quarta-feira, 17 de maio de 2023

Passivo-Agressivo: Quadratura T entre Marte, Plutão e Júpiter

Diário da Astróloga: 17/Mai/23 | Tem gente que tem a habilidade de nos fazer "gemer sem sentir dor". Mas se engana quem acha que são gemidos de amor. Esse tipo é como uma cobra que olha para a sua presa de maneira sorrateira e vai se enroscando, se enrolando, até conseguir o que quer.

Para a psicologia, essa habilidade lembra o comportamento PASSIVO-AGRESSIVO. Nele, o sujeito se utiliza de diplomacia, vitimização, fala mansa, ressentimento, teimosia, ironia, sarcasmo, mensagens de duplo sentido, brincadeiras mal intencionadas, ridicularização, fica emburrado e adia o diálogo, desfaz acordos em retaliação, evita contato visual nos momentos mais intensos da conversa... e tudo isso como EXPRESSÃO DISSIMULADA DE HOSTILIDADE. 

Na intenção de evitar o conflito direto, o passivo-agressivo dá voltas e aos olhos dos demais e até mesmo da vítima, não está agindo com violência. Mas se engana quem pensa assim. Este pode ser um comportamento ainda mais impetuoso que o combate direto, pois leva dias, meses ou anos para nos percebermos presos a uma dinâmica de violência não dita, oculta ou inconsciente e que pode ser extremamente potente, nociva e prejudicial. 

◼️ QUADRATURA T

◼️ VIDA COLETIVA

No céu destes dias, especialmente entre 17 e 23/Maio, Marte (entre Câncer e Leão), Júpiter (entre Áries e Touro) e Plutão (Retrógrado em Capricórnio), produzem um efeito ansioso, tenso, nervoso e desastroso. Entre eles está a possibilidade do acirramento de guerras, conflitos e violência, de maneira visível e direta. É por isso que se faz necessária toda a atenção para situações que possam se agravar em lugar perigosos, entre guerras já existentes, como no Sudão ou na Ucrânia. E mesmo a disputa acirrada entre pessoas de poder, como políticos (Plutão), militares (Marte) e magistrados (Júpiter).

◼️ VIDA PESSOAL
Mas, com Plutão em cena e envolvido com signos relacionados a sentimentos íntimos e familiares, como Câncer, Touro e Leão, o PASSIVO-AGRESSIVO entra em jogo. E isso pode se dar por alguns motivos. O 1º porque o sujeito foi criado num ambiente em que mostrar sua agressividade era algo recriminável ou impedido. O 2º porque o sujeito está acostumado a um ambiente extremamente competitivo e para se manter no controle e não gastar todas as suas energias, ele mantém os demais à rédea curta. Numa 3º hipótese, este comportamento pode até se configurar como um transtorno de personalidade, o que deveria ser acompanhado por profissionais da área de saúde mental, como um psicólogo ou um psiquiatra. Mas, numa 4º manifestação, o sujeito deliberadamente pretende conseguir o que deseja sem suor, sangue ou lágrimas. E nesta situação, estamos falando do lado mais sorrateiro, perverso e cruel de Marte e Plutão. 

◼️ COMO LIDAR COM ESSA DINÂMICA
De maneira mais corriqueira, isso acontece porque geralmente o passivo-agressivo tem grandes dificuldades com a expressão de sentimentos negativos e com uma expressão verbal agressiva. Certamente em seu seio familiar ele teve de agir desta maneira em nome da sua própria sobrevivência. Mas, na pior das hipóteses, este é sim um aspecto sombrio que se manifesta com desejo de domínio e poder deliberado sobre os outros. O que pode ter consequências desastrosas para quem é prejudicado pela situação. Geralmente, a vítima desse tipo de comportamento se vê absolutamente impotente diante desta dinâmica. A depender do quê esteja em jogo, o melhor a fazer é não se deixar abalar e tentar agir de forma leve e positiva. Caso seja alguém que faça parte do seu contato mais próximo, como um amigo,  familiar ou companheiro é aconselhável sugerir para a pessoa que procure ajuda profissional. Na pior das hipóteses, se de fato não conseguirmos interagir com alguém que responde ao mundo desta maneira, o melhor a fazer é evitar o contato e se for possível, manter distância. 

*E você? Já foi vítima de um(a) passivo-agressivo? Deixe sua mensagem nos comentários!
COMPARTILHE
Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝ YOUTUBE👉 www.youtube.com/aastrologa





Diário da Astróloga: 17/Mai/23 Hoje eu gostaria de falar sobre o comportamento PASSIVO-AGRESSIVO. É certo que ele está entre nós todos os dias. Mas especialmente em dias de QUADRATURA T, como no céu destes dias. Que este conteúdo ajude a trazer luz para as vítimas e os algozes. Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana O link segue na BIO☝ e nos STORIES ☝ YOUTUBE👉

CRÉDITOS / CREDITS: @aastrologa
DIREITOS AUTORAIS: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.

TAGS: #AlineMaccari #Astrologia #Astróloga #Astrology #Astrologer #NatalChart #MapaAstral #Signo #Zodíaco #Mitologia #Psicologia #CarlJung #Autoconhecimento #CéudaSemana #Previsãoastrológica | #Espiritualidade #JúpiteremTouro #SaturnoemPeixes #GuerradaUcrânia #TemporadaTaurina #passivoagressivo #dissimulado #manipulador #narcisista #manipulação #quadraturaT #MarteemLeão

Postagens mais visitadas