Diário da astróloga: 20/fev/25 Mercúrio Retrógrado ficou super pop para quem curte astrologia. Mas, se as pessoas soubessem o impacto de um Marte Retrógrado, prestariam muito mais atenção nele.
No próximo domingo (23/fev), Marte volta ao seu Movimento Direto depois de quase 3 meses “caminhando para trás”. E isso terá grandes impactos nas guerras e conflitos, seja entre países, no trabalho, em família, nos relacionamentos amorosos ou mesmo dentro da gente, conosco.
No conteúdo de hoje, eu explico os significados deste trânsito astrológico e os impactos e aprendizados que tivemos e que ainda teremos.
MARTE
Marte é o deus da ação e da coragem. E o signo que ele ocupa transforma a nossa atitude em várias áreas da vida. Ele é a disposição para lutarmos pela família, pelo trabalho, pelo mundo ou pela própria honra. Sem Marte em nossas vidas, a gente nem sai da cama pela manhã.
RETROGRADAÇÃO
Em retrogradação, o planeta nos pede revisão, refação e até uma 2ª chance. Mas, também sugere atraso, estagnação e dúvida. Enfim, um efeito que faz parte da própria vida.
De 06/dez/24 a 23/fev/25, o planeta que estava no signo de leão, voltou para câncer. E agora, após voltar ao seu Movimento Direto no próximo domingo, passa pelos mesmos graus até se despedir de ambos os signos.
Para quem têm os signos de áries, câncer e leão fortes no mapa, este é um aspecto ainda mais importante. Mas, como todos nós temos este signos em alguma casa astrológica, todos passamos por revisões importantes em nossas vidas durante este período.
Contato para consulta: aastrologa@gmail.com
EM CÂNCER E LEÃO
Leão é um signo de coragem, honra, família, lealdade e realeza.
Câncer é um signo relacionado ao nascimento, à infância, ao feminino, à família e à ancestralidade.
Neste período fomos convidados a uma análise profunda na nossa maneira de agir em se tratando desses temas. Por isso, muitos de nós tiveram problemas relacionados à família de origem, ao passado, a velhas dinâmicas relacionais a ponto de muitos nós regredirmos emocionalmente até chegarmos à criança ferida. Um retorno a velhas lembranças e mágoas de dinâmicas de difícil resolução.
RETA FINAL
Na última semana de retrogradação, ainda há muita coisa em aberto. E fazer uma análise do que aconteceu até agora, uma pós visão, pode ser tão interessante quanto uma previsão. Vamos agora dar um giro pelo mundo e pela alma para percebermos o que aconteceu e o que ainda pode acontecer.
VIDA COLETIVA
DONALD TRUMP: Embora a vitória de Donald Trump tenha acontecido em novembro, a posse foi em 20/jan, enquanto Marte estava retrógrado em Câncer. O que sugere um governo de retorno a valores do passado e por vezes retrógrado focado no lema VAMOS FAZER A AMÉRICA (câncer, lar, terra natal) GRANDE NOVAMENTE (leão).
PALESTINA: No final do ano passado, Gaza passou um natal horripilante. Os israelenses estavam promovendo os últimos capítulos do urbanicídio. Por outro lado, os israelenses passavam, mais um ano, longe dos seus entes queridos sequestrados pelo Hamas.
Nesse meio tempo foi aprovado cessar fogo com muitas idas e vindas, trocas de prisioneiros de ambos os lados e o retorno maciço de milhares de palestinos a sua terra natal (Câncer). Mas também, com a posse de Trump, a dúvida se Gaza irá se tornar ou não uma Copacabana, uma Riviera (Leão).
UCRÂNIA, RÚSSIA E EUA: De 6/dez para cá, a Ucrânia teve todo o apoio dos Estados Unidos e de uma hora para outra perdeu tudo. Neste momento, a Rússia que imagina ser a Ucrânia uma parte da sua terra natal (câncer), negocia com os EUA, a rendição da Ucrânia sem que nenhum representante do país (leão) participe.
EUROPA: É com Marte Retrô que fica cada vez mais clara uma NOVA ORDEM MUNDIAL. E podemos usar esta expressão porque a partir da posse de Trump, as alianças entre EUA e Europa, consolidadas desde a 2ª Guerra Mundial, estão derretendo. Haja vista a sugestão de Zelenski para que a Europa, a partir de agora, tenha o seu próprio exército (Marte). Nesta semana está acontecendo uma cúpula de segurança na França para tratar sobre o tema. Sem esquecer de mencionar que o velho continente (leão) foi ignorado das tratativas entre EUA e Rússia.
