quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

PREVISÃO 2024

Diário da Astróloga: 28/Dez/23 | Eu gostaria de começar a falar sobre o ano de 2024 a partir de uma palavra: APOCALIPSE. O que não significa que eu vá explorar a temática fim do mundo. Mas vou falar do uso de uma palavra que deverá ser amplamente usada daqui em diante. E que deve ser compreendida de maneira aprofundada, justamente para não ficarmos refém da ignorância e da superstição.

Segundo o psiquiatra e analista junguiano Edward Edinger, “APOKALYPSIS é a palavra grega que foi utilizada para nomear o LIVRO DO APOCALIPSE da Bíblia e significa “revelação”, o  “desvelar daquilo que estava ocultado, revelando o que antes era invisível".
Em termos psicológicos, “o Apocalipse significa o memorável evento da vinda do Self (o si mesmo) para a realização consciente. Naturalmente, ele se manifesta e é vivenciado de forma bastante diferente, quando ocorre na psique individual ou quando da vida coletiva de um grupo; mas em ambos os casos é um evento gigantesco - literalmente, o FIM DO MUNDO. Isto é o que o conteúdo do arquétipo do Apocalipse representa: a queda do mundo como ele era - seguido por sua reconstituição. É diante disto que estamos a partir de agora: o fim do mundo como nós o conhecemos!

PORTANTO, O QUE ESPERAR?

O ano de 2024 pode ser o início de uma Nova Era para a humanidade. Em 2023 nós tivemos uma amostra-grátis do que virá. Mas, as mudanças sugeridas pelos astros para o ano que se inicia, podem nos levar a um outro PATAMAR CIVILIZATÓRIO. E eu digo isso por 2 motivos. O 1º é porque estamos próximos da chegada da Era de Aquário (2033/2300). E o período também coincide com a entrada definitiva de Plutão em Aquário, ou seja, no mesmo signo. Como as Eras Astrológicas duram cerca de 2 mil anos, o que vêm por aí é da ordem do INDESCRITÍVEL. É o futuro sendo vivido no aqui e agora. E sob o império de Plutão, o início deste processo poderá ser tremendamente desafiador.

Muitas pessoas mantêm no seu imaginário a fantasia da Era de Aquário como um tempo de paz e amor. Entretanto, se Plutão é um planeta de profundas transformações nós só conseguiremos resolver nossas questões se mergulharmos em nossas sombras coletivas e pessoais. E só depois, compreendendo o lado obscuro da sociedade e de nós mesmos é que conseguiremos produzir uma integração verdadeira, alcançando a nossa inteireza ou a nossa INDIVIDUAÇÃO, como ensina o mestre Carl Jung. Por isso, o ano que começa é decisivo para o DESTINO de todos nós. Pois que venham as “Revelações”.

Entretanto, como costumo dizer, mais importante do que aquilo que a vida nos traz é o que nós fazemos com o que a vida nos traz! Por isso, este não é um conteúdo alarmista! Mas o mais realista e contextualizado possível, para que diante da sabedoria das ciências antigas, como a astrologia e a mitologia e da moderna psicologia junguiana, tenhamos a oportunidade de tomar as melhores e mais lúcidas decisões.

Por isso no conteúdo de hoje eu vou falar sobre os movimentos planetários mais importantes de 2024, entre eles o monumental Plutão em Aquário, Saturno em Peixes, Júpiter em Touro e Gêmeos e os Eclipses do ano, além do impacto destes movimentos em nossas vidas pessoais e coletivas. O conteúdo de hoje é longo, fruto de muita pesquisa e reflexão. Então SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA!

PLUTÃO EM AQUÁRIO: Esse ano ele entra de vez, mudando por completo a vida dos Aquarianos

Plutão é a grande “estrela” de 2024. Em 2023 ele deu uma amostra grátis em Aquário. Eu produzi um conteúdo especial sobre o tema. Sugiro que vejam ou revejam, especialmente se você tem planetas importantes em Aquário. Mas é em 2024 que ele entra de vez no signo e fica até 2043!!! Isso mesmo! Plutão é um planeta geracional e ele leva anos num mesmo signo. E são justamente os planetas mais lentos que têm impactos mais longos e duradouros em nossas vidas.

Conhecido como o planeta do INCONSCIENTE, Plutão tem uma ação profunda em nível pessoal e coletivo. E por onde passa aponta os aspectos sombrios que precisam ser encarados, destruídos, transformados e reintegrados. É ele quem nos lembra da mitologia da Fênix e nos leva fundo em algumas temáticas para que só depois de atravessarmos pântanos e precipícios, possamos renascer das cinzas. Mas… só depois!

Em Aquário, signo do Ego Coletivo, da inteligência e do futuro, ele irá transformar seus temas favoritos: amizades, grupos e coletivos; ciência, tecnologia e inovação; redes sociais e big techs; inteligência artificial; ideologias e políticas; ditaduras e democracias; populações e sociedades. Como os ciclos de Plutão são de cerca de 250 anos, a última vez em que ele esteve em Aquário, o mundo viveu nada menos que a Revolução Francesa e a Independência dos EUA, que sincronicamente vive nestes últimos anos o “retorno de Plutão” ao seu ponto original, no seu mapa natal. Ou seja, os trânsitos de Plutão por Aquário marcam um antes e depois das sociedades, com transformações que mudam completamente o rumo da história. E é diante disso que estamos agora. 
Traçando um paralelo possível com os outros ciclos históricos de Plutão em Aquário, eis os temas que julgo serem os principais para 2024:

1) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Em Dezembro de 2022, produzindo as PREVISÕES 2023, publiquei um conteúdo sobre Plutão em Aquário. A maneira como ele pode impactar as nossas vidas pessoais e coletivas foi amplamente detalhado na ocasião. Naquele ano, mencionei vários efeitos possíveis. E 2 meses depois, em Fev/ 2023, a expressão Chat GPT e Inteligência Artificial começava a circular na mídia e nas nossas conversas com amigos, como a grande novidade do ano. IA é não apenas a palavra do ano de 2023 pelo Dicionário Collins, mas um grande tema para 2024.
Como desta vez não estamos mais diante de uma amostra grátis de Plutão, em 2024 vai ser pra valer. Há grandes chances da IA dominar o nosso mundo com uma velocidade que nenhum de nós poderia prever. O que terá grandes impactos desde uma grave onda de desempregos em massa, grandes descobertas científicas, até a maneira como nos relacionamos uns com os outros.

Fake News e Deep Fake; drones com mensagens coletivas na China e em Gaza; chips e nanodispositivos; influenciadores artificiais seguidos por pessoas reais; IA aplicado à reprodução humana; os abusos psicológicos e econômicos das big techs foram algumas das notícias de 2023.

Em 2024 estamos falando do começo de uma Nova Era sem precedentes em se tratando da relação do humano com a tecnologia, incidindo diretamente na maneira como nos entendemos por humanidade. Pensando em Plutão como aquele que tem o poder e o controle, eis uma reflexão para o próximo ano: Seremos controlados pela tecnologia? Esse é um assunto que exige de nós reflexão, regulamentação e ação URGENTES!

2) DEMOCRACIAS E DITADURAS

No ano passado também falei sobre os abalos que as democracias sofreriam com a chegada de Plutão em Aquário. E vimos em vários lugares no mundo a vitória de partidos extremistas e o crescimento de grupos radicais. Se no ano passado eu sugeri que lêssemos “Como as Democracias Morrem”, este ano eu gostaria de sugerir “COMO SALVAR AS DEMOCRACIAS”. Pois por mais que as Democracias sejam falíveis e cheias de contradições, viver numa ditadura seria perder o direito de ter opinião sobre a própria vida pessoal e coletiva. Nós não sabemos o quanto morar na China, Venezuela, Coréia do Norte ou Rússia é terrível, porque os cidadãos desses países que ousaram ir contra os seus governos, foram ameaçados, presos ou mortos. Por isso este será mais um ano para desconstruirmos ídolos e nos unirmos, mesmo com todas as nossas diferenças. Nós vamos precisar encontrar algum meio de nos relacionar, mesmo com a polarização política no mundo.

Há um trecho no livro que diz o seguinte: “O rabino Nachman disse certa vez: “Nenhum coração é inteiro como um coração partido.” O passado (da Alemanha) é um passado fraturado - responsável pelo assassinato e o sofrimento de milhõres de pessoas. Isso até hoje parte do nosso coração. E é por isso que eu digo que este país só pode ser amado com um coração partido.” “Amar os EUA com um coração partido significa reconhecer a sua incapacidade de viver de acordo com seus ideais democráticos declarados - sua incapacidade, por tanto tempo, de garantir liberdade e justiça para todos. Significa nos comprometemos a alcançar esses ideais, construindo uma democracia inclusiva, multirracial, que todos possam abraçar.

3) ELEIÇÕES AMERICANAS

E por falar em Democracias… as Eleições Americanas são um grande tema para 2024. E a data de 05/Nov, quando acontece a escolha do novo Presidente do país é uma data astrológica que coincide com o final do “retorno de Plutão” no mapa natal dos EUA. O que sugere um período de grandes transformações para o país que como estamos acompanhando, vem desde o 1º mandato de Trump e a invasão do Capitólio em 06/Jan/21.

Olhando para o mapa do candidato Donald Trump para Novembro, ele não poderia estar vivendo o momento mais vigoroso. Pois sendo geminiano do dia 14/Jun/46, Júpiter estará exatamente sobre o seu Stellium (Sol, Urano e Nodo Norte) em Gêmeos na casa 10, a casa da carreira e vida pública. Ou seja, para derrotá-lo será preciso alguém ainda mais forte. Mas isso, caso ele não seja impedido até lá.

Caso Donald Trump vença nos EUA, este será um grande impulso para o crescimento ainda mais vigoroso da Extrema Direita no mundo. Um dos aspectos sombrios da 1ª fase de Plutão em Aquário que entra de vez no signo em 20/Nov/24. Ou seja, apenas alguns dias depois das Eleições nos EUA.

4) POSSESSÃO COLETIVA

As Eleições nos EUA, na maior democracia e potência hegemônica do mundo, poderão ter imensas repercussões no planeta. E embalados por políticas e ideologias (Aquário), poderemos ver um crescimento sem precedentes do que Carl Jung chamou de POSSESSÃO COLETIVA. 

O termo é usado para designar um CONTÁGIO PSÍQUICO que acontece em grande escala. Se vemos epidemias e pandemias, como no caso da Covid-19 por contágio físico, por outro lado há o espalhamento de ideias e afetos de forma psicológica. É como se uma grande massa de pessoas (Aquário), fosse cooptada psicologicamente, de maneira primitiva, por meio do acesso ao INCONSCIENTE COLETIVO. O que pode conduzir as populações a reações com o efeito de manada, que a partir de uma CONSCIÊNCIA rebaixada, agem em nome de algo ou alguém.

Isso foi estudado por Jung na ocasião da 2ª Guerra Mundial e o efeito do marketing ideológico e político de Hitler, na Alemanha e de Mussolini, na Itália. É como se ficássemos cegos diante de situações que o nosso bom senso não alcança mais. Aliás, é justamente sob efeitos como esse que o bom senso desaparece e somos capazes de reações descontroladas e brutais.

Esse mesmo efeito psíquico pode se alastrar de várias maneiras e em vários lugares do mundo. Por isso, como explica Jung, o mais importante neste momento seria cuidarmos da nossa saúde mental pessoal e coletiva, de preferência com bons gestores públicos com este nível de consciência do que se passa no momento.

