✪ PLUTÃO
Plutão é conhecido por ser um deus, planeta e princípio psicológico relacionado ao morrer e ao renascer. E em alguns momentos da vida, tudo o que mais desejamos é nascer de novo, noutro país, carreira, corpo ou relacionamento. Mas, quem tem de fato coragem de "morrer" simbolicamente e pagar o preço da transformação?
Plutão é essa instância psíquica que de forma muito profunda e nem sempre fácil, nos faz reviver a história da Fênix. E então retornaremos ao pó, pessoal, social, financeiro… para regressarmos noutro estágio.
✪ EM AQUÁRIO
Plutão entrou em Aquário em Março/2023. O signo do aguadeiro, é relacionado à criatividade e inteligência; coletividade e sociedade; ideologia e política; ciência, tecnologia e redes sociais, igualdade, liberdade e fraternidade.
Foi justamente à partir de sua entrada que os temas Chat GPT e Inteligência Artificial; radicalismo; reeleição de Donald Trump e mudanças geopolíticas e sociais radicais; preconceito, racismo e xenofobia; distopia e saúde mental ganharam projeção nos jornais. Antes, ouvíamos falar desses temas. Mas, agora é diariamente. E até quem está nos confins do planeta está a falar sobre esses assuntos.
✪ SIGNOS AFETADOS
O trânsito de Plutão em Aquário vai acontecer entre 2023 e 2044. Serão mais de 20 anos neste signo. Isso vai afetar de maneira desafiadora os signos de Aquário, Leão (oposição), Touro e Escorpião (quadratura) e de maneira menos desafiadora Gêmeos e Libra (trígono). Mas, depois de Aquário, Escorpião pode sentir um pouco mais porque é o signo regido por Plutão.
✪ AÇÃO DE PLUTÃO
“Plutão é aquele que liberta o eterno do transitório”. (Dane Rudhyar) De modo que sua passagem por nossas vidas é pura transformação. Seus trânsitos mexem mais com a vida social, pois é um planeta coletivo. O que pode significar um novo tempo, com novas qualidades, um novo zeitgeist ou o “espírito de uma época”.
VIDA COLETIVA: E logo se vê que é a tecnologia e as ideologias que vão mudar as nossas vidas daqui em diante.
VIDA PESSOAL: Mas, ele também tem uma ação muito profunda na vida pessoal. Nos fazendo “morrer e renascer” para os temas que ele toca. O que pode nos levar da graça à desgraça, do tudo ao nada, do estrelato à miséria, da vida à morte ou da morte à vida.
✪ RETROGRADAÇÃO
A Retrogradação é sempre um movimento aparente do planeta “para trás”. Mas, em nível psicológico e até social, ele tem um jeito próprio de agir.
Para alguns, a retrogradação é uma peste. Como se no seu aparente caminhar para trás o planeta entrasse num modo de funcionamento sombrio ou cármico. Autores mais modernos discordam desta perspectiva catastrófica. A retrogradação tem uma proximidade muito maior com um período de reflexão, atraso, revisão, análise, descoberta e fechamentos de ciclos.
✪ PLUTÃO RETRÓGRADO
Em 2025, Plutão fica Retrógrado de 04/Mai a 13/Out. E os temas que ele evidencia não são fáceis. Plutão tem uma forte relação com o poder, os políticos, os empresários, o ilícito, a manipulação, o sexo, as massas, o inconsciente. E tudo aquilo que possa estar fora do nosso controle, como manias, compulsões, vícios e perversões.
Por isso se faz necessário observá-lo, embora às vezes seja quase impossível controlá-lo, justamente porque estamos falando de uma potência inconsciente ou profundamente arraigada ao sujeito. Para alguns autores, ligado a vidas passadas inclusive.
✪ O QUÊ ESPERAR?
VIDA COLETIVA
Na vida coletiva Plutão Retrógrado poderá se manifestar de várias maneiras. Centralmente relacionado ao poder, pode afetar grandes empresas, líderes, nações, situações de poder (vida e morte).
Durante a retrogradação nós vimos:
Pressões no Oriente Médio e tensão com Irã
OPEP e petróleo: em 4 de maio, o cartel decidiu acelerar os aumentos de produção e fornecimento de petróleo. O que foi um problema. Pq houve muita oferta e então o preço caiu.
