cura para as doenças mais terríveis, (podemos aproveitar e resolver a questão do Aquecimento Global)… até encontrarmos o Nirvana!
Mas, sem ética e moral, que nos dê alicerce para uma vida com respeito, igualdade, liberdade e fraternidade, não há avanço planetário ou tecnológico que dê jeito.
Como diz o historiador Yuval Harari: “A tecnologia não é boa e nem má, apenas uma amplificadora das intenções humanas”.
Esse será um momento raro na história, de ampliação de consciência e suas consequências.
Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
● DIREITOS AUTORAIS: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar corretamente este trabalho.
● CRÉDITOS / CREDITS: @aastrologa