5) CRISE ECONÔMICA E DESIGUALDADE SOCIAL

Sim… estamos na reta final de Plutão em Capricórnio!!! (Ver vídeo). Quando Plutão entrou em Capricórnio, signo relacionado a riquezas, para cumprir com seu trânsito de 2008 a 2024, explodiu a Bolha Imobiliária nos EUA que culminou com uma grande crise financeira mundial a partir daquele ano. Na ocasião, especialmente países como Grécia, Espanha e Portugal viveram momentos de grande dificuldade. A questão é que quando da saída definitiva de Plutão em Capricórnio, prevista para 20/Nov/24, um efeito similar, de grande quebradeira, poderá acontecer. E isso, possivelmente catapultado pelas bilionárias somas de recursos investidos nas guerras dos últimos anos, como a Guerra entre Ucrânia e Rússia e a Guerra entre Israel e Hamas. Ou pelos recursos atribuídos ao desenvolvimento tecnológico (Aquário).

Tal situação pode ser a tempestade perfeita para entregar a Plutão em Aquário uma de seus maiores desafios:  desigualdade social no planeta, evidenciando brutal diferença entre os miseráveis e os milionários. Se em Aquário somos o signo da coletividade, a diferença de “valor” entre os humanos será tema das mais profundas reflexões para as transformações exigidas por Plutão. Afinal, somos o que temos? E por que alguns poderão ser beneficiados com o que há de mais avançado em se tratando de IA, enquanto outros continuam a viver em lugares sem qualquer saneamento básico, sujeitos a fome e doenças?

Às portas de Plutão em Aquário, infelizmente vejo um mundo de grandes diferenças, para que durante a passagem de Plutão possamos de fato refletir sobre o seu grande lema deste planeta neste signo: igualdade, liberdade e fraternidade. O mesmo de 250 anos atrás, na sua última passagem por Aquário. Sim, a vida é feita de ciclos!

6) A FORÇA DO COLETIVO

Se Plutão é força e poder, e Aquário é o signo do Ego Coletivo, este pode ser um ano para experimentarmos como nunca a potência das alianças entre as pessoas formando grandes grupos. Já vimos parte disso nas manifestações pelo mundo a favor da Paz, dos Palestinos, dos Judeus… Mas acredito que com o passar do tempo isso tudo tende a crescer.

Primeiro deveremos passar por um período de massacre em algum tema e depois perceberemos que só unidos somos mais fortes. Um exemplo seria o caso das minas de sal em Maceió. Ninguém irá lutar com mais garra por uma comunidade de 60 mil pessoas desabrigadas, que a própria comunidade. As pessoas precisam descobrir a força de suas vozes somadas e unidas. Precisamos deixar de delegar às autoridades e assumir o nosso próprio destino enquanto grupo.

Outro assunto que ganha cada vez mais força é a união dos países africanos exigindo reparação pelo período da escravidão e da exploração colonial. Eis um tema de extrema importância para todo um continente e que deve ganhar ainda mais importância em 2024.

7) CAOS TECNOLÓGICO

Na lógica de Plutão no signo da inovação é sabido que algumas tecnologias terão um crescimento vertiginoso em 2024. No final de 2022 eu escrevi sobre isso e mencionei a criação de novos dispositivos e sistemas que poderiam mudar radicalmente a nossa relação com a ciência, a tecnologia e as redes sociais. E em Fevereiro, todos descobrimos o CHAT GPT, o super chat online com o qual podemos pesquisar tudo, desde trechos de livros, até a elaboração de provas, monografias, petições e programas de computador. E também o Midjourney, um serviço que gera todo o tipo de imagens a partir da descrição do que se deseja, mesmo que você não entenda nada de desenho ou história da arte. Aliás, usando sem qualquer regra ou permissão, tudo o que se sabe até hoje sobre arte e artistas.

Uma das grandes questões para essa inovação é a regulamentação e sua integração saudável na vida cotidiana. Segundo o historiador Yuval Harari, autor de SAPIENS e 21 LIÇÕES PARA O SÉC XXI, essas e outras inovações podem provocar uma revolução no campo do trabalho a partir de já. E uma reviravolta sem precedentes na nossa maneira de nos relacionarmos uns com os outros, com consequências que nós ainda nem podemos imaginar.

Mas, a minha aposta é a de que se até hoje as Bit Techs não foram regulamentadas e ainda se morre por fake news, sem que os grandes grupos de mídia sejam punidos, 2024 será um ano de caos em se tratando de ciência e tecnologia, redes sociais e inovação. Quanto mais um país é dominado pela tecnologia e tudo se faz de maneira virtual, mais ele pode estar vulnerável a invasões hacker, fake news e alienação. O que pode ter consequências nefastas para as áreas de energia, militar, de transportes…

Eu gosto muito de acompanhar o que a cultura produz. Porque geralmente os artistas têm uma sensibilidade muito grande para perceber o porvir. Esses dias assisti ao filme “O MUNDO DEPOIS DE NÓS” com Julia Roberts… fica a dica para ter uma portinha de percepção sobre o que pode acontecer em 2024. Já faz um tempo que a realidade tem imitado a ficção… só se cuidem para não se deprimirem para o ano que vem, depois de assistirem ao filme.

DICA PARA O FIM DO MUNDO: E uma dica final: comprem livros! Não percam de vista a “vida analógica”. Ah! Também aprendam a tocar um instrumento. Se a Tempestade Solar acabar com a Internet por alguns meses em 2024, vamos precisar fazer como no tempo dos nossos pais e avós. Olha que isso pode até ser legal!

8) ALIENAÇÃO COLETIVA

Os dispositivos de tecnologia, aplicativos e redes sociais têm remodelado nossa forma de nos relacionar uns com os outros. Os encontros amorosos já não se dão mais com tanta facilidade em lugares públicos, mas por meio de apps de paquera. Estamos no meio de uma revolução de costumes e isso tem relação direta com Plutão (transformação) em Aquário (massas e tecnologia).