ALEMANHA: A Alemanha, carro chefe da Europa, passa também por um momento especial. Sincronicamente, é neste domingo, último dia de Marte Retrô que acontecem as eleições no país. Antes disso, Elon Musk, que não foi eleito pelos amerocanos, apareceu como membro do governo fazendo campanha para partidos extremistas e retrógrados, um deles nazista. Acompanhemos os rumos desta decisão.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: É com Marte Retrô em câncer que os EUA (Sol em Câncer) têm a 1º e acachapante derrota para à frente à China, na corrida pela IA GERAL. Um evento tão importante quanto a corrida à Lua, uma vez que estamos falando de hegemonia política, econômica e tecnológica no mundo.
BRASIL: É com Marte Retrô que o general (leão) Braga Netto foi preso em investigação de tentativa de golpe, segundo a Polícia Federal. E durante todo esse período o Brasil está tendo uma chance de reparar o seu passado (Câncer) com relação à ditadura militar (Marte). Sincronicamente, é na última semana de Marte Retrô que Bolsonaro é denunciado pela PGR por tentativa de golpe de Estado.
MARTE DIRETO
Terminada a Retrogradação, é a partir do momento em que Marte volta ao seu Movimento Direto (23/fev) que guerras e conflitos ganham um novo impulso.
Com Marte em Câncer, de 23/Fev a 18/Abr, guerras e conflitos serão em nome de questões muito antigas, que fazem parte da história, algumas delas ancestrais, relacionadas a mágoas e situações não resolvidas e que pedem uma reparação.
E com Marte em Leão, de 19/Abr a 17/Jun, guerras e conflitos serão em nome da honra e do orgulho com militares de alta patente, grandes líderes, reis e rainhas e empresários em ação, travando batalhas, muitos pelo próprio ego.
A grande questão é que, mesmo antes de Marte entrar em Leão, fará a sua última oposição a Plutão em Aquário, entre 15 e 30/Abr. Então podemos falar de um banho de sangue, com consequências que podem produzir mudanças profundas no mundo. Eis o período para o início de uma 3ª Guerra Mundial. Falei sobre isso num vídeo de dezembro passado, chamado PLUTÃO VS MARTE: 2 DATAS PARA ABALAR O MUNDO. Assistam!
VIDA PESSOAL
Da mesma maneira como muitos conflitos foram revirados na vida coletiva, na vida pessoal não foi diferente. Lutas em defesa dos temas de câncer e leão também fizeram parte do nosso dia a dia. Dor, febre, ruptura com a família, discussões com parentes, conflitos no trabalho e brigas conjugais estiveram no script. Quem não? E isso, seguido de mágoas, sentimentos de diferença, inadaptação, afastamento e solidão. Quem está fora do país sentiu saudades de casa. Quem está em casa sentiu saudade do passado. Lembramos com grande nostalgia, às vezes melancolia e saudade dos tempos da infância. Mas, também com tristeza daquilo que nós vivemos, daqueles que perdemos, regredindo emocionalmente. Gente grande chorou como criança, sentiu medo e pediu colo, carinho e segurança.
Nos piores momentos, esses conflitos afetaram a nossa saúde emocional e psíquica. O querido Pe Fábio de Melo, Ariano, que passa no momento por depressão, encontra em Marte um planeta importante no seu mapa.
APRENDIZADO
Os sentimentos de sofrimento e dor foram muito legítimos nesse período. Afinal fomos convidados a fazer uma revisão penosa sobre assuntos que nos são muito caros e que tocam o fundo, de maneira muito verdadeira, nas nossas almas, no nosso passado e no nosso coração.
O período também pode ter machucado o EGO de muita gente. Mas também pode ter nos ensinado que as estratégias que estávamos usando até um determinado momento, ficaram obsoletas. O planeta da ação em retrogradação quer da gente novas maneiras de resolver velhos problemas. E até a nossa forma cotidiana de agir foi questionada.
Mas, ainda temos tempo de analisarmos as nossas atitudes, para começarmos a agir de maneira diferente, para o nosso benefício e a de todos os que estão ao nosso redor.
Outro dia, assistindo a uma entrevista do Pe Fábio, ele falou algo que me tocou muito. Ele disse que, como um bambu, precisamos crescer o dobro do tamanho para baixo. Só tem força, resiliência e flexibilidade diante das intempéries, aquele que tem duas vezes a força das raízes (Câncer).
ESTRATÉGIA
O que me faz pensar que daqui em diante, a melhor estratégia para os próximos combates será fortalecer as nossas bases (câncer) emocional, psíquica, familiar, doméstica e amorosa.
Especialmente para aqueles que estão sozinhos, tudo isso começa com amor próprio, auto cuidado e nova prioridade, focada SELF, a nossa essência mais verdadeira, de onde bate o coração (leão).
nos vemos no canal da astróloga no YouTube daqui a alguns minutos. O link estará já já na Bio 👆 e no Stories👆.
Aline Maccari
Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana