sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Trabalho e futuro profissional: temas para muito além de Capricórnio

Eis um final de semana para focarmos nos assuntos da vida profissional. Com a Lua em Capricórnio, em breve conjunta a Saturno e Plutão, seremos chamados a pensar nesta que é uma preocupação de sempre, mas que nos tempos atuais tem enfrentado ainda mais intensas transformações. Culpa de Plutão, que tem chacoalhado o cenário há muito tempo, desde 2008, com a quebradeira financeira dos países e altos índices de desemprego pelo mundo.
E Saturno que chegou em 2017 em Capricórnio e só sai do signo em março de 2020, exigindo reestruturação e recolocação profissional. Além de Urano em Touro, é claro, trazendo reviravoltas, pressões tecnológicas, rearranjos profissionais e até familiares em nome dessas novas conjunturas. Até lá é bom ligarmos as antenas para percebermos o quê o futuro nos reserva. E pouca gente tem tido uma noção tão clara sobre o tema quanto o historiador Yuval Noah Harari. O autor israelense aponta mudanças no cenário político, social, profissional e tecnológico que poderiam soar como ficção científica se já não pudéssemos ver sinais bem claros de quase tudo o que ele sugere. Harari afirma que o mundo está passando por um processo de transformação rápido demais neste exato momento. Que estamos no olho do furacão, sem termos a devida dimensão disso. Que se a Revolução Industrial mecanizou o mundo e tirou o emprego de muita gente, mas que com a Revolução Tecnológica que estamos vivendo neste exato momento, com o desenvolvimento da IA (Inteligência Artificial), em breve os trabalhos mais simples e alguns até bem complexos serão de responsabilidade das máquinas. Algo que está para além das indústrias, mas no dia a dia. Algo que o seu celular poderia fazer por você mesmo. Profissões como direito, engenharia, nutrição e tantas outras, associadas ao uso do Big Data, esse massivo banco de dados mundial que cruza informações de todos os lados, estariam com os dias contados, ou pelo menos muitas de suas tarefas básicas seriam realizadas por APPs, por exemplo. O que naturalmente ofereceria tempo aos humanos de se dedicarem com afinco a especializações, doutorados e pós-doutorados. Mas Harari afirma que as pessoas que não tiverem uma super qualificação poderão fazer parte de um novo e imenso grupo. Um grupo que poderia ser descartável para o Estado e para a economia, seria o time dos IRRELEVANTES. Quando li isso da primeira vez me deu até um arrepio na espinha. Pois soa como um futuro muito assustador. Mas, entre tantas previsões duras, o autor sugere saídas interessantes. Entre elas, Harari afirma que as máquinas não tomam decisões complexas que envolvam dilemas morais. E é por isso, quem estudar o pensamento, as emoções e a própria inteligência humana terão seu futuro garantido. Ou seja, quem se dedicar ao que é essencialmente humano, poderá se destacar. Ele inclusive afirma que profissões como a filosofia, que nunca teve grande destaque social e econômico apesar de sua enorme relevância, agora poderia ser de imensa importância, num mundo dominado pela IA.
Talvez esse seja um assunto denso demais para uma semana inteira de notícias pesadas e muita lama. Mas a questão do trabalho é um tema para os próximos três dias e sem dúvida para 2019 e 2020, anos em que teremos que nos reinventar diante de circunstâncias nunca vistas. E é justamente quando estamos mais calmos, tranquilos e temos tempo, que podemos parar para perceber a realidade à nossa volta e traçar estratégias. Se este for um tema que tem lhe tirado o sono atualmente recomendo a leitura do autor. E que nos liguemos à tecnologia de maneira consciente, de que ela definitivamente está no meio de nós, onipresente, onisciente e onipotente, como uma nova deusa. Saibamos ouvi-la! Mortais que escutam o que os deuses tem a dizer estão um passo a frente.
Aline Maccari
__________________
SOBRE A ASTRÓLOGA:
*Assim na Terra como no Céu! A astrologia faz todo o sentido por que microcosmos e macrocosmos tem uma relação íntima entre si. O que acontece entre os astros, repercute simbolicamente em nossas vidas, todos os dias. Essa "psicologia antiga" funciona como uma verdadeira bússola nos orientando na nossa jornada. Para entender melhor a si mesmo entre em contato com A Astróloga pelo e-mail aastrologa@gmail.com  
* Os posts são publicados no site "A Astróloga", no Facebook e no Instagram. Compartilhe preservando frases, fotos e vídeos propositalmente relacionados aos conteúdos, além de citar as fontes. 
* Aline Maccari é jornalista, cronista e astróloga, com pós graduação em psicologia junguiana. Para saber mais visite o blog www.aastróloga.com.br

CRÉDITOS: A foto é de uma estação de trabalho. Não é algo que ser verá no futuro, mas uma geringonça que já existe e funciona muito bem.
#alinemaccari #aastróloga #astrologia #storyteller #xamã #mitologia #mito #astros #signos #autoconhecimento #luaemcapricórnio #capricórnio #desemprego #desempregado #workstation #futuro #YuvalNoahHarari #Harari #inteligênciaartificial #IA #bigdata #tecnologia #21liçõesparaoséculo21 #sapiens #2020

Nenhum comentário :

Postar um comentário