Mas há uma outra questão importante em se tratando dessas plataformas que é o desejo deliberado de persuadir as pessoas e fazê-las perderem tempo num projeto de alienação coletiva e poder sobre as massas. É como se nos impusessem uma grande cortina de fumaça nos distraindo do que verdadeiramente importa. Uma das coisas mais importantes para daqui em diante é o consumo daquilo que realmente nos interessa. Yuval Harari tem uma ótima reflexão sobre isso: "No passado, a censura funcionava bloqueando o fluxo de informação. No Século XXI, ela o faz inundando as pessoas de informação irrelevante. Não sabemos mais a que prestar atenção e frequentemente passamos o tempo investigando e debatendo questões secundárias. Em tempos antigos, ter poder significava ter acesso a dados. Atualmente ter poder significa saber o que ignorar."

9) TRANSFORMAÇÃO PESSOAL

Plutão em Aquário promete transformar de maneira radical a vida dos aquarianos e pessoas com aspectos importantes em Aquário. Preparem-se para uma grande viagem social e psicológica! Especialmente aqueles que fazem aniversário no início do signo, no 1º decanato. Em Plutão estamos falando de morte, destruição e poder. Por isso, é difícil imaginar que efeito o planeta terá sobre os nativos. O que pode representar desde transformações profundas, como mudanças de casa, cidade ou país; casamentos ou divórcios; mortes em família; nascimento de filhos; depressão e outros adoecimentos; mas também sucesso, poder e popularidade. A ver! E viver! Para ir mais a fundo nas mudanças prometidas, não deixe de ver o conteúdo publicado sobre PLUTÃO EM AQUÁRIO.

CALENDÁRIO DE PLUTÃO:
21/Jan/24 a 02/Mai/24: Plutão Direto em Aquário 0º a 2º6
02/Mai/24 a 01/Set/24:Plutão Retrógrado em Aquário de 2º6 a 0º
01/Set/24 a 11/Out/24: Plutão Retrógrado em Capricórnio 29º 59 a 29º39
11/Out/24 a 19/Nov/24: Plutão Direto em Capricórnio 29º39’ a 29º59
20/Nov/24 até 2043: Plutão Direto em Aquário por 21 anos

URANO EM TOURO: 2018 a 2026 - Mudança na vida dos Taurinos

Atenção taurinos! Urano continua sua trajetória por Touro de 2018 a abr/2026. Já produzi um conteúdo especial sobre o tema antes da sua estreia. Sugiro que vejam ou revejam, especialmente se você tem planetas importantes em Touro. O texto está no site. Em 2024, entretanto, ele fará um encontro monumental com Júpiter. O que poderá se configurar como um Plot Twist (Urano), colossal (Júpiter). Eis algumas possibilidades especialmente para os nativos e pessoas com planetas importantes em Touro. Mas, preste atenção também em qual casa astrológica você tem o signo de Touro.

1) RECESSÃO E LUCRO

Plutão está nos últimos graus de Capricórnio. E da mesma forma que promoveu a Quebradeira Financeira em 2008, poderá na sua saída, estremecer mercados, provocar recessões e crises. Com a conjunção de Urano e Touro tudo o que seja da área financeira pode ter grande atenção e mudança brusca em 2024. O que, por outro lado, também poderá se configurar como lucros recorde. Não nos esqueçamos que sempre que alguém perde, outro alguém ganha!

2) ALIMENTAÇÃO E FOME

Touro é signo de alimentação e agricultura. Na conjunção com Urano pode por um lado significar safra recorde em alguns lugares. Mas, levando em conta os eventos das Mudanças Climáticas, eu teria especial atenção quanto a este tópico. Por que Urano não é nem bom, nem mal, assim como qualquer outro princípio. Mas, também pode significar um revés inesperado e indesejado. Um assunto especialmente importante para o Brasil, que tem a agricultura e a pecuária como os seus principais produtos de exportação, sendo considerado um dos celeiros do mundo.

3) IA E UMA REVOLUÇÃO LABORAL

Inteligência Artificial já é uma realidade, especialmente quando da entrada de Plutão em Aquário. Embora ela não possa fazer tudo, fará muito em 2024, abrindo as portas para uma revolução no trabalho que pode significar desempregos em massa. Por isso, todos nós devemos não apenas regulamentar essas novas tecnologias, mas compreendê-las e usá-las para o benefício de todos, sem que se torne mais um fator de opressão sobre os trabalhadores e principalmente de ADOECIMENTO PSÍQUICO COLETIVO. Desemprego em série é sinônimo de CAOS.

4) REVIRAVOLTA FAMILIAR

Sendo Touro o signo da família e da fertilidade, eu tomaria cuidado em 2024. Pois quem pensa em ter um bebê, poderá engravidar de gêmeos. O que significaria uma revolução nas famílias, entre pai e mãe, marido e mulher. utras reviravoltas familiares também podem acontecer, como mudança de carreira, de casa, de cidade… algo que transforme a rotina da vida privada.

5) CRIATIVIDADE

Criatividade é um dos temas centrais de Urano em Touro de 2018 a 2026. As pessoas acreditam que de modo geral a criatividade é algo mágico, inspirado… de uma instância difícil de alcançar. Mas, se pensarmos a criatividade como a capacidade de oferecer soluções diferentes e inovadoras para velhos problemas, podemos nos perceber criativos nas mais variadas áreas de atuação, até aquelas que parecem mais rígidas e nada artísticas. Para isso, pense fora da caixinha, leia outros conteúdos, conheça outras pessoas e grupos, viaje para um lugar diferente. Para pensar diferente é preciso se alimentar de outros referenciais. E assim as pessoas com aspectos importantes em Touro, signo regido pela Vênus, verão que são muito mais criativas do que poderiam imaginar!

