quarta-feira, 8 de abril de 2015

Face a face com Jung

Face a face: entrevista com Carl Jung, o pai da psicologia analítica. Assista no site o documentário completo.
Carl Jung foi talvez o único estudioso da alma humana na contemporaneidade que se apropriou da astrologia em seus estudos psicológicos com profundidade e respeito. Muitos flertaram com ela, mas poucos tiveram a ousadia de levá-la a sério e inclusive de se utilizar da astrologia como estudo complementar. Isso porque a psicologia analítica e a astrologia têm em comum os arquétipos, os tipos psicológicos antigos que nasceram junto com a mitologia. Todos falam de Jung, e na maioria das vezes de uma forma bastante superficial. 
Ele está em camisetas, canecas, posts facebookianos com fotos de efeito e em frases feitas por gente que adora tomar para si os méritos dos outros. Mas, para falar de Jung e absorver uma parte da magnitude de sua obra são exigidos anos e anos de estudos. Sua passagem pelo planeta Terra é sem dúvida um divisor de águas. Para quem estuda astrologia pelo viés psicológico, Jung é um dos maiores mestre a serem seguidos. E de tanto vê-lo reproduzido em tantos lugares às vezes dá vontade de vê-lo de perto, ouvir o som da sua voz com seus trejeitos suaves. O mais novo filme da videoteca da "a astróloga" é um documentário em formato de entrevista onde ele responde a perguntas banais com uma simplicidade e uma profundidade inspiradoras. Com vocês, Carl Jung não ao vivo, mas pelo menos em cores, ainda que um tanto desbotadas pelo tempo.
Aline Maccari



*Os posts são publicados diariamente no site da Astróloga e no Facebook. Se você gostou compartilhe sem se esquecer de preservar fotos e vídeos propositalmente relacionados ao conteúdo, além de citar a fonte: A Astróloga.com.br

Postagens mais visitadas