quarta-feira, 22 de maio de 2024

Jung e a homossexualidade

Diário da Astróloga: 22/Mai/24 | O quê Carl Jung teria dito sobre a homossexualidade em sua obra? Entre os meus estudos, selecionei um trecho que pode ser elucidativo. Em 1957, em sua autobiografia, "Memórias, Sonhos e Reflexões", ele narra que esteve numa viagem ao Norte da África, mais precisamente na Tunísia, país árabe, em 1920. E lá, teve uma experiência de observação muito rica. O que me toca é, de alguma forma, a sensibilidade e a erudição com que ele narra o que vê, especialmente para um homem branco, europeu, no pós Primeira Guerra Mundial, em solo mouro.
Espero que o que vocês lerão, sirva para ampliar o nosso olhar sobre o que Jung pensava sobre o tema. Lembrando que os seus pensamentos sobre a homossexualidade, masculina especialmente e o mundo árabe, obviamente, não se reduzem apenas a este trecho. Façam suas reflexões!

Hoje estarei pesquisando e produzindo o super conteúdo sobre Júpiter em Gêmeos, a grande marca de sorte entre 2024 e 2025, que será publicado nesta quinta-feira (23). Portanto, não nos veremos no YouTube! Mas, espero vocês amanhã!
Um ótimo dia!
Aline Maccari
Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana

JUNG, HOMESSEXUALIDADE E MUNDO ÁRABE
"Quando deixei Soussa, fui para o sul, a Sfax, e depois ao Saara e a Tozeur, a cidade dos oásis. Ela fica num planalto de certa altitude, ao pé do qual jorram fontes mornas, ligeiramente salgadas, irrigando o oásis através de mil pequenos canais. Altas tamareiras forma um teto verde, sombrio, sob o qual crescem abundantes pessegueiros, abricoteiros, figueiras, e, debaixo destes, o verde inacreditável das alfafas. Alguns martins-pescadores fulgurantes como joias fugiam através da folhagem. Neste relativo frescor da sombra verde moviam-se formas vestidas de branco, um número extraordinariamente elevado de pares amorosos, estreitamente enlaçados numa evidente amizade homossexual. Senti-me bruscamente transportado à antiguidade grega, quando tal tendência era o cimento da sociedade dos homens e da polis, fundada sobre ela. Ficou claro para mim que, aqui, os homens falavam aos homens e as mulheres às mulheres. Encontrei raras figuras femininas, quase que totalmente veladas, como freiras. Vi algumas sem véu. O intérprete explicou-me que eram prostitutas. Nas ruas principais, os homens e as crianças constituíam o fundo do quadro.
O intérprete confirmou que o homossexualismo (nesta época se usava este termo pejorativo) era frequente e natural, e me fez proposta em seguida. O bom homem não desconfiava dos meus pensamentos que, como o raio, se tinham apoderado de mim e iluminado a situação. Senti-me transportado para vários séculos atrás, no passado, no mundo infinitamente mais ingênuo de adolescentes que apenas começavam, com a ajuda de um frágil conhecimento do Corão, a livrar-se do estado original, crepuscular, que existia desde os tempos mais remotos, e a tomar consciência da própria existência, a fim de se protegerem da dissolução ameaçadora da vinha do norte (Europa)." 
"Memórias, Sonhos e Reflexões" - Carl Gustav Jung - Ed. Saraiva - Pg. 291


 CONTATO E MARCAÇÃO DE CONSULTAS: Para marcar uma consulta envie um e-mail para aastrologa@gmail.com. Para mais informações, acesse o site www.aastrologa.com.br 
 CRÉDITOS / CREDITS: Arte de autoria desconhecida até o momento desta publicação. Caso identifique, por favor nos informe para que possamos creditá-la devidamente. The art that illustrates today's text is by an unknown author at the time of this publication. If you identify him/her, please let us know so we can credit him/her properly.
 DIREITOS AUTORAIS: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.
TAGS: #AlineMaccari #Astrologia #Astróloga #Astrology #Astrologer #NatalChart #MapaAstral #Signo #Signos #Zodíaco #Mitologia #Psicologia #CarlJung #Autoconhecimento #CéudaSemana #PrevisãoAstrológica #Propósitodevida #SaúdeMental | #signodegêmeos #JúpiteremGêmeos #LuaCheia #LuaCheiaemSagitário #homossexualidade #homossexualismo #gay #árabe

Postagens mais visitadas