SATURNO EM PEIXES: 2023 a 2026: El Niño e desafios para a natureza e nativos de Peixes

Atenção piscianos! Essa é para vocês. Saturno continuará sua jornada por Peixes, de 2023 a 2026. Já produzi um conteúdo especial sobre o tema. Sugiro que vejam ou revejam, especialmente se você tem planetas importantes em Peixes. Entretanto, embora algumas pessoas já estejam falando, sua conjunção com Netuno só acontece em 2025. O que poderá significar um ano em que as pessoas vão finalmente se organizar para as catástrofes climáticas. Até lá, as águas vão rolar e de maneira dramática. O ano de 2023 ficou conhecido como o ano mais quente em 125 mil anos. Acho que temos algo a fazer, certo? Em 2024, Saturno continuará sua saga de endurecimento, amadurecimento, dureza em alguns momentos e aprendizado sobre os temas de Peixes, entre eles a finitude da própria vida. Para 2024, eis algumas possibilidades:

1) MUDANÇAS CLIMÁTICAS

É uma grande sincronicidade que o fenômeno El Niño tenha começado em 2023 e vai até o 1º semestre de 2024. Coincide exatamente com o começo da trajetória de Saturno por Peixes. Pois se ele passar por Peixes ele necessariamente toca as águas. E na oposição a Virgem, signo relacionado ao arquétipo da “grande mãe”, ele incide diretamente sobre a natureza. Se Netuno em Peixes é, portanto, excesso de água, Saturno em Peixes são as cenas que vimos dos rios na Amazônia: a seca sem precedentes. Portanto, as águas serão um tema central em 2024. Seja por excesso ou escassez. Que saibamos usá-la!

2) FALTA DE COMPAIXÃO

Se por um lado Netuno deveria nos estimular a compaixão, por outro Saturno nos tira a esperança, nos deixando céticos, frios e até indiferentes ao sofrimento alheio. O final de 2023 foi marcado pelas cenas atrozes da guerra entre israelenses e palestinos, com vítimas por todos os lados. É como se estivéssemos mais insensíveis para as dores que vemos no mundo. Só não nos esqueçamos que do mesmo modo que somos intolerantes com os outros, em algum momento poderão ser conosco.

3) SOLIDÃO

Solidão é um tema pisciano, o signo relacionado ao final da jornada. E há muitos autores que falam sobre a diferença romântica entre solidão e solitude. É como se nós ainda não tivéssemos conseguido inventar um antídoto contra a solidão. E aqueles que se sentem verdadeiramente sós, embora convivam muito bem consigo mesmos, fossem culpados novamente e novamente de seu estado de desintegração à sociedade. Eu proponho que deixemos de resolver tudo sozinhos, de nos culparmos por nos sentirmos sós e consigamos pedir ajuda aos outros. E mais que isso: receber ajuda! Afinal, somos seres coletivos, gregários, sociáveis. E “Homem nenhum é uma ilha”! Que possamos aprender isso com o trânsito de Saturno.

4) RELIGIOSOS

Por outro lado, são pessoas como Dalai Lama e Papa Francisco que têm Saturno em Peixes nos seus mapas natais que se tornaram trabalhadores (Saturno) da fé (Peixes) ganharão grande evidência em 2024. Especialmente porque viverão o seu 3º Retorno de Saturno. Seja pelo envelhecimento e morte (Saturno e o fim da vida) ou por toda a transformação política (Plutão em Aquário) que acarretará nos mundos católico e budista. Vale a pena compreender de maneira mais aprofundada a forma como a China até os dias atuais tenta controlar o Tibete, o Dalai Lama e o budismo, sabendo que esta é a 4ª maior religião do mundo.

5) REALIZAÇÃO DE SONHOS

Outro tema para Saturno, o planeta que nos fala de compromissos, é a realização dos nossos sonhos (Peixes). Os nativos e pessoas com aspectos importantes em Peixes às vezes esbarram em dificuldades quando tentam materializar os seus desejos. E isso porque Peixes é o próprio sentido da imaterialidade, da fantasia, da inconsciência. Entretanto, acredito que se encararmos Saturno como uma força que ajuda a aconselhar e construir, apesar das dificuldades, podemos nos tornar muito produtivos em 2024 e finalmente transformar alguns sonhos em realidade. Qual o sonho que você sonhou a vida inteira e nunca se viu realizando? Porque adiar ainda mais? Talvez esteja na hora de vivê-lo! Se não hoje, quando?

JÚPITER EM TOURO: Sorte e oportunidades para o Taurinos

Atenção taurinos! O planeta da sorte, do crescimento e da expansão fica em Touro de 16/Mai/23 a 25/Mai/24. Já produzi um conteúdo especial sobre o tema. Sugiro que vejam ou revejam, especialmente se vocês têm planetas importantes em Touro. Em 2024, sua jornada termina em Maio, quando Júpiter entrará em Gêmeos, para um ciclo de 1 ano. Antes disso, ele irá presentear muita gente, especialmente nos temas taurinos como família, trabalho, segurança, dinheiro e amor. Como dito anteriormente, este será o ano do grande encontro em Júpiter e Urano em Touro e que acontece entre 14/Fev e 30/Abri. Mas, mesmo antes desta data, veremos grandes mudanças acontecendo.

1) AMOR LIVRE

Se Touro é amor e sexualidade, a conjunção com Urano pode se traduzir num período de novas experimentações sensoriais, sexuais e amorosas. Plutão em Aquário já dá o tom dessa mudança de paradigma coletivo. Mas, Júpiter e Urano também entrarão em cena para tornar este um dos grandes temas de 2024, o “ano em que aprendemos a amar de outras maneiras”. Um outro jeito de encararmos isso é nos perguntando “de que outras formas eu posso amar e ser amado, especialmente com mais liberdade?