EUA X Irã: ataque em 22/Jun
TARIFAÇO: Em 04/Julho, Donald Trump assinou um mega decreto, o Big Beautiful Day, com cortes de gastos, demissões… Mas, mesmo antes disso, as notícias eram de que o tarifaço de Trump no mundo estava começando a frear a economia dos EUA, com impacto em todo o mundo. Vejamos o que acontece agora com Plutão Direto.
IA GERAL: Talvez por isso ainda não tenhamos a chamada IA GERAL. É possível que depois de uma grande “revisão”, tenhamos um novo ciclo brutal de avanço da IA no mundo.
Mas, também de avanços ideológicos e políticos radicais, que têm transformado tanto o mundo, da geopolítica à vida das pessoas.
VIDA PESSOAL
Em 04/Maio, Plutão Direto estava no grau 3º 49’ de Aquário. Em Retrogradação ele voltou 2º. E em 13/Out, quando voltar ao seu Movimento Direto, estará no grau 1º 22’. Pode parecer pouco. Mas, os planetas mais lentos são aqueles que produzem mudanças mais profundas e impactantes.
Se você tem Sol, Ascendente, Lua, Mercúrio, Vênus ou Marte em Aquário, aproximadamente entre esses graus, é possível que esteja vivendo um momento de mudanças radicais na vida, desde 2023.
Com a Retrogradação você deve ter vivido atrasos e revisões em temas bastante profundos como morte e vida; riqueza e pobreza; relacionamento e solidão; saúde e doença… o que pode ter parecido até mesmo um tempo de espera, congelado em que nada aconteceu de fato. Mas, as mudanças podem ser muito profundas e sutis. E só no final desta Retrogradação poderemos perceber o quanto algumas coisas importantíssimas, como os nossos valores, desejos ou visões de mundo foram transformadas, durante este período.
✪ AUTOANÁLISE
O convite, portanto, é para uma reavaliação de temas profundos, valores pessoais e anseios íntimos, mas também coletivos, que podem ter amadurecido, evoluído ou se transformado neste período.
E se você não parou para pensar em nada disso em quase 5 meses, deveria parar para se ouvir, refletir e perceber movimentos que são muito silenciosos, mas que são uma verdadeira revolução.
Eu costumo dizer que o lema da Revolução Francesa, 250 anos atrás, quando Plutão esteve pela última vez em Aquário, era na verdade o lema do planeta no signo da coletividade. Igualdade, Liberdade e Fraternidade é o que todos queremos para a nossa vida pessoal e coletiva. E é exatamente isso que será levado aos nossos limites para sabermos o quanto desejamos isso, bancamos isso e nos identificamos com isso. É como se fôssemos testados.
O que eu penso sobre esses temas quando estou em baixa?
O que eu penso sobre esses temas quando eu estou por cima, me dando bem na vida?
Quem sou eu no grupo? E na sociedade?
O que o grupo representa na minha vida individual?
Como os temas coletivos me afetam? Ou não afetam? Às vezes precisamos nos envolver para ajudar a resolver. Às vezes precisamos focar em nós e nos separar dos anseios do mundo.
Plutão é transcendência. Estou transcendendo na vida, nesta área da vida, ou regredindo? Isso também faz parte de uma retrogradação.
O que ainda está em tempo de eliminar na minha vida para iniciar um novo ciclo? Um trabalho? Um relacionamento? Um vício? Um apego? Plutão é desapego!
✪ PLUTÃO DIRETO
O que Plutão quer de nós é uma transformação profunda, reconhecendo velhos padrões, limites e valores que não fazem mais sentido. Quem sabe se dialogarmos num nível profundo e verdadeiro com o mais íntimo do nosso ser, consigamos compreender que o que precisa morrer em nós, são nossas PERSONAS e EGOS, não os nossos corpos e almas.
Que Plutão Direto seja sinônimo de mudança, coragem, transformação e CURA.
Quando tocamos a lição mais profunda de Plutão nos tornamos verdadeiros alquimistas.
Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana
● DIREITOS AUTORAIS: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar corretamente este trabalho.
● CRÉDITOS / CREDITS: @aastrologa