2) NOVA LEGISLAÇÃO

Novas leis poderão incidir sobre os temas taurinos e de uma forma bastante rápida. E isso desde leis pró ou contra o aborto, regulamentações tecnológicas, novas regras para o trabalho remoto e por aplicativo…

3) ABUNDÂNCIA MATERIAL

Se Júpiter é abundância e Touro tem relação direta com recursos materiais, ainda temos alguns meses para receber aquela “boladinha de dinheiro” que estamos aguardando. Entretanto, da mesma maneira que Júpiter ganha, também gasta! Portanto, cuidado com o desperdícios!

4) NOVO EMPREGO

Se Júpiter é sorte e oportunidade, e Touro é um dos signos do trabalho, quem sabe é até Maio que podemos ter excelentes oportunidades de trabalho, convites, ascensão na firma… Júpiter leva 12 anos para fazer a sua revolução. Tente localizar qual foi o golpe de sorte que aconteceu 12 anos atrás e perceba-o chegando novamente!

5) CRESCIMENTO DA FAMÍLIA

A passagem do planeta da expansão pelo signo da família sinaliza fortemente a virilidade, a vitalidade e a fertilidade. No Egito Antigo os casais de núpcias recebiam a visita de um boi de verdade aos aposentos reais como símbolo vivo da prosperidade, para trazer sorte. Em sua vista por Touro, Júpiter é sinal de filhos e netos.

JÚPITER EM GÊMEOS: Sorte e oportunidade para os Geminianos

Atenção geminianos! Júpiter em Gêmeos é uma grande marca inovadora em 2024. Ele entra no 1º signo de Ar em 25/Mai/24 e vai até 09/Jun/25. O planeta da sorte e da expansão no signo da comunicação, do comércio, dos estudos, trocas e viagens certamente terá efeitos muito positivos para pessoas com aspectos importantes em Gêmeos e também na casa astrológica em que temos o signo da dualidade. Mas o seu momento mais importante e impactante será quando fizer um trígono com Plutão em Aquário entre 15/Abr a 06/Jun, mesmo antes de sua estreia em Gêmeos. O que pode se configurar como um crescimento sem precedentes nas áreas geminianas.

1) CRESCIMENTO DAS COMUNICAÇÕES e da FAKE NEWS

Quem quiser investir no crescimento das comunicações poderá se dar bem. Jornais, telejornais, podcast, redes sociais, novos aplicativos, novas plataformas… eis uma área que pode prosperar no próximo ano. se Gêmeos é o signo da pequena comunicação, da troca comunitária, da fofoca à notícia, muito pode expandir em 2024. Mas também as mentiras que a Inteligência Artificial e as “inteligências naturais” poderão ajudar a contar. Cuidado! Mentira mata! Whindersson Nunes tem defendido a Lei Jéssica Vitória contra a Fake News. Tem meu apoio! E deveria ter o de todos nós!

2) GRANDES VIAGENS

Viagens ao estrangeiro, pacotes de viagem, investimento em turismo, hotelaria e transporte são áreas para brilhar em 2024. Sabe aquela viagem dos sonhos? Quem sabe se torna realidade em 2024!

3) LEVE X LEVIANO

Gêmeos é um signo de leveza, não se preocupa tanto com as coisas porque sabe que mais cedo ou mais tarde irá se desenrascar de certas situações. Mas, às vezes essa leveza pode ser sinônimo de leviandade. E uma certa displicência ou desinteresse poderá ser notada nas relações, inclusive amorosas. Aliás, o versátil Gêmeos é aquele que pode ter vários trabalhos, amigos e amores.

4) O JOVEM / O PUER

Gêmeos é um signo regido por Mercúrio. E para a psicologia analítica, ambos, signo e planeta têm uma evidente relação com o arquétipo do PUER, o pueril, o juvenil. Por isso, o brincalhão, o leve, o gozador, o imitador, o piadista, o comediante farão sucesso em 2024. Mas, também ganha força o sujeito que não tem responsabilidade afetiva ou mesmo aquele que não quer crescer, na figura do Peter Pan. Cuidado para não se relacionar com bebezões. Fica a dica do livro “FREUD E O CASAMENTO”.

5) ESTUDAR E APRENDER

Gêmeos é um signo de AR, ligado às ideias, palavras, aprendizado… por isso é um ótimo ano para voltar a estudar, iniciar um novo curso ou começar a ensinar. Bolsas de estudos, seja no seu país ou no estrangeiro são um tema para o período. Aproveite as oportunidades!

6) COMÉRCIO E SERVIÇOS

Novos e grandes investimentos poderão ser feitos nas áreas do comércio e serviços. Fusões e aquisições de empresas são uma pauta para 2024. E os comerciantes de modo geral poderão ver os seus negócios crescendo.

7) JUSTIÇA PARA OS JOVENS

Se Júpiter é o planeta da justiça, novas legislações poderão se tornar uma realidade em 2024. Em 2023 vimos notícias sobre o dono da empresa Meta, barrando medidas de proteção aos jovens no uso manipulador das redes. Em 2024, isso pode e deve mudar.


MARTE: O deus da guerra e sua Retrogradação: Cuidado!

Atenção arianos e pessoas com Ascendente em Áries! O deus da guerra entra em Retrogradação a cada 2 anos aproximadamente. Desta vez ele irá “caminhar para trás” entre 06/Dez/24 a 24/02/25. Ou seja, o final do ano de 2024 poderá ser de atrasos e dificuldades. Um momento não muito aconselhável para lançamentos de produtos ou início de novos projetos, por exemplo. Entretanto, como ele é o planeta regente da maioria dos Eclipses de 2024, eu teria muita atenção às suas participações e interações com outros planetas durante o ano. Portanto acompanhem as previsões semanais aqui no canal!


Um outro momento importante para Marte é quando ele estiver em Aquário e fizer a sua primeira conjunção com Plutão, de 10 a 15/Fev/24. Uma data de grande importância e impacto em que um guerra, conflito ou grande estreia tecnológica pode acontecer. Importante lembrar que na última conjunção do deus da guerra com o deus das trevas, teve início a Guerra na Ucrânia, como comentei à época. Por isso novos conflitos podem ter início. Antigos conflitos podem ganhar força. Mas também manifestações populares poderão ganhar uma nova proporção com Marte e Plutão unidos no signo do coletivo.


ECLIPSES EM 2024: Catástrofes com data para acontecer em Áries e Libra

Os Eclipses são eventos celestes de grande impacto. Todos os anos eles acontecem de 6 a 4 vezes. E são sinônimos de catástrofes e transbordamentos de situações que já estavam a um passo de acontecer. Desde a mudança dos nodos Lunares em Jun/23, como vinha falando, os novos eixos nodais são nos signos Áries/Libra. O que nos faz ter olhos para guerra x paz, solidariedade x individualidade. Foi apenas uma semana antes do 1º Eclipse em Áries-Libra que teve início a Guerra de Israel. E ainda teremos mais um ano inteiro de Eclipses neste eixo. A minha aposta é que esta situação ainda vai continuar durante todo o ano de 2024. E que até mesmo outros conflitos possam surgir. Ataques terroristas pelo mundo já são uma realidade, mas podem piorar e muito. Quiçá até mesmo uma 3ª Guerra Mundial, como venho falando desde Outubro. Esta é uma possibilidade que não está descartada, assim como o uso de armamentos químicos, atômicos e nucleares.

De maneira pessoal, Eclipses em Áries-Libra podem ter uma ação de revelação e mudança para pessoas que têm planetas importantes nestes signos. Uma das perguntas que a gente pode se fazer para não sermos pegos desprevenidos é: “O que eu estou tentando evitar mudar na minha vida?”. E quem sabe a partir de reflexões de auto responsabilidade, possamos nos apossar das nossas vidas e destinos, novamente. Em se tratando de eventos importantes como viagens, casamentos, início de novos projetos, mudanças de casa, cirurgias… preste atenção ao calendário abaixo e evite marcar compromissos próximo às datas dos Eclipses.

CALENDÁRIO DE ECLIPSES 2024:
Eclipse Lunar 25/03/2024  Libra 05º14, às 04:13
Eclipse Solar 08/04/2024 Áries 19º22 às 15:18
Eclipse Lunar 17/09/2024 Peixes 25º47 às 23:45 (Primeiras horas do dia 18)
Eclipse Solar 02/10/2024 Libra 10º02 às 15:56

O GRANDE DESAFIO: Autores que podem nos ajudar a caminhar por 2024

Os maiores desafios do futuro não são a Inteligência Artificial, as Mudanças Climáticas ou as Guerras mais recentes, mas a nossa própria PSIQUE PESSOAL E COLETIVA. Pois se tivéssemos consciência do tempo em que estamos vivendo, com seus brutais desafios imediatos, ofereceríamos novas respostas para velhos problemas imediatamente. E assim, trilharíamos um destino muito melhor.  Quem faz esta observação é Yuval Noah Harari. O pensador argumenta que nós, seres humanos, somos a única espécie capaz de acreditar em histórias. E se acreditarmos que podemos trabalhar por um futuro para todos, nós o faremos. Porque, afinal, é a mente humana que está por detrás da regulamentação da IA, das ações para a mitigação dos efeitos do Aquecimento Global e até mesmo das decisões de entrar ou não numa Guerra.

Entretanto, este é um tempo muito mais sofisticado e complexo que podemos imaginar e que envolve não apenas decisões pessoais conscientes. Pois o nosso INCONSCIENTE COLETIVO está sendo bombardeado por um tempo de acontecimentos e afetos que representam grandes provações. E se estamos falando de uma Era e um tempo que se inicia em Aquário, estamos necessariamente falando de uma ação grupal, tribal e coletiva. Ao passo que se estamos falando de um tempo sob o domínio de Plutão, o planeta mais distante do Sistema Solar e da nossa consciência, estamos falando da influência mais inconsciente que se possa imaginar. Tanto é que Plutão é conhecido por ser o planeta que representa o INCONSCIENTE DAS MASSAS, na astrologia. E é sobre isso, em 2024!

O psiquiatra, psicoterapeuta e fundador da Psicologia Analítica, Carl Jung, que estudou profundamente a astrologia e traçava um paralelo direto com a psicologia, proferiu uma série de palestras em 1935, as famosas Conferências de Tavistock. E numa destas ocasiões Jung explicou: Via de regra, quando o INCONSCIENTE COLETIVO se torna verdadeiramente constelado em grandes grupos sociais, a consequência será uma QUEBRA PÚBLICA, uma EPIDEMIA MENTAL que pode conduzir a REVOLUÇÕES, GUERRAS ou coisa semelhante. Tais movimentos são tremendamente CONTAGIOSOS, eu diria inexoravelmente contagiosos, pois, quando o INCONSCIENTE COLETIVO É ATIVADO, ninguém mais é a mesma pessoa.” Trecho de FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA ANALÍTICA,

Em “O GRUPO E O MAL”, o psicanalista Contardo Calligaris analisa aqueles que facilmente chamaríamos de perversos, sádicos ou monstruosos. Mas, que na verdade não passam de pessoas que abdicam da sua força pessoal em nome do servir a uma força coletiva. Como se o gozo, o prazer, estivesse no sentimento de pertencimento ao grupo que uma tarefa “bem feita” é capaz de alcançar. Como por exemplo, destruir o parlamento nos EUA ou no Brasil. No livro há um trecho interessante: “... antes de deixar a Alemanha em 1933, o teólogo Paul Tillich achava conscientemente que nunca concordaria com o hitlerismo, mas, conforme relatou muitos anos mais tarde, “meu inconsciente sabia que isso seria impossível, e esta foi a razão por que ele abandonou a Alemanha a tempo de impedir que seu inconsciente eventualmente sobrepujar suas convicções conscientes.”

A partir disso eu acrescentaria que precisamos urgentemente cuidar do nosso lado INFANTIL e do nosso lado FRUSTRADO. São essas vítimas que precisam de escuta e compreensão para não caírem nas garras daqueles que usarão suas potências iradas para os seus próprios fins. Penso nisso olhando para vários lugares e populações. A Argentina poderia ser um exemplo.

Entretanto, sobre INCONSCIENTE DAS MASSAS… sua manifestação não precisa ser necessariamente prejudicial ao sujeito e à sociedade. Vivemos momentos verdadeiramente luminosos na história, como a Renascença, que aconteceu na Europa entre os séculos XIV e XVI e os avanços na arte, na cultura, na arquitetura, no pensamento com alguns dos maiores artistas de todos os tempos, como Leonardo da Vinci ou Michelangelo.

Mas, seguindo uma lógica histórica que oscila entre a luz e as trevas, vivemos momentos de ATIVAÇÃO DAS MASSAS de maneira nefasta na atualidade. Por isso se faz tão importante ler que pensou o período das duas Grandes Guerras. Conhecedor deste período, afinal, Jung viveu entre 1875 e 1961, o psicanalista explica o momento grave que vivemos no passado e que pode se repetir no futuro. Em “CIVILIZAÇÃO E MUDANÇA - PRESENTE E FUTURO”, escrito em 1957, Jung afirma: Uma argumentação racional é apenas possível e profícua quando as emoções provocadas por alguma situação não ultrapassam determinado ponto crítico. Pois quando a TEMPERATURA AFETIVA se eleva para além desse nível, a razão perde a possibilidade efetiva, sugerindo em seu lugar slogans e desejos quiméricos, isto é, uma espécie de POSSESSÃO COLETIVA que progressivamente, conduz a uma EPIDEMIA PSÍQUICA.

Mas, afora qualquer pânico que tal afirmação possa nos suscitar, em “ UM MITO MODERNO SOBRE AS COISAS VISTAS DO CÉU” (1958), Jung afirma aquilo o que Harari irá concordar. Que todo e qualquer problema que venhamos a enfrentar no futuro é acima de tudo de ORDEM MORAL. E se, portanto, têm relação direta com os nossos valores individuais e coletivos, considerados universais e norteadores das nossas relações e condutas, é PASSÍVEL DE MUDANÇA. Ou seja, nós podemos fazer melhor!

Na obra “PSICOLOGIA PROFUNDA E NOVA ÉTICA”, escrito pelo psicólogo pós junguiano Erich Neumann, durante a 2ª Guerra Mundial, ele afirma: “Vincula-se ao mal todo aquele que viu e não fez, todo aquele que deixou de ver porque não queria ver, todo aquele que não viu se bem que poderia ver, mas também todo aquele cujos olhos não podiam ver. Culpados somos todos nós, culpados somos todos os povos, todas as nações, toda a religiões, todas as classes - culpada é toda a humanidade.”

Portanto, façamos! Em nome do bem, do bom, do belo e do futuro! Yuval Harari diz “Este é o curso da humanidade: as pessoas estão tentando o tempo todo salvar o passado, ao invés de salvar o futuro.” 

Plutão em Aquário é sobre o futuro! Para isso precisamos nos desapegar do que um dia foi! Sigamos em frente! Que o céu nos guie e o amor nos transforme!

Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana O vídeo completo pode ser visto no canal da @aastrologa no YouTube: www.youtube.com/@aastrologa. Ou clique no link que segue na BIO☝ e nos STORIES ☝




*Diário da Astróloga: 28/DEZ/23* Olá pessoal! Saiu o texto de PREVISÃO 2024. Nele eu falo sobre os aspectos astrológicos mais importantes do ano, como Plutão em Aquário e os desafios coletivos e pessoais; Saturno em Peixes e as questões ligadas a Aquecimento Global e os desafios para os nativo; a união de Júpiter e Urano em Touro que marca o próximo ano com grandes reviravoltas; a entrada de Júpiter em Gêmeos significando sorte para os nativos e os Eclipses do ano. Além disso trago autores fundamentais pra gente costurar todas essas informações da melhor maneira possível e saber a melhor maneira de ser e estar em 2024! Embora estejamos próximos de um período de TRANSFORMAÇÕES SEM PRESCEDENTES, desejo a todos um FELIZ ANO NOVO! E que o amor nos transforme!
Para ler o longo texto, fruto de muita pesquisa, acesso o site no endereço www.aastrologa.com.br no link que segue na BIO☝ e nos STORIES ☝ Aline Maccari Jornalista, Astróloga e Analista Junguiana ● O vídeo completo pode ser visto no canal da @aastrologa no YouTube: www.youtube.com/@aastrologa. Ou clique no link que segue na BIO☝ e nos STORIES ☝



• CONSULTAS: Para marcar uma consulta envie um e-mail para aastrologa@gmail.com. Para mais informações acesse o site www.aastrologa.com.br 
CRÉDITOS / CREDITS: @aastrologa
DIREITOS AUTORAIS: Agradecemos o compartilhamento dos conteúdos da "A Astróloga", desde que sejam preservadas a sua originalidade, integridade e sentido, sem prejuízo à compreensão do mesmo e mantido o crédito à autora: Aline Maccari @aastrologa. A publicação parcial ou total de textos ou vídeos sem a creditagem correspondente pode acarretar em crime de plágio, sendo passível de punição. Obrigado àqueles que ajudam a divulgar adequadamente este trabalho.
TAGS: #AlineMaccari #Astrologia #Astróloga #Astrology #Astrologer #NatalChart #MapaAstral #Signo #Signos #Zodíaco #Mitologia #Psicologia #CarlJung #Autoconhecimento #CéudaSemana #PrevisãoAstrológica #Propósitodevida #SaúdeMental | #Previsão2024 #2024 #FelizAnoNovo #PrevisãoAnoNovo #PlutãoemAquário #NovaEra #EradeAquário #PrevisãoAstrológica #AnoNovo #futuro


Postagens mais visitadas